Tomada Elétrica Brasileira – A Tomada de 3 Pinos – Brazilian Electrical

A tomada elétrica de 3 pinos é incompatível com todas as tomadas de todos os países do mundo.

obs: esta matéria foi feita em 2012 , atualizada em 23 de junho de 2019 , veja link no final deste Post sobre as mudanças que o governo Bolsonaro quer fazer,

As tomadas de aparelhos antigos que eram universais não servem mais e o povo brasileiro agora que está sentindo no bolso que comprando novos aparelhos ,eletrodomésticos e outros produtos que precisam ser ligados na rede elétrica necessitam de adaptadores que não são baratos ou substituir as tomadas fêmeas de suas residências e ninguém fala nada e a imprensa é conivente ao fato ou ainda não se ligou no fato.

Tomo o espaço em nosso Blog para ir ao conhecimento neste poderoso mundo de pesquisas da Internet via Google e outros sites de busca para levar este fato a público, colocando a população brasileira não importa as condições financeiras ao transtorno do fato!

Veja abaixo as tomadas usadas em outros países e veja que só nós somos os diferentes,só nós somos “OS CARAS”!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelo Tomadas

Quando chegamos a qualquer país do mundo com nossas câmeras ou carregadores em hotéis temos que pedir um adaptador para aparelhos brasileiros ou quem já passou esta dificuldade tem que levar um adaptador na bagagem.

Imaginemos os turistas quando chegarem ao Brasil, haja adaptador que certamente os Hotéis cobrarão dos turistas por cada um, somos os Únicos Campeões !

Seria tão simples adaptarmos a um sistema universal e não tirar do bolso de cada brasileiro para encher o bolso de empresas com assessoria de lobistas em Brasília…Isto é Uma Vergonha!!!

A tomada Modelo Universal foi extinta no Brasil que aceitava os pinos mais comuns,mais uma vez…Isto é Uma Vergonha !!!

link:

https://exame.abril.com.br/tecnologia/governo-avanca-para-dar-fim-a-tomada-a-tres-pinos/

BOLSONARO

Deixe seu Comentário,que o mesmo poderá ser respondido e publicado.

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

21 respostas para Tomada Elétrica Brasileira – A Tomada de 3 Pinos – Brazilian Electrical

  1. Joao disse:

    Eu já viajei pra Europa, Chile e Uruguai e não precisei nunca de nenhum adaptador nos aparelhos de 2 pinos redondos (celular, câmera, tablet). O único pais que achei difícil conectar foi a Inglaterra, porquê a tomada deles é de outro padrão, mas os banheiros ingleses tem tomadas de pinos redondos. Eu sei que nos EUA, o padrão eh diferente, bem como em parte da América do Sul, Australia, Oriente Médio etc. Apesar disso, os 2 pinos redondos (aparelhos sem aterramento) encaixam em muitos padrões de tomadas, e o padrão antigo NAO era universal, inclusive porquê a maioria das tomadas não possuía aterramento, fazendo com que muita gente arrancasse o terceiro pino. A única coisa que talvez tenha piorado é que aparelhos do tipo A (Estados Unidos, Japão, Mexico) eram mais fáceis de se encaixar sem adaptador, mas esse tipo de adaptador, de chato pra redondo, é tão utilizado mundo afora e barato, que eu não acho que vale a pena fazer um padrão pensando mais nos turistas do que nas necessidades de uma tomada mais segura e padronizada. O Reino Unido tem um padrão bem incomum, a Itália, razoalvente, Suíça também, a Argentina é o único pais da América do Sul que usa o padrão Australiano, nem por isso esses países afastaram turistas.

    Curtir

  2. Rodrigo disse:

    Na Suíça o padrão de tomadas é bem parecido com o brasileiro….

    Curtir

  3. Matheus disse:

    Oi Vagner,

    Eu sei que o post é antigo, mas eu encontrei ele por acaso e após ler fui procurar me informar no assunto. Aqui estão as minhas descobertas.

