CALAFATE e USHUAIA – PATAGÔNIA ARGENTINA

Opinião eng.urb. Vagner Landi

A bela Patagônia Argentina, tem na pontinha da América do Sul um extremo do mundo chamado USHUAIA, a Terra do Fogo , fundada em 12 de outubro de 1884, sobre as costas do Canal de Beagle, rodeada pela cordilheira Martial nos Andes e seus Vales Glaciais.

Como vimos na placa acima… é o Fim do Mundo !!!

O passeio de barco pelo Canal de Beagle é imperdível avistando a ilha Yécapasela, conhecida como a “Ilha das Colônias de Pinguins”. 

O famoso Farol do Canal de Beagle

Um verdadeiro show de visual de Leões Marinhos , focas, Baleias e Pinguins e aves locais, FANTÁSTICO

Ushuaia foi fundada em 12 de outubro de 1884, às costas do Canal de Beagle,,rodeada pelos montes Martial e Olivia ( Cordilheira dos Andes ), aos belos vales glaciais.

Mulheres Yagans sec XIX

A populção de Ushuaia em 2010 era de 57 mil habitantes , sendo que hoje devido as varias crises econõmicas da Argentina, muitos jovens vão procurar um bom emprego , no ramo de turismo ou no próprio comércio local , subiu para 70 mil habitantes.

As Ruas de Ushuaia, sem problemas para estacionar fora da alta temporada.

Sua altitude de apenas 6m e densidade de 2,8 hab/km2,tempo úmido com neve e chuva, dando um charme especial nas ruas comerciais e residenciais da cidade , muito bem cuidada e com acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida e sinalização , respeitando os moradores locais e a grande quantidade de turistas que visitam a cidade o ano todo.

Uma das críticas negativas são os motoristas que não respeitam os pedestres nas faixas de travessias nas ruas.

Terra do Fogo foi habitada por povos indígenas desde cerca de onze mil anos atrás, procedentes do norte do continente.

O homem branco avançava sobre o território, a vida dos indígenas ia sofrendo gravíssimas perturbações.

O missionário Thomas Bridges em 1883, com sua esposa e indígenas na missão de Ushuaia

Entre esses povos estavam os onas, os chonkóiunka, os alacalufos e os yagans

Os Lagos Argentinos

As paradas do Catamarã nas ilhotas vendo os animais e curtindo a neve caindo a menos 4 graus…
Presenciar os Leões Marinhos , Pinguins e Aves ao vivo, imperdível !!!

Experiência de estar no final do mundo curtindo esta maravilha do nosso Planeta Terra

Historia de Ushuaia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ushuaia#

O Famoso Trem do Fim do Mundo, um passeio de 1 hora e pitoresco.

Localizado no Parque Nacional da Terra do Fogo,onde sua história em que os presidiários trabalhavam para transportar de trem o fornecimento de lenha a população.

O ponto de partida do passeio histórico é a Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 km de Ushuaia,foto acima,

Visão do Presídio de Ushuaia e hoje abriga o Museu para visitas turísticas e Presos almoçando em 1933 ,Os presos recebiam educação primária , para os que não a possuíam, e uma recompensa pelo trabalho realizado. Havia oficinas rudimentares de carpintaria, serralharia, prensa, mecânica e calçado; outros internos trabalharam para atender às necessidades da população carcerária. Hoje, é utilizado para resgatar a história da Patagônia.

https://pt.frwiki.wiki/wiki/Prison_d%27Ushua%C3%AFa

EL CALAFATE,

Sua altitude é de apenas 199 m e densidade de 3,0 hab/km2 ,tempo seco sem neve e pouca chuva, população até o ano 2.000 era de apenas 3mil habitantes e após a construção do aeroporto , começou a crescer de maneira crescente e hoje chega a 35 mil habitantes, muito bem cuidada e com acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida e sinalização , respeitando os moradores locais e a grande quantidade de turistas que visitam a cidade o ano todo, assim como Ushuaia.

Vegetação rasteira em toda área vistas com mato médio e sua arvore média tradicional que dá o nome de Calafate , onde são produzidos geleias e licores tradicionais , procurado por todos os turistas.

https://www.elcalafate.tur.ar/historia-de-el-calafate-pt.htm?lang=pt

El Calafate, conhecida como a capital nacional das geleiras, é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina, próxima a fronteira com o Chile. Em franco desenvolvimento turístico, oferece boa estrutura hoteleira, um aeroporto pequenino, mas moderno e ótimas opções de turismo.

Perito Moreno , no mundo não há igual , ficar de frente para esta força da natureza não tem preço

Seu clima é frio, com média anual de sete graus, temperaturas máximas por volta dos treze graus e mínimas por volta dos dez abaixo de zero.

A maior geleira em extensão do mundo: O perito Moreno.

Catamarãs que levam os turistas ao Perito Moreno
O Glaciar Perito Moreno, tem pontos com mais de 50 metros de altura nas faces de encontro com o Lago Argentino.
Estas vistas são das passarelas que os turistas são levados após o paseio de Catamarã

El Calafate, o Maior Campo de Gelo fora dos polos , distante a 2.500 km de Buenos Aires ,esta geleira faz parte do grande Campo Continental de Gelo , sudoeste da Patagônia fronteiriço ao Chile.

