Acessibilidade na Cidade de São Paulo

Opinião Eng. Vagner Landi

O Engenheiro Vagner Landi e equipe são especialistas em Aprovações de Projetos de Acessibilidade para Estabelecimentos de grande porte na Capital Paulistana e Grande São Paulo

Desde 2012 estamos batalhando para uma melhor Acessibilidade nas calçadas da capital em nosso Blog, mas entra prefeito e mais prefeitos, promessas em campanha política e não fazem NADA.

Quem são os responsáveis pela Acessibilidade , Contribuinte ou Poder Público ?

A parte interna das edificações é de responsabilidade do contribuinte em aprovar um projeto junto ao CONTRU- SMUL – PMSP , para obter após obras finalizadas ,seu Certificado de Acessibilidade.

Nas áreas externas em rebaixamento de guias para cadeirantes , sinalização de solo , bancos em praças públicas e pontos de ônibus é de responsabilidade da Prefeitura.

Podemos ser um dia, portadores de alguma deficiência física ou mobilidade reduzida, então temos que nos respeitar ou ser respeitados.

A Qualidade de Vida numa cidade é analisada principalmente na manutenção dos equipamentos públicos , no calçamento para os pedestres, sinalização, mobilidade urbana ,itens classificatórios na escala mundial dentre as principais cidades do mundo, onde estamos hoje na 121ª posição.

A mobilidade urbana para pedestres com ou sem mobilidade reduzida, ainda é muito atrasada na cidade de São Paulo, com total desprezo do poder público e do próprio contribuinte, pois temos que colocar em mente que se hoje não somos portadores de alguma deficiência física ou mobilidade reduzida, podemos ser um dia, então temos que nos respeitar ou ser respeitados.

Uma solução excelente está nessa foto abaixo , com a instalação de corrimãos numa rua extremamente em declive/aclive onde não haveria como reforma-la em rampas.( foto abaixo )

Foto na entrada principal do Hospital Paulistano na Capital de São Paulo

Esta foto acima mostra muito bem as informações de solo, acessibilidade , faixas de pedestres , linhas sinuosas de atenção e estacionamento de bikes e o principal a Fiação Embutida , detalhe este principal em toda Londres.

A pessoa com Mobilidade Reduzida não pé só o cadeirante mas também os idosos , crianças, grávidas , obesos, pessoas operadas em recuperação ou acompanhadas com cuidador.

30% dos deslocamentos na capital que são feitos a pé, onde 540 mil metros quadrados são considerados acessíveis num horizonte de 78 milhões e duzentos mil metros quadrados

Na foto acima , Rua em São Paulo com Fiação Enterrada , que possibilita uma boa acessibilidade.

Na foto abaixo , um exemplo de modelo urbano de acessibilidade e mobilidade urbana que sempre citamos em matérias em nosso Blog – Barcelona-Espanha

Acima entrevista em 2014 para o programa  via Legal

Regras para Acessibilidade em Calçadas

Veja matéria baixo em que João Dória prometeu e não fez NADA !!!

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido por nossa equipe ,ou envie um email para:

destac.urbanismo@gmail.com

Muito Obrigado…

Avatar de Desconhecido

About engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esta entrada foi publicada em REVITALIZAÇÃO URBANA e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Obrigado pela sua participação!