CIDADES VERDES EUROPEIAS
Como é bom saber que cidades tão bem organizadas com governos que retribuem os impostos recolhidos, para retorno do bem próprio e sabemos que nestas cidades a população paga bem menos impostos que nós brasileiros.O exemplo vem das cidades europeias que são presenteadas com este importante premio que você vai ler a seguir,tão importante para a “Melhor Qualidade de Vida” tão bem defendida em nosso Blog.
O Prêmio Capital Verde da Europa tem conseguido atrair um vasto interesse na Europa. Desde o seu lançamento em 2010, 46 cidades diferentes em 22 países europeus concorreram ao título. Estocolmo e Hamburgo, Capitais Verdes da Europa para 2010 e 2011, são um exemplo de como a proteção ambiental e o crescimento econômico, podem coexistir e apoiar-se mutuamente numa cidade grande.
É com grande expectativa que aguardo conhecer as realizações das Capitais Verdes da Europa para 2012 e 2013, Vitoria-Gasteiz e Nantes.
Nantes
Três quartos dos europeus vivem em cidades. Com as populações urbanas com capacidade para crescer ainda mais, nos vemos confrontados com pressões crescentes relacionadas com habitação, transporte, eliminação de resíduos, energia, água e outros recursos limitados. Ao mesmo tempo, gostamos de viver e trabalhar em cidades com ar limpo, espaços verdes facilmente acessíveis, sistemas de resíduos e recursos hídricos bem geridos, de estruturas de pedestrianismo e de ciclismo e transportes públicos confiáveis. Estes aspetos tornam uma cidade saudável e ajudam a criar um ambiente urbano sustentável para as gerações atuais e futuras.
O Prêmio Capital Verde da Europa divulga os esforços locais para melhorar o ambiente urbano e promover o crescimento sustentável. Pretendemos que as cidades partilhem idéias e incentivem as suas congêneres a apresentarem soluções criativas para um modo de vida sustentável.
A Capital Verde da Europa 2012, Vitoria-Gasteiz, está a testar soluções inovadoras para os desafios ambientais que as cidades de média dimensão enfrentam. Existem mais de 400 cidades de média dimensão na Europa, cujo número de habitantes varia de 100 mil a meio milhão.
Esperamos que Vitoria-Gasteiz dê um exemplo de como estas cidades podem encontrar o seu próprio caminho para um desenvolvimento urbano sustentável. O concurso Capital Verde da Europa visa, em última análise, transformar as cidades em lugares mais agradáveis para viver e trabalhar. Dado que estamos a lançar o concurso para a sexta Capital Verde da Europa, para 2015, gostaria de incentivar as cidades a tirarem partido desta oportunidade para reverem e divulgarem as suas credenciais ambientais e planearem um futuro sustentável para os seus cidadãos.
Janez Potočnik Comissário Europeu para o Ambiente
http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/potocnik/contact_en.htm
Oito Cidades já são candidatas a Capital Verde Européia para 2015 que já entraram na competição:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bristol
Glasgow (UK)- Escócia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glasgow
Bruxelas (Bélgica)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruxelas
Kaunas (Lituânia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaunas
Bydgoszcz (Polónia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bydgoszcz
Kutahya (Turquia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/K%C3%BCtahya_(prov%C3%ADncia)
Dublin (Irlanda)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dublin
Ljubljana (Eslovénia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liubliana
Hoje as atuais cidades verdes são;
2011: Hamburgo
2012: Vitoria-Gasteiz
2013: Nantes
2014: Copenhague
O sistema de concurso é tão bem organizado e muito exigido em Competência de Estado,elevando assim o nível de Qualidade de Vida
Muitas cidades da UE estão criando padrões globais para a urbanização, sustentabilidade, com pioneirismo e soluções inovadoras para os desafios ambientais,para chegar a um patamar seguindo o empregado por cidades ganhadoras os princípios da Cidade Verde, e o Prêmio Capital Verde é uma oportunidade única para eles para compartilhar o conhecimento com o resto da Europa.
