Cinemateca Brasileira – Um lugar turístico de São Paulo
Eng.Urbano Vagner Landi ,
Um lugar muito legal para conhecer,pois poucos paulistanos conhecem e nem sabem onde fica,por falta de informação do poder público e divulgação cultural,o que mais falta em nossa cidade,que a cada ano a Qualidade de Vida cai em relação a outras grandes cidades do mundo.
Atualização em 21/05/2020
Parabéns ao Presidente Bolsonaro em colocar Regina Duarte , essa extraordinária Mulher Brasileira , honesta em todas as atitudes na sua carreira artística para comandar a Cinemateca Brasileira…. BOA SORTE REGINA !!!
Antigo Matadouro municipal a área foi cedida pela prefeitura de São Paulo em 1992,edifícios estes do séc XIX , foram tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico,Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo e restaurados para abrigar a Cinemateca
A Cinemateca Brasileira ,possui um amplo acervo de documentos,como revistas,livros,roteiros originais de filmes,fotografias e cartazes,sendo uma instituição responsável por preservar produções áudio visual brasileira,pois desde 1940 vem restaurando e preservando mais de 200 mil rolos de filmes,correspondente a 30 mil títulos, que são obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares, nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895.
A Cinemateca como muitos outros lugares turísticos em São Paulo também sofre com o descaso dos governos,municipal,estadual e federal,pois enquanto São Paulo não pensar um pouco mais em opções para turistas que visitam nossa cidade,não iremos melhorar nunca.
Não podemos pensar que Sampa é uma cidade apenas de negócios,mas temos muitos lugares em nossa capital que poderiam ser explorados melhor com apoio governamental,mas em todos os lugares há corrupção e quem paga impostos como nós,nem sabemos quantos lugares especiais turísticos temos,mas não são apoiados e divulgados.
A própria Cinemateca,hoje quando visitada,não há nenhum informativo junto a entrada,guardas não sabem explicar como funciona,o que acontece, o que vai ter ,etc…só indo mesmo para conferir.Em contra- partida o lugar é maravilhoso como todos lugares preservados que lembram um pouco da nossa história,para tirar belas fotos e conferir a programação através do site ou no Facebook,pois as salas de exibição são bem equipadas e preservadas.
Veja matéria abaixo da Folha de SP de fevereiro,mostrando a crise da atual administração que parece ainda estar acontecendo ao visitarmos o local.
Acompanhe o trabalho da Cinemateca pelo Facebook,
https://www.facebook.com/pages/Cinemateca-Brasileira/160858257325348
Veja como chegar:
De carro: A Cinemateca Brasileira fica próxima ao Parque do Ibirapuera. Pode-se chegar por meio de vias como avenida Sena Madureira, rua Joaquim Távora, rua Tutóia e rua dos Otonis.
De ônibus: As seguintes linhas passam pelo local:
Linha 475R-10 Terminal Parque Dom Pedro II / Jardim São Savério
Vias de refência do percurso: Av. Cursino, Av. Jabaquara, Av. Brig. Luis Antônio e Praça da Sé.
Linha 477U-10 Shopping Iguatemi (Circular) / Heliópolis
Vias de referência do percurso: Av. Brig. Faria Lima, Av. Brig. Luis Antônio e R. Domingos de Morais.
Linha 5106-10 Terminal Princesa Isabel / Divisa de Diadema
Vias de referência do percurso: Av. Ipiranga, Pq. Anhangabaú, Av. 23 de maio, Av. Jabaquara.
Linha 476G-10 Ibirapuera / Jardim Elba
Vias de referência do percurso: R. Vergueiro, R. Domingos de Morais e Av. Ricardo Jafe
São Paulo,precisa de mais incentivo cultural,educação para o povo,valorização dos salários dos professores,pois um país sem cultura,sem respeito aos mais velhos e sem identidade,não vamos a lugar nenhum e nunca preservaremos nossa história.
Deixe seu comentário , que o mesmo será publicado !!!