TATUAPÉ-Subprefeitura do Tatuapé para 2013 em nova gestão política

Subprefeitura do Tatuapé

 

SUBPREFEITURA TATUAPÉ – Comissões aprovam projeto

De autoria do vereador Toninho Paiva, o Projeto de Lei que propõe a criação da Subprefeitura Tatuapé, nº 01-0389/2004, recebeu parecer favorável, na Câmara Municipal, das comissões de Constituição e Justiça; Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente; de Administração Pública e de Finanças e Orçamento, segundo documento enviado a esta Gazeta.

De acordo com justificativa apresentada à Câmara, a proposta visa racionalizar a máquina administrativa, propondo uma nova divisão do município. Segundo o vereador, a Sub Tatuapé iria aperfeiçoar os serviços prestados à população residente nos distritos do Tatuapé e Vila Formosa, dois dos locais mais habitados e com expressivo crescimento comercial e residencial.

Conforme Paiva, embora privilegiada face ao seu desenvolvimento, essa situação vem criando uma saturação quanto aos serviços municipais prestados atualmente pelas subprefeituras Mooca e Aricanduva/Formosa/Carrão. “Isto porque estas duas subprefeituras já estão sobrecarregadas por conta de suas abrangências que atendem bairros como Alto da Mooca, Belém, Água Rasa, Vila Aricanduva, Vila Carrão, entre outros”, salienta.

Neste contexto, o parlamentar propôs a Sub Tatuapé, com ações, serviços e coordenação próprias. O vereador ressalta que a área de atendimento será formada a partir do desmembramento das subprefeituras Mooca, Penha e Aricanduva/Formosa/Carrão. A Subprefeitura Penha atende uma área de 49 km2, superior inclusive a muitos municípios da Grande São Paulo. A Mooca atende 28,8 km2 e a Aricanduva, 21,5 km2, sendo esta última formada por parte do Jardim Anália Franco, fato que motiva protestos de parte dos moradores.

Com o desmembramento das outras subprefeituras, o perímetro da Subprefeitura Tatuapé ficaria definido da seguinte forma: início no Rio Tietê, sob a Ponte do Tatuapé, seguindo até a Ponte do Aricanduva, depois à direita na Avenida Airton Pretini, seguindo pelo Viaduto Engenheiro Alberto Badra, virando a direita na Rua Santo Isidoro, à direita novamente na Rua Comendador Gil Pinheiro, à esquerda na Rua Nova Jerusalém, à direita na Rua Vale Formoso e à esquerda na Rua Antonio de Barros. Na sequência, segue pela Rua Acuruí, vira à direita na Rua Curupá, segue pela Rua Bimbarra e pela Avenida Dr. Eduardo Cotching. Depois, vira à esquerda na Rua Cestari, à direita na Avenida Vereador Abel Ferreira, à direita na Avenida Salim Farah Maluf, até o ponto inicial. Caberá ao órgão competente definir e disponibilizar a infraestrutura para a implementação da subprefeitura.

 Opinião do eng.urb.Vagner Landi sobre a criação da nova Subprefeitura para a próxima gestão do novo prefeito que assumirá em 01 de janeiro de 2013.

Importante a criação desta nova subprefeitura para o bairro do Tatuapé que hoje tem uma área de 8,2 km2 e com a criação da nova Sub passaria para 15,4 km2 aproximadamente,retornando o Jardim Anália Franco,que hoje pertence ao bairro de Vila Formosa,alteração feita no governo de Luiza Erundina,gestão PT.Além do retorno se aprovada a lei,também englobaria para a área da nova Sub,parte da Vila Carrão e adjacentes.

Qual a razão da mudança com a nova Subprefeitura

O Tatuapé,hoje,não suporta mais o abandono por parte da Subprefeitura da Moóca,nas áreas do grande Tatuapé,Parque São Jorge e parte do início do Aricanduva em virtude da área a ser comandada pela SubMoóca não dar conta em maquinários e mão de obra pública para o tamanho a alcançar em manutenção do mobiliário urbano,praças públicas,podas de árvores,guarda metropolitana e fiscalização.

Então com a criação da  nova Sub,os investimentos seriam melhor distribuídos e os pedidos da comunidade atendidos com maior rapidez proporcionando um melhor relacionamento população com poder público.

Abaixo,projeto do vereador para criação da Subprefeitura.