O Prêmio Capital Verde da Europa é apresentado a uma cidade na vanguarda do ambiente da vida urbana. Um painel de peritos internacionais realizam uma avaliação técnica de cada entrada com base em 12 indicadores que abrangem:
– as mudanças climáticas,
– desempenho de energia,
– transporte local sustentável,
– qualidade do ar,
– níveis de ruído,
-áreas verdes urbanas
-uso sustentável da terra,
– a promoção da natureza e da biodiversidade,
– gestão de resíduos,
– consumo de água e tratamento de águas residuais,
– a eco-inovação e emprego sustentável
-prática de gestão ambiental da autoridade local.
O que acontece a seguir? As cidades pré-selecionados para o prêmio 2015,são convidadas a apresentar suas propostas para um júri internacional, que avalia o seu compromisso com a melhoria ambiental contínua e o nível de ambição de seus objetivos futuros, ações de comunicação e até que ponto eles podem atuar como um modelo e promover as melhores práticas em outras cidades europeias
Além de inspirar outras cidades, a cidade vencedora irá beneficiar de um novo ,que irá melhorar a sua reputação e atratividade como um destino para as pessoas a visitar, trabalhar e viver dentro destas cidades.
O vencedor será anunciado em junho, em Nantes, França (2013 a Capital Europeia Verde).
Fatos e números verdes –NANTES – FRANÇA
• Toda a população de Nantes reside a menos de 300 metros de espaços verdes.
• Amplo parqueamento seguro para 2 500 bicicletas
• Mais de 80 % da frota de autocarros é alimentada a gás natural
• 116,5 milhões de viagens em transportes públicos em 2011 – comparado com 99,8 milhões em 2005
• Mais de 250 km de grandes vias navegáveis
• 4 zonas Natura 2000 (12,9 % da área total)
• 4 zonas de importância ornitológica (ou IBA)
• 127 plantas raras ou ameaçadas
• Sistema de gestão de resíduos,sistema de reciclagem com recolha seletiva (35 %), valorização energética através da incineração (54 %) e aterros mínimos(11 %)
DATAS PRINCIPAIS EM 2013 Abril de 2013
– Anúncio das cidades pré-selecionadas Maio de 2013
– Apresentação das cidades pré-selecionadas ao júri Junho de 2013
– Anúncio da vencedora de 2015 na cerimonia de entrega do premio
Capital Verde da Europa Para mais informações http://www.euconf.eu/egc2013/en/registration/index.html
Visita para consultas de imprensa contato através do e-mail ou ligue para
greencapitalsecretariat@rpsgroup.com +353 1 4882988
CONTATO EUA
Se você tiver dúvidas, consultas ou informações que você gostaria de compartilhar sobre o prêmio, não hesite em contatar-nos das seguintes formas:
Telefone: +353 1 4882988 Telefax: +353 1 2835676
Via e-mail: greencapitalsecretariat@rpsgroup.com
Mensagem nós através da nossa página no Facebook:
Ou tweet nos @ EU_GreenCapital
Registe-se no boletim informativo aqui : http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/ http://www.google.com.br/search?q=Pr%C3%AAmio+Capital+Verde+da+Europa&hl=pt-BR&tbo=u&tbm=isch&source=univ&sa=X&ei=bUOtUITtM6SH0QG26oEg&ved=0CGQQsAQ&biw=1680&bih=955
Pingback: Bristol – Cidades Verdes Europeias recebeu o premio 2015 – Bristol – European Green City received the prize in 2015 | Eng. Urbanista Vagner Landi
Pingback: Qualidade de Vida em São Paulo – Brasil – Quality of Life in Sao Paulo – Brazil – | Eng. Urbanista Vagner Landi
Pingback: Capital Verde da Europa – Bristol – European Green Capital 2015 | Eng. Urbanista Vagner Landi