URBANISTA CRITICA PISCINAO NA PRAÇA SANTA TEREZINHA

Publicado no site da Gazeta do Tatuapé o comentário do engenheiro urbanista Vagner Landi na Coluna “O POVO QUER SABER”

http://www.gazetanet.com.br/

URBANISTA CRITICA PISCINAO NA PRAÇA SANTA TEREZINHA

 

É incrível esta idéia pífia da prefeitura da cidade de São Paulo em construir um piscinãona Praça Santa Terezinha, tradicional praça do bairro do Tatuapé com árvores cinqüentenárias, hoje abriga em seu entorno mais de 500 famílias que moram e trabalham no local e jamais poderão aceitar um piscinãoque todos nós sabemos o quanto é prejudicial para a população conviver com ratazanas, baratas, insetos.

A Praça Santa Terezinha está precisando é de uma reforma geral e não de um piscinão, pois sua área permeável é de apenas 25% contra 75% de áreas concretadas, impedindo que parte das águas pluviais drene.

Porque a prefeitura não pensa em fazer galerias de retenção de águas pluviais no perímetro entorno da Radial Leste, imóveis que na época da construção do Metro foram desapropriados, desalojando famílias e nada foi construído, e hoje abriga estacionamentos e comércios sem Licença de Funcionamento e terrenos negociados novamente com a iniciativa privada, coitados dos que foram desapropriados.

As praças do nosso bairro precisam de mais atenção por parte do poder público, precisam de zeladoria e mais respeito ao verde, a acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida, limpeza permanente e não de reformas tipo “ meia boca” como a da Praça Silvio Romero que jamais foi lavada e nunca se passou o verniz de acabamento no concreto estampado que não drena coisa alguma, pois se trata de um piso de drenagem zero.

Na época, há mais de três anos atrás só se falava entre os técnicos da prefeitura e secretários, em pisos intertravados drenantes que são pisos ideais para calçadas urbanas e praças públicas e de repente começaram a colocar pisos de concreto estampado que não drenam coisa alguma e ficam horríveis como, por exemplo, as calçadas da Rua Tuiuti, que também não foram acabadas até hoje.

Penso eu, que estes técnicos que têm estas idéias malucas para o nosso bairro, será que  sabem onde fica a Praça Santa Terezinha, Silvio Romero, Ituzaingo e outras, acho que não!!!

 

Engenheiro Urbanista Vagner Landi

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para URBANISTA CRITICA PISCINAO NA PRAÇA SANTA TEREZINHA

  1. João disse:

    Caro Vagner, tenho um apartamento bem em frente à Praça Sta. Terezinha. Tive o conhecimento desta idéia hoje e estou indignado. Devemos unir todos os moradores do entorno da Praça e nos mobilizar para evitar que isso realmente saia das pastas e se tornem realidade. Devemos nos preocupar com as enchentes sim, porém a saúde pública está em primeiro lugar. Penso que os piscinões devam ser construídos em locais onde não possam causar um mal maior do que algumas ruas alagadas por um período de tempo. Como morador já tive a oportunidade de ser impedido de sair de casa por não poder caminhar pela calçada alagada, por ter o carro quase levado pela enxurrada, por não poder pegar minhas filhas na escola, já tive que me refugiar no Hospital São Luiz num domingo à noite quando uma torrencial chuva alagou toda a parte baixa do bairro e eu não pude passar pela Francisco Marengo, etc. Porém daí a achar que a escolha de se fazer um piscinão numa das poucas áreas verdes que temos é algo inconcebível. Neste caso seria trocar uma área em que muitos pais levam seus filhos para brincar e aprender a andar de bicicleta, como eu fiz com minhas filhas,para dar lugar a moradia de ratos, insetos e outras coisas mais que nem consigo imaginar. Temos ali um maravilhoso restaurante, recentemente reformado…diga-me o que será do restaurante? Vamos nos mobilizar! Peço sua ajuda para fazermos desta a nossa luta.

    Agradeço sua matéria que serviu para alertar-nos deste perigo que ronda a nossa vizinhança.

    Curtir

    • João,vou fazer um pronunciamento na Gazeta do Tatuapé esta semana,contra este projeto e pedir um parecer da Secretaria de Infra Estrutura,pois este projeto é piada e deve ter sido projetado por quem não conhece e nem sabe onde fica o Tatuapé.
      Vamos ter uma reunião sobre Tatuapé 2014 no dia 28 de novembro segunda feira na sede da Associação Comercial de São Paulo-Distrital Tatuapé,na Rua Apucarana as 20:00h e seria importante a presença de varios moradores para opinarem contra esta obra.É boa a oportunidade.Estaremos lá pois vamos falar sobre futuros projetos para o Tatuapé.
      abs
      Vagner Landi

      Curtir

  2. Shirley disse:

    Pelo que foi dito, o piscinão será subterrâneo. O projeto está sendo avaliado.

