Esta matéria é feita por muito carinho para esta cidade sinônimo de romantismo e cultura em homenagem aos meus amigos de Aveiro e Lousã
eng.urb.Vagner Landi
Aveiro , 197,58 KM2 de muito charme e cultura,com uma população de aproximadamente 80 mil habitantes,região central de Portugal no Baixo Vouga.
Farol de Aveiro
Município territorialmente descontínuo, com algumas ilhas fluviais chamadas de Ria de Aveiro, que é o resultado do recuo do mar, com a formação já no Século XVI de cordões litorais ,constitui uma espécie de Lagoa,que hoje é considerado um dos mais lindos acidentes hidrográficos da costa portuguesa,para os amantes da natureza,as lindas salinas nas encostas encantam aos olhares,
O município de Aveiro está dividido em 10 freguesias:
Aradas-Cacia-Eixo e Eirol-Esgueira-Glória e Vera Cruz-Oliveirinha,Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz-Santa Joana-São Bernardo-São Jacinto
– Aveiro, sem dúvida uma cidade para ficar no mínimo dois dias cheios para tomar um bom vinho do Alentejo e provar os Ovos Moles.
– Barcos Moliceiros é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro, região Rio Vouga, originalmente utilizada para apanhar os moliços, hoje fazem parte da paisagem urbana e turística da linda e romântica Aveiro. – Catedral de Aveiro
– Universidade de Aveiro, linda e muito bem organizada que é considerada entre as três melhores Universidades de Portugal,contribuindo para que Aveiro seja considerada hoje, uma cidade alegre e divertida por um número grande de jovens estudantes.
– Museu de Aveiro, este Museu deve ser visitado pois são inúmeras as peças históricas e os verdadeiros Santos em esculturas originais retratando a beleza e a cultura de Portugal.
Nossa Senhora da Soledade – 1550-1777
Obras de arte da Escola Coimbra,séc XV,XVI e XVII , na sequencia os originais de S.Roque,Santo Antão,S,Matheus,S.Paulo e S.Domingos,
– Estádio Municipal de Aveiro, muito lindo e exuberante ,mas Aveiro mereceria um time de primeira divisão para fazer frente ao Porto e ao Benfica.
–Hotel MELIÁ, magnífico onde fiquei, o melhor da cidade pela localização e acolhida com funcionários muito simpáticos e uma paisagem linda dos moliceiros de Aveiro,romantismo a flor da pele.
– Mercado Municipal,não deve ser deixado de lado em sua visita.
– Porto de Aveiro – veja o vídeo abaixo,
faz parte do charme e da economia da cidade de Aveiro,voltado a industria pesqueira e paralelo a alta culinária dos frutos do mar,inserido numa laguna que constitui a Ria de Aveiro, zona de proteção especial (ZPE), de especial importância para varias espécies e a conservação de zonas úmidas, movimenta vários tipos de mercadorias,com terminais que fazem a movimentação de cargas granéis líquidos e sólidos.Sua principal atividade é a movimentação da indústria pesqueira,sendo administração pública fornecendo a região central e norte de Portugal e a zona central da Espanha.
– Rias de Aveiro, históricas e cheias de charme,importantes pelo turismo e retorno financeiro a cidade de Aveiro,pois sem elas Aveiro não seria tão charmosa.
Ria,é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do século XVI, formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes geográficos da costa portuguesa.
Pratos e doces típicos da cidade de Aveiro:
- Ovos moles de Aveiro e seus derivados de Ovos Moles: Castanhas de Ovos, Fios de Ovos, Lampreia de Ovos, etc.
- Bolachas Americanas e Tripas (doces), que são vistas em varias barraquinhas pela cidade e região praiana, deliciosas.
- Raivas
- Caldeirada de Enguias
- Leitão a Bairrada https://www.facebook.com/ConfrariaGastronomicaDoLeitaoDaBairrada?ref=ts&fref=ts
- – Esta Confraria é uma das mais importantes e respeitadas de Portugal pelo seu famoso Leitão a Bairrada que aqui no Brasil podemos conhecer como Leitão Pururuca.
Presto esta homenagem ao meu amigo em especial,um dos fundadores e diretores desta Confraria, Vicente José que foi meu companheiro amigo de viagem por esta linda cidade de Aveiro e meu cicerone na Cidade do Porto juntamente com sua companheira Conceição.
As Salinas retratadas nesta tela de Maria Martins , abaixo
Visite o Site oficial da cidade de Aveiro : www.cm-aveiro.pt
Distancias de Aveiro em km e de automóvel em horas até:
Algarve – 537 km – cerca de 4 horas 59 min.
Lisboa – 301 km – cerca de 3 horas 4 min.
Cidade do Porto – 67,0 km – cerca de 1 hora 6 min.
Coimbra – 108 km – cerca de 1 hora 30 min.
– Aliança Underground Museum
Tem 1.500 metros quadrados de área subterrânea e serve, até hoje, para estagiar as pipas de vinho, aguardentes e espumantes da Aliança-Vinhos de Portugal, empresa do grupo Bacalhôa, que hoje é aberto ao público como Aliança Underground Museum, uma obra prima criada pelo simpático e competente Joe Berardo, o seu único investidor.
