Évora – Alentejo – Portugal
Cidade de 57 mil habitantes,sendo a única cidade portuguesa membro da Rede de cidades europeias mais antigas, quinto município mais extenso de Portugal com 1.307,08 km2,subdivide-se em 12 freguesias pelo Norte em Arroiolos,a Nordeste por Estremoz,a Leste pelo Redondo e a Sudeste por Requengos de Monsaraz ( famoso pelo vinho Monsaraz) e a Sul por Portel e a Sudoeste por Viana do Alentejo e a Oeste por Montemor Novo.
O grande trunfo desta cidade especial é o seu Centro Histórico tão bem preservado e amado por seus moradores orgulhosos desta cidade ser considerada Cidade-Museu que em 1986 foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, uma rica história que recua mais de dois milênios
Esta tem história,pois segundo uma lenda popularizada pelo humanista e escritor eborense André de Resende (1500-1573), Évora teria sido sede das tropas do general romano Sertório, que junto com os lusitanos teria enfrentado o poder de Roma
Ruinas Romanas- Templo romano de Évora
Todo Português que conhecemos em São Paulo do mais antigo sempre nos consideram para não deixarmos de ir a Portugal e não conhecer Évora , de tão pequena dentro da Muralha Histórica que dá para conhecer só na sola do sapato,parando em seus bares ou Butecos para tomar um bom vinho do Alentejo….tem coisa melhor !!!
Caminhando por Évora vamos descobrindo em cada canto uma arquitetura especial,um balaustre,uma porta,um bar,uma loja,um Museu,uma Igreja,um Monumento,um bom restaurante,tudo isto dá pra fazer num dia cheio para depois dormir num bom Hotel dentro ou fora das Muralhas e prosseguir para outra cidade próxima…só por o GPS e ir embora.
O centro histórico de Évora é um dos mais ricos de Portugal, sendo classificado como Património Mundial desde 1986. Alguns dos seus principais monumentos são:
Este não pode ser deixado de lado,muito bem estruturado com peças de arte do Império Romano e obras maravilhosas e a Famosa Frase dentro deste Museu para se pensar ;
“NÃO É O PASSADO,MAS O FUTURO QUE DETERMINA O PRESENTE”
Na foto acima,são broches minúsculos antiquíssimos de uma arte fenomenal.
Com a extinção das ordens religiosas e a nacionalização dos bens da igreja – séc XIX e XX ,o Museu de Évora tornou-se um depositário valioso de acervos provenientes dos principais Conventos e Igrejas Eborenses.
As riquezas do Museu são do séc XVI ao XVIII,revelando também plenos exemplares dos Ourives Nacionais.
- Igreja de São Francisco: foi reconstruída a partir do reinado de João II e terminada na época de D. Manuel,tendo em sua arquitetura uma nave única, coberta por uma imensa abóbada de pedra, é uma obra-prima gótica portuguesa.
- Templo romano de Évora ou Templo de Diana, criado pelo no Séc I para homenagear o Imperador Augusto considerado um dos monumentos romanos mais importantes dePortugal,situando-se no ponto mais alto da cidade.
-
Capela dos Ossos:
- Situada ao lado da Igreja de São Francisco, construída no século XVIII ,totalmente forrada com ossos humanos,uma das sensações mais estranhas e emocionantes “tetricamente” falando …só vendo mesmo para suportar tal espanto…realmente magnífico .
- Na sua entrada está escrita uma frase de arrepiar :
“Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”
Pequenos trechos escritos são encontradas como este: As caveiras descarnadas são a minha companhia.Trago-as de noite e de dia na memória retratadas;
Muitas foram respeitadas no mundo pelos seus talentos e outros vão ornamentos,que serviram à vaidade e talvez….na Eternidade sejam causa dos meus tormentos !!!
Foi construída pelos frades franciscanos deste Convento no final do Séc XVI com ossos que estavam nos túmulos das igrejas e dos cemitérios da cidade .O tumulo do bispo D.Jacinto Carlos da Silveira encontra-se a frente do altar, o qual foi assassinado pelos soldados de Napoleão durante as invasões francesas em 1808.
- Palácio de D. Manuel: do paço construído no século XVI sobreviveu a chamada Galeria das Damas misturas de influências do gótico – mudéjar, manuelino e renascentista.
- Convento dos Lóios: bons exemplos do gótico-mudéjar e manuelino em Évora,que hoje abriga uma pousada.
- Catedral da Sé: séc XIII e XIV emestilo gótico, é uma das catedrais medievais mais importantes do país, com plano inspirado na Sé de Lisboa românica, obra-prima da escultura medieval portuguesa,já no século XVIII a capela-mor foi reconstruída em exuberante estilo barroco.
Muitas aglomerações de moradores são realizadas neste ponto de encontro para comemorações e festejos em frente a esta Catedral muito venerada pelos Evorenses.
Restaurantes famosos em Évora são pontos primordiais para se comer um bom Bacalhau e um bom vinho do Alentejo.
Dicas: Restaurante Fialho – Travessa dos Mascarenhas,16
Tomar um bom vinho ou uma boa cerveja Portuguesa e ter o prazer de ser servido por um brasileiro chamado Marcel é o Giraldo – Praça do Giraldo 77.
Para deixar meus amigos portugueses emocionados este vídeo do Youtube,
https://www.youtube.com/watch?v=ilX8_iAOlC8
Veja abaixo matéria de Aveiro ,
Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido pelo Urbanista,
Obrigado !!!………e Viva Portugal
Pingback: Capela revestida com ossos humanos em Évora , Portugal – Você Sabia ? | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life
Até gostaria de te enviar as informações mas o seu blog está com um conteúdo sensacional e vem dinâmico . Está de parabéns e o Marcel do Giraldo agradece o elogio mas com clientes educados e simpáticos como você é sua esposa o dia de trabalho passa e nós nem vemos. Cumprimentos companheiro
CurtirCurtir
Marcel, você é uma das pessoas que fazem parte das nossas viagens, que jamais esqueceremos por sua força de vontade,seu caráter e humildade,fazem de você este moço feliz que ama sua família e que sempre será um cara correto….Você vai vencer na vida e vai ser ainda mais feliz.
abs meu amigo e felicidades…..vamos nos falando no Facebook se quiser
Me adicione
Vagner Landi
CurtirCurtir
Pingback: As Pontes do Rio D’Ouro – Porto – Portugal – The River Bridges D’Ouro – نهر جسور D’أورو – 川橋D’オウロ | Eng. Urbanista Vagner Landi