As Melhores cidades com Qualidade de Vida e Trabalho no mundo.

As Melhores cidades com Qualidade de Vida e Trabalho no mundo.

Zurique, na Suíça

Opinião eng.urb.Vagner Landi

A Vida Urbana são desafios que enfrentamos de acordo com a Qualidade de Vida local , reflexo da adaptação urbana , de como essa cidade te retribui os impostos que você paga , onde o desenvolvimento urbano está diretamente ligado a Sustentabilidade , Saúde Pública , Transportes e Segurança , em qualquer cidade do mundo.

O Ranking da Qualidade de Vida capacita as cidades na adaptação para prosperarem no cenário mundial ligadas diretamente as paisagens urbanas do amanhã.

Nosso Blog defende muito a Qualidade de Vida nas Cidades Mundiais e acompanha há mais de 15 anos a classificação dessas cidades onde Viena sempre esteve no topo em Qualidade de Vida e melhor lugar para se morar ou viver. A classificação que o Ranking de Qualidade de Vida das Cidades leva em consideração são vários fatores como ; Estado Político ,Saúde , Educação , Infraestrutura e Ambiente Sócio Cultural , proporcionando aos seus moradores o retorno dos impostos pagos, o que nós brasileiros não vemos há tempo.

Principais fatores de qualidade de vida

Distancias Geográficas, Doenças e Saneamento, Violência e Crime ,

O índice total baseia-se nas seguintes categorias:

  • Bens de consumo
  • Ambiente econômico
  • Habitação
  • Considerações médicas e de saúde
  • Ambiente natural
  • Ambiente político e social
  • Serviços públicos e transportes
  • Recreação
  • Escolas e educação
  • Ambiente sociocultural

Viver numa cidade no topo na Classificação Mundial é viver numa cidade que há estabilidade política , custo de vida equilibrado com a inflação de bens e consumos ,patrimônios históricos preservados , lazer e cultura, assim como o atendimento à saúde da população e principalmente a educação com ótimas escolas em todos os ciclos.

O transporte público é primordial num meio ambiente sem poluição do ar e sonora e o principal , moradias para todos e o respeito de um cidadão para o outro atrelados a uma boa Segurança Pública.

Zurique é a cidade que lidera o Ranking de Qualidade de Vida Internacional para força de trabalho em 2024. 

https://www.myswitzerland.com/pt/destinos/zurique/

Os dados de qualidade de vida da Mercer avaliam as praticidades da vida diária para colaboradores expatriados e suas famílias em locais de atribuição em todo o mundo.

Em 2024, a paisagem das cidades globais continua a evoluir, refletindo a dinâmica interação de fatores econômicos, sociais e ambientais que moldam nossas experiências urbanas. O último Quality of Living City Ranking destaca as cidades que se sobressaem por seus padrões de vida excepcionais, infraestrutura robusta e cenas culturais vibrantes. Consideramos diversos fatores na criação do nosso modelo de classificação, incluindo habitação, lazer, ambiente sociocultural, hábitos de consumo, viagens, tráfego, qualidade do ar e acesso à educação.

Este ano, Zurique, na Suíça, ocupa posição de destaque, alimentada por seus excelentes serviços públicos, baixas taxas de criminalidade e uma cena cultural animada, tudo respaldado por uma infraestrutura eficiente e dedicação à sustentabilidade. Em 2024, a cidade aprimorou suas conexões aeroportuárias, aumentando o número de voos para e a partir de outros continentes. Logo atrás está Viena, na Áustria. Enquanto isso, Genebra subiu para o terceiro lugar, melhorando em duas colocações desde o ano passado.  

Além das oito cidades europeias que dominam o top 10 do ranking, Auckland surge como líder para o Pacífico na 5ª posição, enquanto a América do Norte é representada por Vancouver, que ocupa a 7ª posição, empatada com Frankfurt, oferecendo uma mistura única de lazer ao ar livre e vida cosmopolita. 

