Cidade do México – A cidade mais simpática da América do Norte – Mexico City – The friendliest city in North America

BANDEIRA MEXICO100px-Coat_of_arms_of_Mexican_Federal_District.svg

Cidade do México ,

20180130_151258Opinião Eng.Urb. Vagner Landi

Visitar a Cidade do México é compartilhar a simpatia dos mexicanos em relação a nós brasileiros ,considerados como irmãos e curtir as diversas praças , parques , museus,construções antigas contrastadas com modernas , mas o respeito ao patrimônio público merece nossa atenção , pois o mexicano realmente respeita sua história.

20180130_145235

A terceira mais populosa cidade do mundo com mais de 20 milhões de habitantes  com a maior aglomeração urbana do continente americano ficando atrás de Tóquio no Japão e Seul   na Coréia do Sul. 

20180128_153633Praça da Independência20180129_030438

Obras de arte por toda a cidade, bem conservadas e ótima acessibilidade urbana

20180128_205108

20180128_205333_001

A Zona Metropolitana do Vale do México é muito extensa com 40 municípios , tendo em sua população o amor pelo país , o carisma , a simplicidade e o fervoroso voto de fé em Nossa Senhora de Guadalupe – A Mãe Padroeira Mexicana.

HISTÓRIA

                 

Em 1519, quando o conquistador espanhol Hernán Cortez chegou ao que hoje é a Cidade do México, aquela já era a maior metrópole do planeta , que se chamava Tenochtitlán,  fundada em 1325 ,capital do Império Asteca .

A cidade encantou os espanhóis , que após derrotarem os nativos , fundaram alí a mais importante das Américas.

O Império Espanhol por dois séculos perpetuou como o mais importante centro financeiro e urbano das colônias espanholas da América , a maior cidade da colônia mexicana . Por volta de 1822 deu-se a Independência em relação a Espanha , sendo assim a República Mexicana e distrito Federal em 1824. 

Infraestrutura e Transportes

A cidade do México tem um sistema de Metrô de 225,9 km , maior da América Latina, inaugurados a partir de 1969 com 12 linhas e 195 estações, transportando aproximadamente 4,5 milhões de pessoas todos os dias , igualando-se a São Paulo , ficando atrás de Moscou com 7,5 milhões , Tóquio com 5,9 milhões e Nova York com 5,1 milhões.

O sistema de ônibus rápidos é muito eficaz , pois transporta passageiros de acordo com a necessidade dos horários , o que não acontece em São Paulo , com muitos ônibus transitando em horários sem transito com ônibus vazios , atrapalhando assim os automóveis.

A cidade tem alcançado progressos consideráveis com  uma lei de Mobilidade Urbana com a finalidade de focar o ser humano para poder alcançar a líder em Qualidade de Vida em relação as cidades dos países das Américas , 

Custo de vida, Qualidade de Vida em relação aos seus vizinhos,

Na última década o México alcançou um progresso impressionante em melhoria na Qualidade de Vida, em particular no que tange a educação, saúde e emprego ,apresentando um bom desempenho no bem-estar das pessoas comparado a outros países.

O benefício do clima, bons sistemas de saúde com preços acessíveis ,o custo de vida está sendo o motivador para que norte-americanos e países próximos ,Cidade do México, ocupa a 128ª posição, com previsão da capital mexicana estar indo ao caminho de diminuir acentuadamente no prazo de 5 anos ultrapassar São Paulo e Rio de Janeiro 121 ª e 128ª respectivamente , principalmente no quesito segurança .

Os dados fornecidos pela Mercer Internacional , em relação a São Paulo e Rio de Janeiro devem estar defasados ou suportados por políticas suspeitas de pesquisas , pois não é concebido essa cidades estarem nessas posições bem acima , pois a Qualidade de Vida está insuportável.

A melhor da América do Sul, Montevidéu 79ª é a melhor classificada para qualidade de vida, Buenos Aires 93ª e Santiago 95ª, enquanto La Paz 157ª e Caracas 189ª, com suas políticas Bolivarianas são as cidades da região com pior classificação.

Diferenças de preços entre Cidade do México e São Paulo

A desvalorização do peso por Trump, tudo se tornou mais barato consumir no México, enquanto em São Paulo paga-se por um Big Mac, 2,5 vezes mais do que na Cidade Mexicana, Quanto aos taxis a corrida é a metade cobrada em São Paulo e bons restaurantes sai a 300 pesos por pessoa tomando-se ainda um bom vinho , quase 70% do que gastamos em São Paulo.

