Fiação Subterrânea em São Paulo

Fiação subterrânea: fora dos planos da Prefeitura?

Apesar das obras de implantação de fiação subterrânea terem sido programadas para a Rua do Gasômetro, no Brás, Rua Tuiuti única da Zona Leste a receber a melhoria, os maiores beneficiados continuam sendo os moradores de regiões mais nobres da cidade. A partir desta afirmação, o engenheiro e urbanista Vagner Landi revelou sua indignação com relação à maneira como a Prefeitura trata este problema.

PÉSSIMO VISUAL

Segundo ele, as concessionárias de telefonia, eletricidade, Internet e TV a cabo tratam a cidade com total descaso. “Somos obrigados a conviver com uma paisagem urbana que chega a ser ofensiva de tão feia. Enquanto isso, os governos municipais e estaduais não pensam em investir na modernização da cidade”, reclama Landi.

O engenheiro acusa a Eletropaulo de ser uma das principais responsáveis pelo péssimo visual da cidade. “São milhares de postes espalhados e não há nenhum tipo de discussão com preocupação urbanística e que pretenda recuperar o estrago feito pela empresa todos os dias nas calçadas”, aponta. Conforme Landi, para quem paga um dos IPTUs mais caros do Brasil, deveríamos ser mais respeitados.

MAIS POSTES

Em uma avaliação feita pelo próprio urbanista, ele notou que o crescimento desordenado da cidade, seja nas áreas mais pobres ou nas mais nobres, tem contribuído para outros abusos. No caso dos postes, por exemplo, Landi afirma que muitos dos postes colocados nas calçadas, quando perdem seus potenciais estruturais são deixados no local ao invés de serem substituídos. Como solução, a Eletropaulo instala um novo poste ao lado, pois é mais fácil e rentável.

AFRONTA

“Isto é uma vergonha. Uma afronta à população, pois há calçadas que um deficiente físico ou uma pessoa com mobilidade reduzida não consegue caminhar ou passar por obstáculos devido ao grande número de postes em certos trechos das ruas”, ressalta o engenheiro. Ele salienta que quando a Eletropaulo decide fazer alguma reposição, a empresa deixa toda a outra fiação, de empresas de telefonia e TV a cabo, totalmente solta à espera que algum morador faça uma reclamação.

“Enquanto não for aprovada uma lei, com prazo determinado, para que estas empresas apresentem um projeto de reurbanização de adequação destes equipamentos urbanos, e consequente revitalização das calçadas, nas quais as fiações deverão ser embutidas, ficaremos só nas promessas, numa cidade que o Plano Diretor é tratado como piada e não é cumprido ao pé da letra”, finaliza.

Sérgio Murilo Mendes

(Edição de 12 a 18 de fevereiro de 2012)

Matéria acima publicada na Gazeta do Tatuapé e Gazeta da Zona Leste e para que tenhamos uma idéia do descaso das concessionárias com nós contribuintes, publiquei uma matéria em nosso Blog no dia 09 de fevereiro e hoje é dia 25 de fevereiro.

Veja a foto acima,esta situação vai completar um mês e nada foi feito na altura do nº 300 da Rua Tijuco Preto no bairro Tatuapé,simplesmente a Eletropaulo colocou um poste novo,não tirou o velho e ainda deixou toda a fiação de outras concessionárias a quase 1,5 metros da calçada….é brincadeira !!!

Este tema pode ser um bom programa de governo para o próximo prefeito de São Paulo e a população vai apoiar para o bem de nossa cidade e para a Melhor Qualidade de Vida que tanto defendemos em nosso Blog !

veja outras matérias sobre o assunto neste Blog:

https://engvagnerlandi.wordpress.com/2012/02/09/fiacao-subterranea-a-esperanca-no-bolso-das-concessionarias/

https://engvagnerlandi.wordpress.com/2011/04/18/os-semaforos-de-sao-paulo-%e2%80%93um-desafio-para-a-cidade-limpa/

https://engvagnerlandi.wordpress.com/2011/04/10/fiacao-aerea-o-grande-desafio-torna-la-subterranea/

Deixe seu comentário abaixo para ser publicado on-line e contribuir para nosso Blog condecorado pelo WordPress pelo grande número de acessos !

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Fiação Subterrânea em São Paulo

  1. Pingback: Enterramento da Fiação Aérea na cidade de São Paulo em pauta no Ministério Público Federal | Eng. Urbanista Vagner Landi

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s