    Curtir

    • OLÁ SHIRLEY,NA MINHA OPINIÃO ESTA IDÉIA É DE QUEM NÃO CONHECE O BAIRRO E ESTÁ BITURA,POIS ESTE PROJETO NUNCA DEVERÁ SAIR DO PAPEL E OS MORADORES DO ENTORNO JAMAIS DEIXARÃO,POIS PISCINÕES EM ÁREA NOBRE DESVALORIZAM A REGIÃO,POIS A PROPRIA PREFEITURA NÃO FAZ AS MANUTENÇÕES DE LIMPEZA,PROLIFERANDO CRIADOUROS DE RATOS,BARATAS,ETC.
      O QUE PRECISAMOS SÃO LIMPEZAS MENSAIS DE BUEIROS E TAMBÉM NO INTERIOR DAS TUBULAÇÕES DE AGUAS PLUVIAIS.
      EU SOU COMPLETAMENTE CONTRA ESTE PISCINÃO,QUER CIONSTRUÍ-LO,ENTÃO CONSTRUA NOS TERRENOS AO REDOR DA RADIAL LESTE QUE SÃO DO METRÔ,QUE FORAM DESAPROPRIADOS NA ÉPOCA E NADA FIZERAM E SIM ALUGARAM PARA O SINDICATO DO METROVIÁRIOS,ESTACIONAMENTOS E BARES….ISTO É UMA VERGONHA !!!
      ABS
      VAGNER

      Curtir

  3. Shirley disse:

    Voces já tiveram a oportunidade de ver como fica a Rua Serra de Botucatu em dias de chuva????? Isso já dura pelo menos 50 anos. A rua fica completamente alagada. Com a última chuva do dia 23/01/2011, nossas casas foram invadidas pela água. Isso é pra ver que não é só problema de periferia. TATUAPÉ TAMBÉM TEM ENCHENTES. Claro que para moradores de prédios, fica difícil entender o que é ter que tirar o carro da porta, e ter que fazer comportas para tentar impedir a água de entrar e nada resolver. Carros boiaram no meio da rua. PRECISAMOS urgente de soluções.

    Curtir

  4. Mariton Bertolotti disse:

    Estou de pleno acordo com o comentário do Sr. Alexandre Almeida,tb sou morador desta praça desde 1955.Não precisamos de piscimão e sim de manutenção constante.Esta idéia só pode ser de um burocrata,que atrás de sua mesa e com seu ar condicionado ligado,toma decisões absurdas como esta.Pq não consultar os moradores desta região, a final somos nós os interessados,ou não.

    Curtir

  5. alexandre almeida disse:

    Caro Engenheiro e urbanista Vagner Landi
    Tive a oportunidade de ler seu artigo publicado na Gazeta do Tatuapé e fiquei muito contente em saber que ainda existem pessoas de bom senso nesse País.
    Sou morador dessa praça há anos e repudio essa idéia absurda de se fazer um piscinão aqui,além de não resolver o problema já se sabe de antemão que aqui será um foco de lixo,doenças e mal cheiro,pois a prefeitura de SP não faz a manutenção necessária nesses locais.
    Coincidentemente trabalho ao lado do piscinão da Aricanduva,o cheiro é insuportavel,o lixo se acumula nas grades e coincidência ou não quando chove as areas de escape,razão do piscinão,estão entupidas e o Rio transborda gerando a mesma inundação.
    Só um perfeito decrepto pode achar que o piscinão resolverá o problema,pois a prefeitura não consegue limpar a praça,como conseguirá limpar o subsolo?
    Aqui carroçeiros despejam carcaças de sofás ,camas e todo tipo de entulho com total omissão da prefeitura que raramente aparece para limpar o local.
    Sejamos sinceros, esse projeto só vai beneficiar seus próprios realizadores sem nenhum benefício para os moradores do Tatuapé.
    E esses pobres coitados que nem aqui residem e são a favor da obra acreditando nas promessas de engenheiros politizados ,por favor venham conhecer o local e não se deixem enganar por promessas que nunca serão cumpridas.
    Caro urbanista é de pessoas como vc que o tatuapé precisa,seja nossa voz.tenha certeza que estaremos com vc nessa luta.
    Atenciosamente
    Alexandre Almeida

    Curtir

    • Caro Alexandre,seu comentario é perfeito,“A Prefeitura não faz nem a manutenção da praça,imagine de um piscinão e tem mais,que deu esta idéia acho que nem conhece onde fica a praça Sta Terezinha e nem sabe onde fica o Tatuapé,mas esta obra não vai sair nunca !!!

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s