GOTASPAULISTAS’S BLOG POR HELENA WERNECK O cotidiano do urbanismo e o urbanismo do cotidiano

GOTASPAULISTAS’S BLOG POR HELENA WERNECK

O cotidiano do urbanismo e o urbanismo do cotidiano

DSC00615

Eng,Urb.Vagner Landi

Helena pra mim,vai ser minha fonte inspiradora pra sempre!

Conheci esta professora Arquiteta Urbanista em meados de 2005 quando era assessora da então vereadora Myriam Athie na Câmara Municipal de São Paulo,quando então da Revisão do Plano Diretor de São Paulo.

Helena,me inspirou pela sua inteligência e o saber no que fala sobre São Paulo.

Seu conhecimento é para ser um dia Secretária no tangente a Urbanismo e Revitalização desta São Paulo tão carente em idéias para defendermos sempre o de mais importante para uma cidade que é a “Melhor Qualidade de Vida”

Uma coisa que me deixa muito revoltado na capital paulistana são as indicações para certos secretários municipais e subprefeitos que não entendem nada sobre planejamento urbano,política de cidades,revitalização urbana e ficam nos cargos defendendo pedidos políticos de vereadores e deputados para não fechar  certos estabelecimentos e outros assuntos para garantir votos na futura eleição.Esta é a pura realidade !
Faço destas palavras pois sei que minha amiga Helena também compactua com minhas palavras,pois é uma pessoa honesta e ama esta capital tão abandonada e desrespeitada por uma população que não tem a mínima educação provenientes de uma periferia perigosa devido a falta de policiamento e educação  de governos incompetentes que colocam a educação e saúde em segundo plano.

Esperamos que nesta administração Haddad fosse moderna e esqueça os princípios partidários e coloquem gente habilitada em suas funções referente aos títulos ,que defendem em suas pastas bem remuneradas.

Desculpem meu desabafo, pois sei da qualidade da minha amiga e queria vê-la um dia como secretária de um órgão voltado para a reurbanização desta cidade tão desgastada pelo transporte, poluição visual, acessibilidade e sustentabilidade.

Estamos longe de um dia ser uma Viena,a Número um em Qualidade de vida no Planeta Terra!

Helena,um beijo pra você,minha amiga de profissão,de instrução,e principalmente de amizade!!!

Este Blog vale muito ver ,pois o que ela escreve são assuntos para a Melhor Qualidade de Vida,

http://gotaspaulistas.wordpress.com

Veja abaixo foto de quando Helena e Vagner receberam o Prêmio de Empreendedores do ano da Associação Comercial de São Paulo

Veja consideração de Helena  em 2003 sobre o Importante Plano Diretor  de São Paulo,criado em 2002 pela Prefeita de São Paulo Marta Suplicy e aprovado em 2003 pela Câmara Municipal de São Paulo e infelizmente não revisão durante a gestão de oito anos de Serra/Kassab,com muitas arestas para serem acertadas,deixando São Paulo neste últimos oito/nove anos numa incerteza de melhorias para nossa capital querida.

 

Helena Werneck380f1322c8ce2314cf12c27ef6b491a7

 

Revisão do Plano Diretor e a regulamentação do instrumento Concessão Urbanística,em Audiências Públicas .
Em ambos os projetos, o aspecto comum – trata-se da vida de toda a população de São Paulo, quer seja ela proprietária de imóveis ou simplesmente trabalhadora e moradora. A questão relevante é, sem dúvida alguma, o Plano Diretor, do qual a Concessão Urbanística é parte.
Para quem não sabe do que se trata, a lei federal 10 257, aprovada em agosto de 2001 pelo Senado Federal, regulamentou os artigos da Constituição Federal 182 e 183 que tratam da questão urbana no país.
A partir deste momento o tratamento dado às cidades no Brasil passou a se dar de forma homogênea, na medida em que, foram colocados à disposição do poder local, instrumentos jurídicos e urbanísticos necessários à tarefa de transformação do processo de urbanização vigente no país.
O município de São Paulo saiu na vanguarda da reforma urbana e já em 2002 aprovava o seu Plano diretor Estratégico – PDE transformado na lei municipal 13 530/02. No entanto, a rapidez de São Paulo cobrou um preço alto na aplicação das medidas preconizadas: os conceitos trataram a cidade de maneira igual, ignorando a sua diversidade.
Os textos apresentaram alta complexidade, diminuindo as chances de participação popular, além de apresentarem todos os instrumentos jurídicos e urbanísticos previstos na lei federal e que nunca haviam sido utilizados simultaneamente, sendo que, uma boa parte deles nem chegou a ser regulamentado ainda.
Dessa forma, chegamos hoje – 10 anos após a edição do Plano Diretor Estratégico e 9 anos após a promulgação dos Planos Diretores Regionais e Lei de Uso e Ocupação do Solo – lei 13 885 de 2004 – com a clareza de que a cidade não alcançou alguns importantes objetivos e metas propostas, assim como até mesmo criaram-se outras, resultantes das modificações rápidas passadas pela cidade e pela situação econômica internacional.
Ainda que a Lei da Cidade Limpa tenha permitido uma melhor visibilidade do ambiente construído, é certo também que as distâncias entre a cidade legal e a cidade real não diminuíram e que São Paulo continua sendo injusta, ilegal e também imobilizada pelo excesso de carros.

Com esta bagagem de dificuldades colocadas junto, torna-se impossível não revisarmos o Plano Diretor – é uma exigência para toda a comunidade, ainda que ela – a comunidade – nem sempre tenha sido totalmente esclarecida, fazendo com que partes da comunidade se passem pelo todo.

Do Blog,

Esta matéria foi editada e publicada na mídia em 2009 e agora estamos em 2013,já com um novo prefeito pois o anterior não se reelegeu por diversos fatores,principalmente em razão a este que estamos comentando e agora resta-nos apenas a criação de um Novo Plano Diretor corrigindo os vários erros deste anterior e atual.

helena-e-vagner

Helena Werneck e Vagner Landi,pela DESTAC,recebedores do Prêmio Empreendedores 2009 pela Associação Comercial de São Paulo

banner1x140

 

Somos especialistas e assessoria técnica para implantação de novos empreendimentos na capital paulistana,regularizações e licenças de funcionamento.

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e editado.

Muito Obrigado !

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s