    1 – O modelo brasileiro não é tão brasileiro assim. Ele se parece muito com o modelo europeu por um motivo: Ele é o padrão europeu! O modelo adotado pelo Brasil é praticamente idêntico ao IEC60906-1, que é a proposta que a união europeia esta para adotar há alguns anos. Algumas das diferenças que o Brasil fez foram: Criar dois tipos de pino 4mm para 10A e 4.8mm para 20A (a proposta da UE é apenas 4.8mm para 16A); O pino terra no modelo brasileiro está deslocado da linha de centro em 3mm (enquanto no da UE é 5mm), o principal motivo disso é tornar a tomada mais compacta (na época que o modelo UE foi desenvolvido, não havia tecnologia para fazer com 3mm).

    http://www.iec.ch/worldplugs/history.htm

    2 – Aparelhos de baixo consumo (não cheguei a ver qual a amperagem máxima) não necessitam de um plug terra na tomada. Isso torna o padrão 100% compatível com o europeu. Isso vale para carregador de celular, mas não para computadores/secador de cabelo (foram as primeiras coisas que me vieram na cabeça pensando em viagem haha)

    3 – Os brasileiros indo para outro país precisaram de um adaptador, mas o inverno nem sempre é verdade. Se um europeu vier para o Brasil, o plug do computador dele é 100% compatível com as tomadas brasileiras. De novo, esse padrão foi criado pela UE, e um dos requisitos era ser compatível com o atual.

    http://www.worldstandards.eu/electricity/plugs-and-sockets/

    4 – Quando li esse post eu tinha a mesma opinião, mas agora estou cada vez mais convencido que nós brasileiros temos uma mania de desvalorizar o que é nacional. O padrão brasileiro utilizou-se dos anos de estudo da UE no assunto, e na minha opinião as mudanças que ABNT fez foram bem compatíveis com a realidade brasileira.

    Existem problemas? Claro que sim! Nenhum padrão é perfeito. Fica aqui o link com algumas das discussões dos problemas do atual modelo.
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/O-maior-problema-da-nova-tomada-brasileira/2923

    Abraço e espero que tenha contribuído com a discussão.

    Curtir

    • Olá Matheus, acabei de voltar de Los Angeles e Cancum,agradeço sua contribuição , mas sou um cara que viajo de três a quatro vezes ao ano como turista e aproveito para fazer matérias em meu Blog sobre Politica de Cidades e Qualidade de Vida com minha equipe de trabalho.
      Sabemos que foi uma jogada política de um cartel que assola nosso país e que aos poucos vai ser desvendado como está acontecendo nestes inúmeros escândalos de corrupção favorecendo esta quadrilha muito grande que nem nós sabemos o tamanho dela.
      Todos os países da Europa e outros continentes não adaptam nossa tomada atual , pois deveria ser com dois pinos chatos ou dois pinos redondos e mais o terra para um simples adaptador encontrado em qualquer hotel, mas a brasileira nós temos que levar um adaptador na viagem.
      Mas sua colaboração foi perfeita pois esta não é mInha praia de ficar preocupado com tomadas,foi só um esclarecimento sobre as sacanagens que assolam nosso pais dirigido por pessoas que defendem a democracia da ladroeira a benefícios próprios.
      abs
      Vagner

      Curtir

  4. Tenho um filho de 6 anos quando o novo padrão saiu ele tinha 4 eu trabalho com som em eventos e confesso que no começo fiquei meio chateado mas o padrão adotado pelo Brasil é um dos mais seguros contra choques eletricos depois do modelo europeu que iria causas muito mais indgnação nas pessoas.

