Associação dos Moradores do Parque São Jorge – A voz ativa da região

Associação dos Moradores do Parque São Jorge – A voz ativa da região

AMOPSJ- Associação dos Moradores do Parque São Jorge

Criada em julho de 2009, a Associação dos Moradores do Parque São Jorge, tem o propósito de debater  idéias, sempre direcionada para a melhor qualidade de vida dos que trabalham e residem na região

A AMOPSJ adota os limites da região segundo a jurisdição atribuída ao Conselho Comunitário de Segurança do Parque São Jorge, pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, sendo eles compreendidos entre as Ruas Catiguá, Melo Peixoto e Uparoba; Rua Cirino de Abreu e Rua Alfredo de Franco, Av. Airton Pretini e Av. Aricanduva – margeados pelo Viaduto Eng. Alberto Brada; Av. Rogério Alves de Toledo e Av. Condessa Elizabeth Robiano; finalizando a linha divisória de seu perímetro com a Av. Salim Farah Maluf.

Importante região que contempla o Parque do Piqueri e o Clube Corinthians,merece todo nosso respeito e quer ser tratada como área nobre dentro do bairro do Tatuapé.

Entre no site da Associação : 

http://falajorge.com.br/

Na foto Fernando Félix,Sergio e Vagner

Presidida pelo excelente Dr. Fernando Penteado Villar Félix,que tive o imenso prazer em recebê-lo em meu escritório,hoje 13-04-2011,juntamente com nosso repórter da querida Gazeta do Tatuapé,Sergio Murilo Mendes,para discutirmos sobre a nossa esquecida Celso Garcia e região desde o Lgo da Concórdia até Av.Aricanduva,pegando boa parte do Pque São Jorge.

A Av.Celso Garcia esquecida no tempo por vários prefeitos desde a época pós Faria Lima,vai virar propaganda política para o próximo prefeito,pois até hoje nosso Plano Diretor criado em 2002 não foi revisado,o que deveria ter sido,pois o prazo é até 2012.

Operação Urbana prevista neste trecho, nem se quer foi colocada em discussão, e nem no papel, veio sim idéias loucas de corredor de ônibus, mono-trilho, metrô aéreo, que degradariam, mais ainda ,o entorno,prejudicando ainda mais os comerciantes da região.

Fernando Félix,defende um projeto de revitalização e reurbanização da região sem prejudicar os comerciantes locais,com calçadas totalmente permeáveis e acessíveis aos portadores de mobilidade reduzida e deficientes visuais,embutimento da fiação aérea,modernização arquitetônica da avenida,metrô subterrâneo para não agredir a paisagem urbana,modernização do mobiliário urbano,reforma das galerias de águas pluviais.

Outro assunto abordado por Félix é a criação de bolsões de empregos em regiões mais afastadas do centro da cidade em projetos urbanísticos como mini centros comerciais e autônomos,evitando o deslocamento de pessoas até o centro ou outro extremo da cidade.

O engenheiro urbanista Vagner Landi defende há anos a Operação Urbana Celso Garcia e Amador Bueno previstas no Plano Diretor desde 2002,que revitalizaria todo o entorno das avenidas ,atrairia grandes empreendimentos,alterando a paisagem urbana,desapropriando imóveis degradados em grande porcentagem nestas avenidas

O engenheiro tem a idéia há anos muito divulgada em seu Blog ,jornais e revistas de um Túnel que ligaria as avenidas Celso Garcia e Amador Bueno com apenas 1540 metros de extensão desafogando o centro histórico da Penha.

No final da Celso Garcia poderia sair um mono-trilho aéreo de ligação entre a Estação Aricanduva do metrô até o Aeroporto de Guarulhos,que teria um caminho favorável entorno da rodovia Airton Sena,sem agredir a paisagem urbana,pois nesta região há muitos espaços abertos(Isto é uma sugestão),discutida em nossa reunião,que levaremos adiante em próximas reuniões na própria associação e na Associação Comercial de São Paulo Distrital Tatuapé para a Comissão de Política Urbana.

A prefeitura por sua vez,já poderia ir desapropriando imóveis degradados ao longo destas avenidas,fechados,abandonados,com dividas no IPTU,para criação de bolsões de ônibus,estacionamentos,baias,para um futuro projeto a ser estudado quem sabe pelo atual prefeito ou para o futuro prefeito,pois a Copa de 2014 está aí,e nada se fala nestes trechos tão importantes de legação do centro da cidade até os limites da nossa Zona Leste querida.

 

 

Avatar de Desconhecido

About engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esta entrada foi publicada em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Obrigado pela sua participação!