 Projeto de Lei nº 389/2004

CRIA A SUBPREFEITURA DO TATUAPÉ E ALTERA OS LIMITES TERRITORIAIS DAS SUBPREFEITURAS DA MOOCA E DO ARICANDUVA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Autor

Toninho Paiva

Data de apresentação

16/11/2004

Processo

01-0389/2004

Situação

tramitando

Comissões designadas

  • CONSTITUICAO E JUSTICA – JUST
  • POLITICA URBANA,METROPOLITANA,MEIO AMB. – URB
  • ADMINISTRACAO PUBLICA – ADM
  • FINANCAS E ORCAMENTO – FIN

Tramitação

  • 16/11/2004 – Recebido por ATM
  • 20/12/2004 – Encaminhado por ATM
  • 20/12/2004 – Recebido por JUST
  • 06/01/2005 – Encaminhado por JUST
  • 19/01/2005 – Recebido por ARQUIVO
  • 25/02/2005 – Encaminhado por ARQUIVO
  • 07/03/2005 – Recebido por SGP2
  • 07/03/2005 – Encaminhado por SGP2
  • 07/03/2005 – Recebido por JUST
  • 22/07/2005 – Encaminhado por JUST
  • 25/07/2005 – Recebido por URB
  • 19/04/2007 – Encaminhado por URB
  • 07/05/2008 – Recebido por SGP21
  • 12/01/2009 – Encaminhado por SGP21
  • 13/01/2009 – Recebido por ARQUIVO
  • 17/02/2009 – Encaminhado por ARQUIVO
  • 19/02/2009 – Recebido por SGP2
  • 13/03/2009 – Encaminhado por SGP2
  • 18/03/2009 – Recebido por PESQUISA
  • 18/01/2010 – Encaminhado por PESQUISA
  • 19/01/2010 – Recebido por SGP21

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo

Redação original

“Cria a Subprefeitura do Tatuapé e altera os limites territoriais das Subprefeituras da Mooca e do Aricanduva, e dá outras providências”.

A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA:

Art. 1º – Fica criada no Município de São Paulo a Subprefeitura do Tatuapé.

§ 1º – O limite territorial da Subprefeitura, ora criada, corresponderá às áreas resultantes das seguintes descrições:

I – Subprefeitura do Tatuapé: começa na confluência da Avenida Salim Farah Maluf com a Avenida Condessa Elisabeth Robiano, Segue pela Avenida Rogério Alves de Toledo, Avenida Airton Pretini, Avenida Aricanduva, Rua Santo Isidoro, Rua Coronel Marques, Avenida Conselheiro Carrão, Avenida Guilherme Giorgi, Rua Aracê, Avenida Doutor Eduardo Cotching, Rua Angá, Avenida Vereador Abel Ferreira e Avenida Salim Farah Maluf, até o ponto inicial.

§ 2º – A Subprefeitura da Mooca e a Subprefeitura de Aricanduva permanecerão com os respectivos Distritos remanescentes, compreendidos nos limites territoriais fixados no Art. 7º da Lei 13.399/02 e Anexo I, excluída a área dos distritos descritos no parágrafo anterior.

Art. 2º – À Subprefeitura ora criada aplicam-se, isonomicamente, as atribuições e competências fixadas pela Lei nº 13.399/02, dentro de seus respectivos limites territoriais.

Parágrafo único – Caberá ao órgão competente pela implementação da Subprefeitura definir e disponibilizar a infra-estrutura necessária à alteração que trata esta lei e o exercício das atribuições e competências da referida Subprefeitura.

Art. 3º – O Poder Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 60(sessenta) dias, a contar da data de sua publicação.

Art. 4º – As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 5º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Matéria publicada em julho de 2010 com o eng.urb.Vagner Landi

 

https://engvagnerlandi.wordpress.com/2010/07/07/subprefeitura-do-tatuapeuma-realidade-proxima-para-a-z-leste/

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para TATUAPÉ-Subprefeitura do Tatuapé para 2013 em nova gestão política

  1. Sandra disse:

    Acho justo, moro no Tatuapé e vejo o abandono e pouco caso da Sub prefeitura da Mooca e vejo tb o cortiço a céu aberto logo ali no Belém próximo a Radial Leste …. O que acontece o subprefeito é cego por não fazer nada absurdo total !!!!!!!

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s