acompanha este premio desde sua criação recebendo informações , passando aos seus leitores do Blog do Urbanista, no mundo inteiro com média alta de acessos mundiais diários, em matérias técnicas , voltadas sempre para a Melhor Qualidade de Vida levando aos nossos governantes “como os impostos podem retornar aos contribuintes“
Cidades Sustentáveis Europeias – Qualidade de Vida – Retorno dos Impostos
Prêmio Capital Verde Europeia para o ano de 2017
Ljubljana
O Blog do urbanista acompanha este concurso europeu que premia a Capital Verde Europeia,concurso este que está ligado diretamente a Qualidade de Vida nas cidades.
A Capital Verde para 2016 é a Ljubljana na Eslovênia
Como são classificadas estas cidades para este concurso:
Ambientes mais sustentáveis ,classificam estas cidades para concorrerem a este premio importante que têm que seguir regras com base em 12 indicadores:
– qualidade do ar ambiente;
– mudanças climáticas,
– mitigação e adaptação;
– eco-inovação e emprego sustentável;
– desempenho energético;
– áreas verdes urbanas que incorporam o uso sustentável da terra;
– gestão ambiental integrada;
– transporte local;
– natureza e da biodiversidade;
– qualidade do ambiente acústico;
– produção de resíduos e gestão;
– tratamento de águas residuais e gestão da água.
Após a avaliação técnica, uma série de cidades serão pré-selecionados para o título de 2017.
As 12 cidades que solicitaram Award Capital Verde da Europa 2017:
- Bursa (Turquia), é uma cidade do noroeste da Turquia , situada na região de Mármara ,população do conjunto dos distritos urbanos era de 1 854 285, o que faz dela o quarto maior aglomerado populacional da Turquia
- Cascais (Portugal), é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com cerca de 35 400 habitantes. Situa-se a cerca de 30 minutos de Lisboa, junto à orla marítima. É a quinta vila mais populosa de Portugal, com cerca de 35 400 habitantes.
- Cork (Irlanda), é a segunda maior cidade da República da Irlanda e a terceira mais populosa da ilha da Irlanda, depois de Dublin e Belfast , com 119 143 habitantes.
- Essen (Alemanha) , é uma cidade da Alemanha localizada na Renânia do Norte-Vestfália. É a oitava maior cidade da Alemanha, com uma população de 586.382 habitantes .
- ‘S-Hertogenbosch (Holanda) , é um município dos Países Baixos, a capital da Província de Brabante do Norte , Localiza-se ao sul dos Países Baixos, a cerca de 80 km de Amsterdam com 137 802 habitantes
- Istambul (Turquia) , é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo , rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa, com 13 120 596 de habitantes
- Lahti (Finlândia), população de 103.667 habitantes, é a capital da região Paijânne Tavastia , cerca de 100 quilômetros (60 milhas) ao norte-leste da capital Helsinki
- Lisboa (Portugal) , a capital de Portugal, é a cidade mais populosa do país, com uma população de 547 733 habitantes, um dos principais centros económicos do continente, com um crescente sector financeiro e o maior porto de contentores da costa atlântica da Europa , sendo a sétima cidade mais visitada do sul da Europa.
- Nijmegen (Holanda) ,é uma cidade no leste dos Países Baixos, próximo à fronteira com a Alemanha. É considerada a cidade mais antiga do país e comemorou o seu 2000º aniversário em 2005,com uma população de 160 962 habitantes.
- Pécs (Hungria), é uma cidade e um condado urbano da Hungria, localizada no sudoeste do país. Pécs é a capital do condado de Baranya e a quinta maior cidade do país,com 157.701 habitantes.
- Porto (Portugal) ,é uma cidade portuguesa, capital do distrito do Porto, situada no noroeste de Portugal e pertencente à região Norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto com 237 591 habitantes.
- Umea (Suécia) , é a maior cidade do Norte da Suécia – com 117 294 habitantes , capital e centro administrativo do Condado de Västerbotten ,
O Prêmio Capital Verde da Europa já está no oitavo ano desta competição sendo muito gratificante para estas cidades e sua população que realmente têm do governo o retorno dos impostos pagos principalmente em transporte público , gestão urbana , saúde , educação e segurança.
O Prêmio Capital Verde da Europa é o reconhecimento de uma cidade na vanguarda da vida urbana em busca de padrões mais elevados no desenvolvimento urbano sustentável.
Do concurso e da escolha :
Em junho de 2015, as cidades finalistas serão convidados a fazer uma apresentação para um júri internacional. O Júri irá avaliar o seu compromisso com a melhoria contínua do ambiente, o nível de ambição dos seus objetivos futuros, as suas atividades de comunicação para os cidadãos, e na medida em que poderia atuar como um modelo a seguir e promover as melhores práticas em outras cidades europeias. Além sendo uma inspiração para os outros, a cidade vencedora vai aumentar a sua visibilidade, melhorar a sua reputação como um lugar para visitar, trabalhar, brincar e viver.
O vencedor será anunciado em uma cerimônia de premiação em junho de 2015, em Bristol, Reino Unido, 2015 Capital Verde da Europa.
Estou torcendo pela Cidade do Porto que realmente é maravilhosa e agradável !!!….um brinde para o Porto e aos meus amigos portugueses Armando de Lousã e Vicente de Aveiro !
Como foi criado este concurso:
O Prêmio Capital Verde da Europa é o resultado de uma iniciativa tomada por algumas cidades com uma visão ecológica. O conceito foi originalmente delineado numa reunião em Tallinn, Estónia, realizada em 15 de maio de 2006, por iniciativa de Jüri Ratas, ex-prefeito de Tallinn, tendo 15 cidades europeias ea Associação de Cidades da Estónia assinado um Memorando de Entendimento comum sobre a estabelecimento de tal prêmio.
Sete cidades foram premiados com o título de Capital Verde da Europa desde a sua criação em 2010,
2010 – Estocolmo, Suécial,
2011 – Hamburgo, Alemanha,
2012 – Vitoria-Gasteiz, Espanha,
2013 – Nantes, França,
2014 – Copenhague, na Dinamarca,
2015 – Bristol, Reino Unido,
2016 – Ljubljana, na Eslovénia.
Características , hoje , da Europa :
A Europa é hoje uma sociedade essencialmente urbana, com mais de dois terços dos cidadãos europeus vivem em cidades. Muitos desafios ambientais da nossa sociedade são originários de áreas urbanas, mas também é nestas áreas urbanas que congregam o empenho e a inovação necessários para resolvê-los.
Para mais informações:
Website: www.europeangreencapital.eu
Facebook: www.facebook.com/EuropeanGreenCapitalAward
Twitter: EU_GreenCapital
LinkedIn: Prémio Europeu de Capital Verde
Veja abaixo , matéria no Blog do Urbanista sobre a premiação da cidade de Ljubljana, na Eslovénia para o Premio de 2016 – Capital Verde.
https://engvagnerlandi.com/2014/08/14/ljubljana-eslovenia-green-capital-of-europe-quality-of-life/
Pingback: Cidades Verdes Europeias – Prêmio Capital Verde – Prêmio Folha Verde – European Green Cities – Green Capital Award – Award Green Leaf – | Eng. Urbanista Vagner Landi