Revisão da Lei de Zoneamento da Cidade de São Paulo

Opinião eng.urb.Vagner Landi

Muito se alterou ou foi consertado nas grandes falhas do Plano Diretor de 2014 da gestão PT , para o revisado de 2023 com validade até 2029 , conjunto com a Lei de Zoneamento que será revisada e sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes até meados de setembro deste ano.

A Importância desta Revisão do Zoneamento em São Paulo está nas mãos dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo , brecando a ganância das Construtoras de Verticalizar a cidade sem pagar Outorga Onerosa aplicando os fatores dos imóveis de Habitação Popular ou Habitações de Interesse Social.

Depois do Prefeito Faria Lima , o melhor que São Paulo já teve , idealizador que pensava 30 anos à frente , São Paulo começou a crescer de maneira desordenada e agora está difícil para consertar…

Paraisópolis , vergonha para a nossa capital , invasões , criminalidade e péssima paisagem urbana.
As quadras dos bairros têm que ser estudadas uma a uma , em relação ao seu entorno , histórico dos bairros como cultural , tradição e impactos na Qualidade de Vida .

No direito de acessibilidade nas calçadas , ciclovias e faixas de sinalização , pensando mais no pedestre e menos nos automóveis e ônibus no interior dos bairros.

Rubinho Nunes( União Brasil ) e Rodrigo Goulart (PSD) , estão conduzindo muito bem a Revisão do Plano Diretor e a Lei de Zoneamento.
Os vereadores estão sendo pressionados por entidades de bairros urbanísticas e profissionais das áreas , principalmente os profissionais que defendem a Qualidade de Vida e não a ganância das construtoras.

A ampliação das Zonas de Incentivo ao poder construtivo e verticalização aprovadas na Revisão do Plano Diretor, dependerá de anuência da Lei de Zoneamento, que será enviada pela Prefeitura para revisão na Câmara ( INICIO DO MÊS DE AGOSTO) , com os seguintes critérios:
– Características de Uso e Ocupação do Solo local,
– Áreas de interesse histórico, cultural, ambiental e de paisagem urbana e características do sistema viário e relevo.




Estas ampliações dependerão de aval da Lei de Zoneamento, Os eixos no entorno do chamado “Arco Tietê”, serão ativados pelo Plano Diretor Revisado, com alguns locais que não tinham áreas de verticalização terão aumento substancial acima da média – Lapa ( Zona Oeste ).

Importante salientar que as quadras serão analisadas uma a uma , impedindo assim a verticalização fora do controle , que muitas vezes prejudica a paisagem urbana e a qualidade de vida dos moradores do entorno , impedindo a luz do sol e a incomodidade populacional afetando o polo gerador de tráfego.




Outro fator importante que está interessando em muito assessores do prefeito Ricardo Nunes é a preocupação em criar e construir ou tornar projetos antigos deixados pelos pífios prefeitos Fernando Haddad , João Dória e Bruno Covas , que prometeram Habitações Populares e não entregaram nem 19% do prometido , ficando esta tarefa árdua para o atual prefeito para garantir sua reeleição.
Vejam abaixo 2ª Minuta Projeto de Lei Revisão LPUOS- ZONEAMENTO – 2019 ,está será Revisada agora em Apreciação junto a Câmara Municipal para possíveis alteraçoes pontuais.
DEIXE SUA OPINIÃO OU COMENTÁRIO ABAIXO QUE O MESMO SERÁ PUBLICADO E RESPONDIDO.
MUITO OBRIGADO !!!
Vagner bom dia. Por favor você tem o link do projeto que foi encaminhado a câmara com o mapa do zoneamento proposto. Grato aguardo seu retorno. Arq. Luiz Carlos
Em ter., 25 de jul. de 2023 21:42, Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy
CurtirCurtir
Olá Luiz , não tenho acesso e quando estiver disposto a própria Câmara colocará no Site
abs
Vagner
CurtirCurtir
Oi amigo, Nem me fale em Faria Lima! Embora tenha sido visionário, como você diz, teve miopÃa de perspectiva quando extinguiu os bondes em são Paulo, a partir de 1966, até a última linha (104 – Santo Amaro – Instituto Biológico) em 1968, para implantar metro. Por que não implantou o metro antes de retirar um sistema viável? Por que não pensou em manter, modernizar e redimentsionar os 200 km de linhas de bonde, tornando-os os modernos VLT como fizeram v´rias cidades europeias? Pra mim Faria Lima foi incompetente na visão de transporte coletivo futuro, fazendo como sempre na cultura brasileira, jogando fora o antigo (sem a correta avaliação de continuidade) e correr atrás do novo que nunca chega…….ou demora anos…. Outra que detesto é a devoradora de trólebus, Marta Suplicy, submeteu-se à rpessão do lobby das emrpesas de ônibus (diesel, claro!) e quase acabou com o sistema de trólebus na cidade. Dois horrÃveis administradores pra mim. Desculpe a sinceridade, é o que penso. Abraço fraterno! Zacharias
CurtirCurtir
Olá Zacharias , nesse ponto você está correto , mais a visão da criação de várias avenidas e a paisagem urbana da cidade ele conseguiu mudar e ajudar no desenvolvimento , mas quem acabou com São Paulo foram prefeitos que vieram depois. A demora da implantação do Metrô também contribuiu para o crescimento das linhas de ônibus , mas poderiam sim , ter implantado os VLT’s que já eram realidade nas cidades europeias há anos, mas o Lobby das empresas de ônibus comprou os vereadores da época.
ABS… Vagner
CurtirCurtir
Não devemos esquecer do Eng. Figueiredo Ferraz cujo código de obras é Plano Diretor era Fantástico.
A desgraça de São Paulo começou com Luiza Erundina, se complicou com a tal da Martacha e acabou de vez com o Haddad.
Eramos nós técnicos felizes e não sabíamos.
O maior problema agora será nas próximas eleições, onde a população irá votar vorreto, mas essas nossas urnas não sabem votar.
CurtirCurtir
Olá Eng.Carlos, obrigado pelo comentário ainda mais vindo de um cara que mais conhece os problemas de São Paulo e o que passamos para aprovar um projeto hoje em dia, para depois a maioria construir fora do Código de Obras, driblando a fiscalização. Bem lembrado Figueiredo Ferraz. Lembra que o nosso Zoneamento era Zonas 1,2 3 4 , muito simples e organizado e fiscalização atuante. Depois que o Pt entrou na Prefeitura com Erundina , Martha e Haddad num vai e vem , com esse povo ignorante que não sabe votar , são Paulo começou a afundar !!!
CurtirCurtir
O que não podemos esquecer também é que hoje graças A alguns funcionários públicos dos infelizmente já não estão entre nós, tipo alfredo mancuso & josé antônio Vaz sampaio, Deram início às questões que podemos nós técnicos, termos muita bolsa resolvida on line.
CurtirCurtir
EXATO….
CurtirCurtir