Pequenas corujas são vistas nas costas das planícies arborizadas, ao fundo abaixo o Perito Moreno

O grande Homem Francisco Moreno

Para conhecer a verdadeira história deste desbravador , o Museu Glaciarium em Calafate – Província de Santa Cruz- é uma excelente aula sobre as geleiras e o grande feito deste cidadão para este país maravilhoso chamado Argentina.

Francisco Moreno ( Museu Glaciarium )

Em 1882-1883 Moreno explorou os Andes da Bolívia ,

Em 1884-1885 fez novas explorações do território ao sul do Rio Negro e da Patagônia.

 Por suas contribuições à ciência, Moreno recebeu um doutorado Honoris causa da Universidade Nacional de Córdoba em 1877.

Em homenagem a essa contribuição, a geleira argentina Perito Moreno recebeu seu nome.pois foi Moreno que através de suas pesquisas que levaram ao Tratado de Fronteira de 1881 entre Chile e Argentina , com vários dados arqueológicos e antropológicos no qual fundou na época em 1877 o Museu Antropológico de Buenos Aires.

Um passeio breve pelo Lago Argentino desafiando no olhar o Belo Perito Moreno

No centrinho da cidade turística de Calafate tem o Parque em homenagem a Francisco Pascasio Moreno e seus estudos e mapeamento dos Glaciares

Francisco Pascasio Moreno

Eu de intruso dando uma opinião no mapa com Francisco Moreno

O centro de lojas e restaurantes e os Perros de Calafate, na Av. Libertador

Muito legal andar pelas ruas de Calafate para encontrar os cachorros de rua muito bem tratados e acolhedores , interesseiros é lógico para um bom pedaço de carne do seu almoço ou janta, mas muitos têm donos mas já estão acostumados com os turistas e o frio da cidade.

O Charme da Avenida Principal de El Calafate

Cidade com acessibilidade , limpa e acolhedora , paisagismo com árvores bem distribuídas e centenárias

Las Cuevas del Walichu. El Calafate

As Cavernas de Walichu, ficam a 7 km do centro de El Calafate, mostra os traços dos primeiros homens que andaram nessas terras, um passeio feito em carros 4 x 4 , que entram por porteiras de fazendas particulares após o Por do Sol maravilhoso lindeiro ao Lago Argentino , imperdível e ainda oferecem um jantar com vinho a vontade dentro de uma caverna onde a temperatura chega na média de menos 7 graus.

Importantes sítios arqueológicos de Walichu, as primeiras pinturas rupestres da província foram encontradas a poucos minutos de El Calafate.

Fotos acima e texto abaixo do site : www.puntawalichu.com

As diversas pinturas que são observadas no local têm uma grande nitidez em suas cores vermelho, amarelo, preto, branco e ocre. Entre as principais técnicas estão o arrastamento de dedos, a pintura digital usando dedos ou mechas de cabelo e o sopro com a boca através dos ossos ocos de Guanaco. Para desenvolver essas técnicas, materiais como óxidos de ferro e ferrita foram utilizados com gorduras de Guanaco, resina vegetal, gesso, clara de ovo e até mesmo saliva humana.

Guanaco

Dica: Fomos atendidos tanto em Ushuaia e Calafate por uma agência especializada em Patagônia, desde os aeroportos até as cidades e passeios nos horários marcados e rapazes e moças super atenciosos e educados.

DICA : CAMBIO

Não entre no Golpe do Banco de La Nacion da Argentina, pois no Aeroporto de Buenos Aires, pagam 121,50 /Dolar Americano por 1 Peso Argentino , mas nas lojas e comercio de Ushuaia e Calafate você consegue trocar até a 219,00/ Dolar Americano.

A “Sacanagem” deste Pífio Banco , pois se sobrar Peso Argentino , o próprio Banco não compra o seu próprio Peso de volta , só compram Reais ou Dolar . Então trazer Pesos de volta é perder dinheiro , então é gastar em perfumes e bebidas ou outros produtos no Duty Free do Aeroporto de Buenos Aires. Esta é a política da esquerda do Governo Argentino.

Quer ir para Ushuaia e Calafate, á sem problemas com a RZ-TURISNO

Contato : Raphaela Urso – Especialista em Patagônia – raphaela@rzturismo.com.br

https://rzturismo61027.ac-page.com/ebook-guia-gelado-ushuaia

Agradecimentos aos novos amigos que conhecemos na viagem.

Celso Forner , Carol , Vanessa e Israel Miranda

As fotos neste Post estão autorizadas para nossos seguidores e deixe seu comentário logo abaixo que o mesmo será publicado e respondido.

Muito Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em Viagens e Dicas de lugares no mundo e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para CALAFATE e USHUAIA – PATAGÔNIA ARGENTINA

  1. Israel Miranda disse:

    Ficou linda a matéria amigo.
    Muito fidedigna ao que presenciamos in loco.
    Ficamos honrados em conhecê-los é muito feliz por está presente no seu blog.
    Parabéns.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s