Na Ásia, Cingapura lidera na 30ª posição, destacando-se como a única cidade asiática entre o top 50. A cidade de melhor classificação no Oriente Médio é Dubai, que ocupa a 83ª posição, seguida de perto por Abu Dhabi, na 85ª. Port Louis lidera na África, permanecendo na 88ª posição, semelhante ao ano anterior. Finalmente, na América do Sul, Montevidéu, capital do Uruguai, aparece na 92ª posição.

As 10 cidades mais e menos caras do mundo em 2024

A Qualidade de Vida nas cidades

Das 10 cidades mais caras para transferidos internacionais, metade está localizada na Europa Ocidental, das quais 4 estão na Suíça. No entanto, são as cidades do sudeste asiático que lideram a lista, com Hong Kong e Cingapura permanecendo na primeira e segunda posições, respectivamente. As duas cidades mais acessíveis são Lagos (225) e Abuja (226), ambas localizadas na Nigéria (no continente africano).

Ascidades europeias apresentam-se fortemente nos 10 lugares mais caros para se viver. Além das quatro cidades suíças, Londres está entre as 10 melhores em oitavo lugar. Outras cidades caras na região incluem Copenhague (11), Viena (24), Paris (29) e Amsterdã (30).

Highest Quality ( Qualidade Superior )………………………….Lowest Quality ( Qualidade mais baixa )

Visão geral regional

Dubai subiu na classificação e se tornou a cidade mais cara do Oriente Médio para expatriados e foi classificada em 15º lugar no ranking global, com três posições acima em relação a 2023. A próxima cidade mais cara da região é Tel Aviv, que caiu em oito lugares para ocupar o 16o lugar. Em seguida, Abu Dhabi (43), Riade (90) e Jeddah (97).

Na América Latina, Nassau continua a ser a cidade mais cara da região, seguida pela Cidade do México. O custo de vida nas cidades mexicanas aumentou significativamente em comparação com o ano anterior. A Cidade do México ficou em 33º lugar, acima do 79º em 2023, e Monterrey ficou em 115º, acima do 155º no ano passado.

São Paulo subiu 28 posições e continua sendo a cidade mais cara do Brasil, que tem um total de 5 cidades no ranking: Rio de Janeiro (150), Brasília (179), Manaus (182) e Belo Horizonte (185). A cidade de Lima no Peru praticamente se manteve no ranking, subindo uma posição e ocupando o 166º lugar.

Na América do Sul, a capital do Uruguai, Montevidéu, ocupa o lugar mais caro para funcionários internacionais (42), enquanto diversas cidades da região passaram por mudanças significativas em relação a 2023: Santiago, no Chile, caiu 73 posições, para 160º no ranking, enquanto Bogotá, na Colômbia, subiu 40 posições, ficando em 174º lugar.

As cidades africanas que ficaram em primeiro lugar no ranking global de cidades com custo de vida são Bangui (14, 12 lugares), Djibouti (18) e N’Djamena (21). As cidades mais baratas da região incluem Blantyre (221), Lagos (225, 178 lugares) e Abuja (226).

Além de Hong Kong e Cingapura, as outras cidades mais caras da Ásia incluem Xangai (23), Pequim (25) e Seul (32). Algumas das cidades mais baratas da região são Karachi (222), Bishkek (223) e Islamabad (224).

Finalmente, para a região do Pacífico, Sydney está no topo da lista no 58o lugar, seguido por Noumea, Nova Caledônia (60); Melbourne (73); e Brisbane (89). Auckland e Wellington, na Nova Zelândia, continuam sendo os locais mais baratos do Pacífico, chegando no 111º e 145º, respectivamente.

Least expensive ( Menos caro )………………………………………………….Most expensive ( Mais caro )

https://engvagnerlandi.com/2025/09/22/cidades-com-melhor-qualidade-de-vida-em-2025/

Navegue em nosso Blog com todas as fotos liberadas para trabalhos escolares e faculdades e matérias especiais pesquisadas e visitadas , sempre focando a Qualidade de Vida nas Cidades e Acessibilidade para pessoas de Mobilidade Reduzida .

Deixe seu comentário que o mesmo será respondido e publicado,

Muito Obrigado !!!

Avatar de Desconhecido

About engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esta entrada foi publicada em Qualidade de Vida nas Cidades e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Obrigado pela sua participação!