Praga – The architectural jewel of Europe

Praga ,pra mim é a joia arquitetônica da Europa,um sinônimo de cultura milenar,
que parou no tempo com suas cem torres,obras de arte de tirar o fôlego,
seus mosteiros góticos,seus templos renascentistas,
não é a toa que é considerada a cidade histórica mais bela desde os tempos medievais,
pois de tão fascinante suas cenas aos olhos nus num surrealismo que combinam paisagens alucinatórias mas ao mesmo tempo elegante e fino.
Esta cidade parece um pouco difícil de entender ,principalmente para nós brasileiros que não temos politicamente a formação cultural de preservação do Patrimônio Histórico,
também nascemos em 1500 , enquanto que sua mais tradicional ponte foi construída em meados de 1300…incrível !
Praga é cativante,pois quem a visita,já no primeiro dia pode falar que irá voltar !
Cidade da música clássica que você pode assistir na Câmara Municipal , um dos edifícios mais belos do mundo do modernismo ou o Teatro Estates onde o gênio Mozart estreou sua famosa ópera Don Giovanni…imperdível !
Praga (Praha) , capital e a maior cidade da República Tcheca às margens do Rio Vitava, conhecida como “cidade das cem cúpulas”, principal centro econômico e industrial da República Checa, situada na Boêmia central.
Rodeada por colinas de ambos os lados,margeada pelo rio Vitava antes da confluência com o rio Elba.
O charme desta cidade ao olho nu é a sinuosidade do rio com suas inúmeras pontes decoradas com estátuas milenares com suas teias de aranhas que dão um aspecto tétrico inofensivo aos efeitos das intempéries, contrastando com a presença imponente do Castelo de Praga,visto de vários pontos da cidade.
População aproximada de 1.300.000 habitantes com 496 Km2 de área
Transportes
O transporte público em Praga é perfeito com seus VLT – Veículos Leves sobre trilhos que convivem em harmonia entre os automóveis,veículos,pedestres,bicicletas e um sistema de Metrô e ônibus em número menor,sempre com pensamento em redução do monóxido de carbono e poluição zero.
Economia
Importante centro industrial e cultural do país,variando na produção de produtos químicos,eletrônicos,alimentícios,farmacêuticos,bebidas alcoólicas,produtos estéticos e os lindos artigos de vidros e cristais como os famosos Cristais da Boêmia,não deixando de lado a indústria cinematográfica.
Tornou-se um importante centro turístico após a queda do regime comunista,elevando assim este importante seguimento que é tão bem explorado pelo governo.
Praga destaca-se também como centro cultural com diversas instituições de ensino superior com a Universidade de Carlos ( Séc XIV ) como a mais antiga da Europa Central,também não deixando de comentar da Universidade Técnica de Praga ( séc XVIII )
Monumentos
Menino Jesus de Praga.
A paisagem urbana da capital, com ruelas com traçado irregular contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna,mas sempre preservando as partes históricas com seus monumentos nacionais.
Igrejas
As que mais se destacam são as barrocas – São Nicolau que é a igreja do Menino Jesus de Praga e a igreja do Loreto ( séc XVIII ), que ficam no bairro Malá Strana,que não podem deixar de ser visitadas.
Na cidade velha está a igreja Tynsky de estilo Gótico ( séc XIV ) onde está o túmulo do astrônomo Tycho Brahe , também está o cemitério Judáico ( séc xii ) com sua Sinagoga,ode próximo encontra-se o relógio Astronômico Orloj e a parede Lennon.
A Ponte Charles Bridge
A Ponte Carlos (em tcheco Karlův most) é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena , onde sua construção teve início em 1357 a pedido do rei Carlos IV e finalizada em meados do séc XV, onde foi a comunicação mais importante da época entre a cidade velha e o Castelo de Praga e Zonas adjacentes até 1841……essa tem história !!!
Sua estrutura com 516 metros e largura de 10 metros é apoiada em 16 arcos de pedras e protegida por três maravilhosas torres que são cartões postais para fotos espetaculares contempladas por 30 estátuas magníficas contemplando suas torres onde a que mais se destaca é a torre que fica no lado da cidade Velha com arquitetura gótica de tirar o fôlego.
A Ponte Carlos e seus arcos vista do rio Moldava
A maioria delas foram construídas entre 1683 e 1714 e são em estilo barroco, representam vários santos e patronos venerados naquela época. Entre os artistas que decoraram a ponte com suas obras se encontravam os mais proeminentes da Bohemia: Matthias Braun, Jan Brokoff e seus filhos Michael Joseph Brokoff e Ferdinand Maxmilian Brokoff, entre outros.
Entre as esculturas mais notáveis, se encontram as de São Luthgard, o Calvário e a de São João Nepomuceno . Também é conhecida como a estátua do cavaleiro Bruncvík.
Dica: Quem não lembra que nossos pais quando ganhavam cristais ou compravam para servir um bom drink em casa falavam……….este é Cristal da Bohemia filho !!!
Realmente você poderá andar pelas ruas famosas de Praga e curtir a arte dos cristais Tchecos ,os legítimos Cristais da Boêmia,num preço convidativo;
Também entrar nas lojas de marionetes tchecas,onde Pinóquio é o personagem principal;
A famosa igreja do Menino JESUS DE PRAGA e comprar uma lembrancinha para um amigo;
Visitar a ponte Carlos sobre o rio Moldava é um dos cartões postais mais famosos da cidade;
Subir os 223 degraus das escadarias até o palácio para ver a troca da guarda, e avistar a linda cidade de Praga;
Não deixar de comprar uma joia dos cristais legítimos negros tchecos ,raros aqui no Brasil
Um bom hotel para ficar é o Hotel Leonardo ,um 4 estrelas próximo a ponte Charles Bridge ( PONTE CARLOS ),com uma boa vista para o Castelo de Praga ,que pode ser reservado pelo Booking;
Andar de pedalinhos no rio Moldava com a pessoa amada;
Curtir os bares a beira do rio avistando as belas pontes de Praga ,
Tomando uma bela cerveja Gambrinus,ou uma boa taça de vinho,servido por belas garçonetes tchecas,
ou andando pelas ruas de Praga e dar de frente num final de semana com uma noiva nas ruas da cidade,
Mande seu comentário para o nosso Blog ;
Obrigado e curta outras matérias sempre focando a Melhor Qualidade de Vida nas cidades pelo mundo inteiro e todas as fotos no Blog são das nossas lentes.