Aveiro – A Veneza Portuguesa – Aveyro – The Portuguese Venice

Aveiro – A Veneza Portuguesa

Aveiros Bandeira

Aveiros brasao

Aveiro – A Veneza Portuguesa,considerado um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico,na qual quem vai a Portugal e não conheceu,tem que voltar e ver a cordialidade do verdadeiro português.

ria26g

Sua Geografia,

praia12g

Município territorialmente descontínuo, com algumas ilhas fluviais chamadas de Ria de Aveiro, que é o resultado do recuo do mar, com a formação já no Século XVI de cordões litorais ,constitui uma espécie de Lagoa,que hoje é considerado um dos mais lindos acidentes hidrográficos da costa portuguesa,para os amantes da natureza,as lindas salinas nas encostas encantam aos olhares,

ria22g

Aveiros faz fronteira com Albergaria Velha,Oliveira do Bairro,Àqueda e Vagos,através da Ria limites aquáticos e terrestes com Ilhavo e Murtosa,perfazendo quase 25 Km de extensão em paisagens alucinantes e românticas.

images (6)

Aveiros tem 197,58 KM2 ,com uma população de aproximadamente 80 mil habitantes,região central de Portugal no Baixo Vouga.

images

Distancias de Aveiro em km e de automóvel em horas até:

Algarve – 537 km – cerca de 4 horas 59 min.

Lisboa – 301 km – cerca de 3 horas 4 min.

Cidade do Porto – 67,0 km – cerca de 1 hora 6 min.

Coimbra – 108 km – cerca de 1 hora 30 min.

Essa tem História !!! – comparando com o Brasil que foi descoberto em 1500.

images (1)

Em finais do século XVI, princípios do século XVII, a instabilidade da vital comunicação entre a Ria e o mar levou ao fecho do canal, impedindo a utilização do porto (veja Porto de Aveiro) e criando condições de insalubridade, provocadas pela estagnação das águas da laguna, causas estas que provocaram uma grande diminuição do número de habitantes – muitos dos quais emigraram, criando povoas piscatórias ao longo da costa portuguesa – e, consequentemente, estiveram na base de uma grande crise econômica e social. Foi, porém e curiosamente, nesta fase de recessão que se construiu em plena dominação filipina, um dos mais notáveis templos aveirenses: a igreja da Misericórdia.

Igreja de Misericórdia,

110546605.HGiXj9Q6

Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado por traição, ao cadafalso, o seu último duque, título criado, em 1547 por D. João III. Por essa razão, e a pedido de algumas pessoas notáveis da cidade, à nova cidade foi dado o nome de Nova Bragança em vez de Aveiro, por Alvará Real de 11 de Abril de 1759. Com a queda do poder do Marquês de Pombal, após D. Maria I se tornar rainha em 1777, logo esta mandou voltar à cidade à sua anterior designação.

ria69pVisite o Site oficial da cidade de Aveiro : www.cm-aveiro.pt

Esta matéria foi feita em homenagem aos nossos mais novos e queridos amigos Portugueses,aos quais desejo um Feliz  2014 com Muita Energia Positiva,verdadeiros Aveirenses,meu querido Vicente José e esposa Conceição Pessegueiro,e as queridas Maria Martins e Maria Silva,que nos veremos novamente em 2014 com a graça do bom Jesus e a força de Nossa Senhora Aparecida.

Aveiro no mapa de Portugal,

Aveiros mapa

Videos de Aveiro,

http://www.youtube.com/watch?v=5rgRrlzzIZ0

http://www.youtube.com/watch?v=dbHGIZj1x0U

http://www.youtube.com/watch?v=gH_oN0u5j9E

http://www.youtube.com/watch?v=Uq9PGtpYYRQ&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DUq9PGtpYYRQ&app=desktop

45de76d62f9d12af001c5293aa9305c4_5_FOTO+VAGNER+LANDISALVE PORTUGAL !!!

Veja também matéria do Urbanista,das quais condecorada pelo WordPress como uma das mais bem acessadas em 2013/2014,

https://engvagnerlandi.com/2011/11/23/dicas-de-portugal-lisboa-ao-porto-ou-lisboa-ao-algarve-muito-a-conhecer-em-portugal/

Deixe seu comentário,clicando em Deixe seu Comentário,logo abaixo,que o mesmo será editado e publicado,Muito Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em Uncategorized, Viagens e Dicas de lugares no mundo e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Aveiro – A Veneza Portuguesa – Aveyro – The Portuguese Venice

  1. Pingback: Lisboa a Cidade do Porto ou Lisboa ao Algarve, Lugares e dicas especiais das cidades portuguesas | Eng. Urbanista Vagner Landi

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s