    Curtir

    • Olá Fabiano, toda tomada para ser segura tem que ser aterrada.Quanto ao modelo, não sei se vc viaja ao exterior como eu, que faço de três a Quatro viagens por ano para matérias em meu Blog sobre Política de Cidades e Qualidade de Vida. Pra viajar ao exterior vc tem que levar um adaptador para as nossas tomadas e pelo adaptador vc encaixa nas tomadas no exterior…..entendeu !!!
      abs
      Vagner

      Curtir

  5. Felipe Davila disse:

    MIMIMI nos temos um padrão de tomada único. Mimimi único pais do mundo que faz isso.
    Deem uma olha aqui: http://www.worldstandards.eu/electricity/plugs-and-sockets/ E veja que não é exclusividade brasileira.

    Curtir

    • Valeu Felipe, pela colaboração.
      O governo brasileiro aprovou este modelo para defender um cartel que deveria ser investigado , pois fez todo mundo comprara adaptadores para as tomadas antigas no Brasil e quando viajamos ao exterior temos que levar uma adaptador para este tipo de tomada para poder encaixar nas tomadas dos hoteis,pois sem este adaptador para a nossa tomada, vc não consegue adaptar em outro adaptador la fora….entendeu !!!
      abs
      Vagner

      Curtir

  6. Aymore Azevedo disse:

    Alguém conseguiu descobrir quem foram os gênios que conseguiram mudar esse tipo de tomada no país inteiro? ??? O nome disso minha gente é político safado com empresas laranjas wm todo brasil, tem deputado na freguesia do o em curitiba, Brasília estc…. País de acéfalos! !!!!!!

    Curtir

  7. Omir Oliveira disse:

    Certamente algum daqueles que ajudou a aprovar essa mudança é o proprietária da(s) empresas que fabricam tais produtos. Infelizmente, temos que engolir goela abaixo todo esse tipo de imposição…

    Curtir

    • Omir, fizemos esta matéria há dois anos atras pensando nos turistas que virão para a Copa do Mundo,pois só no Brasil que somos diferentes do mundo inteiro,abs
      Vagner Landi

      Curtir

      • bandamarcialdebentogoncalves disse:

        Engvagnerlandi, para de recomentar que a matéria foi feita a dois anos, e posta algo com mais conteúdo, sim os turistas usaram tomadas diferentes, mas tem adaptadores.

        Curtir

      • Obrigado pela colaboração, não sei se você viaja muito para o exterior como eu, que faço três a quatro viagens por ano para matéria em meu Blog,sobre Política de Cidades e Qualidade de Vida. Lógico que levamos adaptadores,mas temos que levar um adaptador para a nossa tomada para ser adaptado pelo adaptador nas tomadas em outros países, entendeu meu caro amigo,abraços e continue curtindo o Blog do Urbanista.
        Abs para esta cidade maravilhosa e pra vc de Bento Gonçalves.

        Curtir

  8. Alessandro disse:

    Seria tão simples adaptarmos a um sistema universal e não tirar do bolso de cada brasileiro para encher o bolso de empresas com assessoria de lobistas em Brasília… Isto é Uma Vergonha!!! E os adaptadores são uma porcaria. Fui plugar uma batedeira com 3 pinos mod.Americano no adaptador e ele deu um estouro e derreteu os pinos, porque eles ficam frouxos muito rapido na parte interna e quase que da um curto na parte elétrica. Esse sistema de burrice do Lula TOMADAS) é uma droga. Só poderia ter vindo mesmo de uma pessoa como Ele.

    Curtir

  9. Humberto G. Carlberg disse:

    Muito bem colocado, tambem acho um desproposito essa nova tomada. Comprei um aquecedor de banheiro no Wall Mart, porem a tomada de 03 pinos parecia igual, mas quando fui ligar não entrava nos pinos, era mais grossa que a brasileira. Tive que comprar um adaptador para esse aparelho. Minha sogra comprou uma cafeteira e a tomada do aparelho tambem eram mais grossas e não entrava. Fui saber que ele usam esse modelo mais grosso para aparelhos que puxam mais energia. PALHAÇADA.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!