Bicicletas e estacionamentos de bikes,

Reduziu  os congestionamentos  deixando a cidade ideal para os ciclistas, como o segundo sistema de partilhamento de bicicletas da América do Norte , chamado de EcoBici ,lançado em 2010, onde os moradores que podem usar bicicletas por 45 minutos com uma assinatura pré-paga de 300 pesos ( 56 reais por ano ) . As estações estão a menos de 300 metros uma da outra ,totalmente automáticas, utilizando um como exemplo um corredor de 59 km de Polanco até o Fierro del Toro,  ao contrário de São Paulo que tem suas ciclovias seccionadas por postes  ou espaços em péssima manutenção e mau sinalizadas , concorrendo  espaços de cruzamentos com automóveis.

Mapa da rede de 225 km do  Metrô da Cidade do México,

 

Iguala-se a São Paulo , nos problemas de horário de pico , que não é horário para turista passear e conhecer a cidade.

Museu Nacional de Antropologia

O Museu Nacional de Antropologia  está situado na zona entre o Paseo de la Reforma e a rua Mahatma Gandhi , contém importantes artefatos arqueológicos ,antropológicos e pré-colombianos como a Pedra do Sol e a Estátua Asteca de Xochipilli , Sarcófago Único e Mascara de Jade

 Mercado Roma

Conheça o Mercado Roma  ( Calle Querétaro 225, Roma Nte., 06700 Ciudad de México, D.F., México ) ,lindo projeto de Rojkind Arquitectos ,para se deliciar com a típica comida mexicana, como tacos, comida contemporânea  e paletas.

Mercado de La Merced

( Calle Rosario s/n, Merced Balbuena, 15810 Venustiano Carranza, CDMX, México )

O mercado era o antigo lugar onde as trocas de alimentos eram feitas no período colonial. Hoje, vende vegetais, carnes, peixes, doces e queijos, que fica a uma custa caminhada da área turística do Centro Histórico cercado por diversas tendas coloridas .

Centro Histórico

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe

O lugar sagrado pode ser encontrado na região norte da Cidade do México  Turistas do mundo todo visitam o local para conhecer a imagem da santa, comparado a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo , Brasil.

Sou uma pessoa de muita fé em Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil e senti o mesmo arrepio no corpo quando entro na Basílica de Aparecida em São Paulo ,  entrando na Basílica de Guadalupe….senti o mesmo , incrível !!!

Você sabia ?

Você sabia que os cientistas chegaram à conclusão de que os corantes usados na pintura do manto não pertencem ao mundo terreno e contém um alto grau de radiação? Na pupila do olho da Virgem foram encontradas figuras que retratavam as pessoas que assistiram ao milagre? Mesmo exposta há séculos à veneração, o manto não foi danificado? Em 1921, um homem deixou uma carga de dinamite logo abaixo da imagem. Ao explodir, demoliu parte da igreja, porém nada aconteceu com a imagem.

 

A história de Nossa Senhora de Guadalupe

Veja o link abaixo sobre os milagres da Santa,

http://www.sancta.org/nican_p.html

Bosque de Chapultepec

Considerado a maior área verde da Cidade do México , 1600 acres ,maior parque urbano da América Latina , onde localiza-se o Castelo de Chapultepec , comparável em suntuosidade aos palácios da Europa.

Castelo de Chapultepec ( Bosque de Chapultepec I Secc, 11100 Cidade do México, Distrito Federal, México

Monumento à Revolução Cidade do México

Monumento que comemora a Revolução Mexicana , localizado na Plaza de la República, que atravessa o coração das principais avenidas , Paseo de la Reforma e dos Insurgentes.

Palacio de Bellas Artes

O Principal de Ópera em estilo arquitetônico rico Beaux Arts , rico em mármore Carrara Branco.

Piramides-de-teotihuacan

Pirâmide do Sol

Pirâmide da Lua

Dica ; Não vá apertado para ir no banheiro pois o local além de você andar bastante não há a mínima condição sanitária no local como banheiros e bebedouros , não se iluda !!!

Auditório Nacional do México

É um centro de espetáculos mexicano localizado em Chapultepec,

Estádio Azteca na Cidade do México

Inaugurado em 29 de maio de 1966 , sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1968 e a Copa do Mundo de 1970 e 1986 , com capacidade para 87 mil torcedores.

Com capacidade para 87.000 torcedores sentados[1], também é conhecido como Coloso de Santa Úrsula, devido ao bairro onde é localizado o estádio.

Catedral Metropolitana da Cidade do México

Um dos muitos pontos turísticos do Centro Histórico , símbolo da

colonização espanhola com sua arquitetura Barroca-Churriqueresca.

Palácio Nacional do México ,

https://www.museosdemexico.com/tour-national-palace-mexico-city-df.html

Arquitetura tipicamente singular onde se apreciam os arabescos, é a sede do Poder Executivo federal do México ,  localizado na Praça da Constituição ( Zócalo ), num terreno com 40 000 m² situado no centro histórico.