Indo a Aveiro você terá o privilégio de conhecer as Caves da Aliança, em Sangalhos, num lugar que extraordinário na mesclagem de arte-cultura-vinho, passeando por um espaço amplo vendo as pipas de vinhos ao lado de uma coleção de arte etnográfica africana. Saber como é um estágio do vinho rodeado de azulejos digníssimos portugueses, fósseis arqueológicos, minerais, cerâmica das Caldas, esculturas contemporâneas do Zimbabué.
Tudo isto graças ao colecionador Joe Berardo,que proporciona ao povo português e aos turistas que visitam a bela Aveiro,valorizar a história e a cultura.
Dica: Colocar no GPS e telefonar um dia antes para marcar visita guiada, apenas.
Rua do Comércio,444,Sangálhos,Aveiro- Portugal
–tel: 234 732 045 – Email: visitas@alianca.pt
Eduardo Medeiro, presidente executivo da Aliança e administrador da Bacalhôa,explica,
– A escolha destas sete coleções prende-se também pelas especificidades climáticas do museu, pois as peças foram escolhidas pela impossibilidade de se deteriorar, já que vão estar lado a lado com as pipas em estágio.
Veja estes vídeos e sinta o prazer de conhecer este Museu,com a simpática Carina,
clique abaixo e veja os vídeos,
O Museu contempla uma coleção arqueológica em Terracota provenientes da antiga cultura Bura-Asinda-Sika da Nigéria – Continente Africano,Minerais do nosso querido Brasil como Ametistas,Calcites,Moscovites,Quartzoz e Turmalinas do RS e MG e Azulejos do século XVIII da arte portuguesa.
Esculturas em Terracota,artes etnográficas africanas valiosíssimas como estátuas,armas e máscaras e esculturas contemporâneas do Zimbábue, recentes da década de 1960.
As coleções de fósseis de mais de 20 milhões de anos dentre madeiras petrificadas,fósseis de peixes já extintos,plantas,conchas,provenientes da América do Sul.
Saiba um pouco deste cidadão português,que eu teria o prazer, se possível um dia ,conversar por apenas 5 minutos,bastaria para aprender muito… Parabéns Joe Berardo…!!!
José Manuel Rodrigues Berardo ( Joe Berardo ), 71 anos , grande incentivador da arte e da cultura em Portugal,natural da Ilha da Madeira, onde muito simples partiu da Ilha, onde rotulava vinhos no Madeira Wine, para a Africa do Sul em 1968,onde começou sua fortuna comprando terras sem valor,mas na verdade as mesmas tinham muito ouro e diamantes onde aprimorou uma técnica especial para extração e aí foi se apaixonando pelas artes sul-africanas e suas caves , tornando o casamento entre a cultura, a gastronomia e os vinhos , uma combinação fantástica.
Criador de frases fantáticas,como,
-“PARAR É MORRER, POR ISSO É PRECISO CONTINUAR A SONHAR”
– O vinho é algo que está no meu sangue.
– Não herdei o paladar refinado, mas herdei o gosto pelo vinho.
– Vou continuar a apostar no desenvolvimento da cultura, pois é a melhor maneira de ajudar o país e os nossos jovens.
Uma importante revista perguntou a Joe Berardo porquê a região da Bairrada, houve alguma razão em particular para essa escolha?
Berardo,
– Esta é uma região com uma larga tradição no espumante, é o cenário ideal para dar a conhecer as presentes coleções, aliando a arte à cultura vinícola e gastronómica. Os meus filhos, a minha nora, o meu genro e os meus amigos portugueses e estrangeiros são todos unânimes em dizer que não é normal, num local tão pequeno, encontrar uma tão grande diversidade gastronômica.
A Bairrada é uma terra de uvas, vinhedos e grandes vinhos de renome nacional e internacional, que soube, notavelmente, manter a autenticidade e integridade da paisagem cultural.
A escolha desta localidade vem premiar essa identidade, mas vem, também, ao encontro das políticas de descentralização da cultura, que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso país.
Uma casa típica em frente ao Museu , veja abaixo,
Portugal é rico em Aldeias pequenas , que você de carro faz várias em um só dia , veja esse vídeo , enviado por nossa amiga Conceição Pessegueiros de Aveiro,
Veja estes bons vídeos sobre Aveiro do Youtube,
https://www.youtube.com/watch?v=QTfS4NvUEF8
https://www.youtube.com/watch?v=YkWNXDGm5VU
Dica: Sabemos que quando viajamos,o tempo é curto,mas Aveiro é uma cidade para ficar dois dias cheios para você curtir os Museus citados neste Post,passear pelas rias com moliceiros,visitar suas ruelas e vilas e curtir a noite com bares e Pub’s.
Esta matéria foi em homenagem aos meus dois amigos Vicente José de Aveiro e Armando Antunes Jorge de Lousã com muito carinho !!!
Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido pelo urbanista,
Obrigado e Viva Portugal !!!
Pingback: As Pontes do Rio D’Ouro – Porto – Portugal – The River Bridges D’Ouro – نهر جسور D’أورو – 川橋D’オウロ | Eng. Urbanista Vagner Landi
Pingback: Évora – Alentejo – Portugal – do Arroilos ao Portel – A Cidade Portuguesa mais antiga – The Portuguese Évora City oldest – 葡萄牙埃武拉市最古老 | Eng. Urbanista Vagner Landi