Bairro do Campo Belo – Morar Bem – Folha de SP

Matéria com o engenheiro urbano Vagner Landi elaborada pela jornalista Gabriely Araujo da Folha de São Paulo,

45de76d62f9d12af001c5293aa9305c4_5_FOTO+VAGNER+LANDIParabéns a esta revelação da Folha de SP , que tem uma experiência de vida muito linda pelo seu esforço e dedicação ao ramo jornalístico,,,,,Valeu Gaby !!!

Novas estações de metrô atraem mais prédios para Campo Belo e Santo Amaro

GABRIELY ARAUJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

20/03/2016 02h00

A história de urbanização da zona sul mostra que, onde o metrô passa, o mercado imobiliário vai atrás.

16079115

Vista geral do bairro Vila Mariana desde o empreendimento Essentials

Foi assim na Vila Mariana, o primeiro bairro a receber os trens na capital, em 1974, e não é diferente no caso dos distritos Campo Belo e Santo Amaro, que abrigarão, nos próximos anos, as estações da linha 5-lilás

 

O trecho completo atenderá a 780 mil pessoas por dia e terá integração com as linhas 1-azul (Santa Cruz) e 2-verde (Chácara Klabin), até o segundo semestre de 2017, além da já existente conexão com a 9-esmeralda da CPTM (Santo Amaro). A conclusão da estação Campo Belo, no meio da linha, que fará conexão com a 17-ouro, está prevista para 2018.

Depois de tudo pronto, a zona sul perderá apenas para a região central da cidade em conexões entre trilhos, com três linhas de metrô.

O urbanista Kazuo Nakano acredita que essas novidades aumentarão ainda mais o número de prédios nos bairros, que já contam com taxas de verticalização altas. Na Vila Mariana, 81% dos domicílios já são apartamentos.

“São áreas que terão transformação significativa nos próximos anos, tanto pelas obras de mobilidade quanto pela nova lei de zoneamento”, diz Nakano.

Para Bruno Vivanco, vice-presidente da Abyara Brokers, é um movimento natural. “O metrô aumenta o interesse pela região”, afirma.

Em Santo Amaro, construções surgem próximas às estações da linha lilás. A rua Doutor Antônio Bento, perto da estação Adolfo Pinheiro, ganhou espigões como o Spot Alto da Boa Vista, da Even, com lançamento previsto para junho. As unidades, de dois dormitórios, custam a partir de R$ 376 mil.

A região também contará com a linha 17-ouro do monotrilho, e fará conexão com a linha lilás, passando por Campo Belo, ligando o bairro ao aeroporto e à estação Morumbi da CPTM.

VALORIZAÇÃO

Entre os lançamentos no Campo Belo, em Santo Amaro e na Vila Mariana predominam os de padrão médio, com imóveis de até 89 m². Das 11.330 novas unidades, construídas nos últimos cinco anos, 64% têm essa característica, segundo a Geoimovel.

lancamento-estacao-gabriele-portaria-7_NewRelease

Ao lado da futura estação do metrô Campo Belo/Brooklin está o edifício Estação Gabriele, da Odebrecht, com apartamentos tipo estúdio, de 36 m² a 67 a m².

index.php

Campo Belo próximo as avenidas Roberto Marinho e Santo Amaro que serão revitalizadas em breve com a entrega do Metrô e Monotrilho,

índice 1

folha-logonCADERNO MORAR BEM de 20/03/2016

O engenheiro e urbanista Vagner Landi, 56, que vive no Campo Belo há 19 anos com a filha e a mulher, acha a região que terá estações de Monotrilho e Metro , assim que ficarem prontas , terá uma valorização tremenda e elevará a Qualidade de Vida neste bairro.

“A região já é bem abastecida com serviços, há mercados, farmácias e bancos. Houve um boom nos últimos anos, e área se valorizou mais ainda com a construção do metrô e do monotrilho”, diz.

Ele acrescenta, no entanto, que há problemas de infraestrutura urbana, sem falar no atraso das obras do monotrilho, obra cuja conclusão estava prevista para 2014.

O Metrô afirma, em nota, que há frentes atuando na construção de quatro estações do monotrilho, e que as demais tiveram obras abandonadas pelos consórcios que executavam o trabalho. As obras permanecem paralisadas até a realização de nova concorrência.

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s