Audiências Publicas da Câmara Municipal – O futuro da cidade de São Paulo em nossas mãos – A participação popular é muito importante.
A requalificação do Centro de São Paulo , muito se falava desde administração pífia do prefeito Gilberto Kassab , hoje aliado a Dilma e Lula do PT, mas nosso Blog não se preocupa com políticos e sim com o melhor para nossa capital tão querida , onde vivemos e buscamos , “A Melhor Qualidade de Vida” , tão bem defendida em nosso Blog em que o assunto principal é a Politica Urbana e a Política Estratégica de Cidades.
Estivemos dia 10 de setembro , eu e minha amiga professora Helena Werneck , arquiteta e urbanista na Audiência Pública da Revisão de Uso e Ocupação do Solo da Subprefeitura da Sé,que abrange as principais áreas do centro da capital paulistana.
do Conselho de Representantes da Sé e Consolação focado na Politica Urbana da região da Subprefeitura , expôs com muita clareza e competência que os projetos futuros e os que já estão em andamento para futuras implantações urbanísticas na região sejam parte de um “Protocolo de Intenções”
Facilitar debates, é uma cara da própria cidade ….colocar aprovações rápidas dos projetos participativos , ambientais e culturais pois na região existem muitos imóveis tombados pelos órgãos de patrimônio cultural.
São 3 milhões de pessoas diariamente no território da Sé ( Centro ), temos vários problemas em nossa região e Helena colocou um assunto em questão importante a respeito do Elevado Minhocão , que é um grande empecilho para a região em vários aspectos e que o mesmo deveria realmente ser demolido.
Mais uma vez estivemos presentes e salientei aos presentes , elogiando Daniel Montandon que é o Supervisor Geral de Uso e Ocupação do Solo da capital paulistana, o qual sempre explica muito bem as diretrizes que estão sendo discutidas nesta Lei de Revisão de Uso e Ocupação do Solo em nossa capital, que da atual administração é um dos poucos que se destacam por sua competência.
Um assunto importante que relatei a todos presentes é sobre as Cotas Ambientais, que serão ferramentas importantes para quen for ultrapassar os coeficientes básicos de aproveitamento da área construída dentro de cada lote , que farão parte de descontos em Contra-Partidas financeiras em relação a áreas utilizadas como drenantes dentro lote ,como jardins,paredes e lajes verdes, desde que sejam drenadas naturalmente ou por caixas de captação para reaproveitamento das águas pluviais para retenção .
Estas áreas devem ser fiscalizadas pois após o Habite-se , muitos somem com estas áreas utilizando-as para estacionamentos ou mesmo sumindo com as mesmas. Como há deficiência nas fiscalizações das Subprefeituras , que se faça pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município.
Também lembrei novamente da importante ligação do Vale do Aricanduva até o Parque D Pedro II em que o transporte publico tem importância grande para as pessoas virem até o local de trabalho = “Operação Celso Garcia “, que fazia parte do PDE anterior e nem sequer foi citada neste novo Plano Diretor Estratégico e que projetos de Revitalização Urbana e Sustentabilidade nestes eixos , deste na Zona Leste e na Zona Sul desde Sto Amaro até a Praça das Bandeiras , onde poderia-se implantar os VLTs – Veículos Leves sobre Trilhos , presentes em todas as principais cidades do mundo , como no exemplo abaixo em Amsterdam na Holanda e Praga na República Checa ,
retirando todos os enormes ônibus destas avenidas ,
deixando=os apenas em ruas internas dos bairros.
Os sete distritos abrangidos pela subprefeitura (Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé) abrigam cerca de 430 mil habitantes. De acordo com o relator do PL, vereador Paulo Frange (PTB), a região central tem o uso e ocupação do solo mais complexos da cidade. “Aqui temos três tipos de operação urbana em desenvolvimento, a Operação Centro, que dá características especificas de estímulo de produção de edificações, a Operação Bairros Tamanduateí e uma parte do Arco do Tiete, que também tem suas determinações de desenvolvimento. O que precisamos é estimular mais a atividade econômica atrelada à habitação”, ressaltou.
O coordenador do Conselho Participativo da Sé, Rafael Vitorino, manifestou a preocupação dos moradores com a preservação das áreas verdes no cento da cidade. “Nossa preocupação é que essas áreas destinadas a parques e praças sejam destinadas para outros equipamentos públicos. Por mais necessário que sejam esses equipamentos, é importante que se preserve essas áreas, até para que os problemas oriundos da deficiência de áreas verdes aqui no centro sejam minimizados. Precisamos de qualidade de vida e que essas áreas sejam preservadas para isso” afirmou.
Av. S. João = metade do século passado , o charme dos bondes da CMTC.
Conheça um pouco sobre a nossa cidade neste vídeo elaborado por professores urbanistas renomados destacando – Caio Silva Ferraz e minha amiga e professora e Orientadora desta pesquisa arq.urbanista Helena Werneck que faz parte hoje da nossa equipe da Destac juntamente com as arquitetas urbanistas Paula Zanelato , Eline Souza Araujo e eu !!!
https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc&feature=youtu.be
Um excelente documentário sobre a urbanização de São Paulo, com um enfoque geográfico-histórico, permeando também questões sobre meio ambiente, política
Veja matéria no Blog da Politica Urbana postada em 05 de abril de 2014 sobre a Historia de São Paulo em fotos antigas,
https://engvagnerlandi.com/2014/04/05/sao-paulo-historia-em-fotos-antigas-old-photos-of-sao-paulo/
http://www.camara.sp.gov.br/blog/moradores-da-se-discutem-a-revitalizacao-da-regiao-central/
Continuamos a luta para tentarmos mudar a maneira de se pensar em São Paulo, para garantir o futuro dos nossos filhos e netos , caso forem permanecer morando em nossa capital mas opine e deixe seu comentário que o mesmo será respondido por nossa equipe de trabalho , que luta por uma Melhor Qualidade de Vida em nossa SAMPA !!!
OBRIGADO !!!