Acessibilidade , Paisagem e Mobilidade Urbana,

A cidade do México pode ser considerada em sua área urbana turística como uma das melhores das Américas , excluindo as americanas ( USA ) é lógico, mas em ralação as Centro Americanas e Sul-Americanas recebe nota dez em suas ciclovias , acessibilidade nas calçadas , iluminação pública e transporte urbano.

 

 

 

Museu Soumaya

Impressionante as obras de arte desse Museu com entrada livre e super seguro , com seus detalhes internos e externos arquitetônicos impecáveis,

O Museu Soumaya é uma Instituição Cultural Privada, vinculada a Fundação Carlos Slim ,sem fins lucrativos.Ocupa dois espaços distintos: um edifício de importância histórica na Plaza Loreto, na região sul da cidade, e a nova sede, projetada por Fernando Romero e inaugurada em 2011, na Plaza Carso, região norte. O nome do museu é uma homenagem a Soumaya Domit, esposa do fundador, Carlos Slim falecida em 1999.

Carlos Slim

O museu abriga um acervo com mais de 60.000 peças, composto por coleções de artes plásticas , decorativas , documentos históricos , relíquias religiosas e numismáticas , cobrindo o período que vai do Séc. XVI aos dias de hoje, abrangendo sobretudo a produção artístico-cultural do México, da América Latina e da Europa. É um dos mais destacados acervos desse tipo no continente. Muito relevante é a coleção de 380 esculturas de Auguste Rolim, a segunda maior do mundo, além do conjunto de retratos, paisagens e pinturas religiosas do Barroco Novo Hispanico.

Conheça esse Mega Empresário e sua simplicidade mexicana,

40 momentos da vida de Carlos Slim, o mais rico do mundo

Dica: Imperdível e a entrada é franca e pode-se tirar fotos.

Pratarias , Adornos e jóias finas

As peças de prata e pedras preciosas mexicanas de um artesanato impecável

Dica: Visitar a principal loja da Cidade do México que fica na  Calle  Francisco  Tamagno nº 120 , local 7 – Colonia Peralvillo e ter o prazer de conhecer essa figura simpática e maravilhosa conhecido por grandes personalidades mundiais como políticos ,esportistas e artistas de Hollywood…o Sr. Rafael Córdova  que irá recebê-los com um brinde feito por ele como visto nesse vídeo abaixo.

Os preços são convidativos desde pequenos presentes e lembranças até altas jóias e não esqueça de pedir o famoso gole de uma Tequila especial , brindando ” Viva o México “

Bazar de Arte de San Angel em Coyoacan , na Praça San Jacinto 11, San Angel e arredores

Esta feira acontece todos os sábados com um riquíssimo artesanato e peças maravilhosas da cultura mexicana,

No bairro de Coyoacán , aproveite para conhecer a Igreja de S.J. Batista na praça de Coyoacán, muito pitoresco.

Conhecer também a Igreja Santa Catarina na Plaza Santa Catarina, uma das mais antigas da capital,

Museu Frida Kahlo

O famoso Museo Frida Kahlo , onde a mesma morou que fica nas esquinas da Cale Allende com Cale Londres

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón , foi uma pintora mexicana que nasceu em 06 de julho de 1907 em Coyoacán e faleceu em 13 de julho de 1954.

A Casa Azul,

Conheça um pouco da tumultuada vida de Frida Kahlo,

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo

Zona Arqueológica de Tlatelolco

Zona Arqueológica de Tlatelolco, ao fundo, a Igreja de Santiago, construída com pedras de Tlatelolco.

Conheça um pouco sobre Tlatelolco

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tlatelolco

Dica de Hotel : Sheraton  Maria Isabel , que fica na Praça da Independência

Dica : Se você quiser a esses lugares , contrate esse guia muito conhecido na cidade mexicana , que por apenas 300,00 pesos por pessoa ( R$ 55,00) , você conhece vários lugares da cidade durante um passeio de 8 horas, com mais privacidade.

Guia: Sr. Angel Aguilar Munguia , que fica na Tenda Turística da Praça da Independência em frente ao Hotel Sheraton

– telefones do Angel – 55 2675-4021 , ele mesmo dirige no seu táxi cor de rosa

Angel com Vagner

As Obras de Arte muito bem cuidadas e respeitadas pela população da Cidade do México,

Dica: Visitar durante 4 dias a Cidade do México , vale muito , principalmente quando você for fazer escala no Aeroporto para outro País, então embarque no mesmo voo 4 dias depois, só comunicar sua Companhia Aérea que os custo da passagem não altera.

Deixe seu comentário , que o mesmo será publicado e respondido,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized, Viagens e Dicas de lugares no mundo e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s