São Paulo favorecendo invasões, construções irregulares em qualquer bairro da capital

São Paulo favorecendo invasões, construções irregulares em qualquer bairro da capital

Opinião Eng. Urb. Vagner Landi

Chegamos a um ponto que construir irregularmente favorece o infrator, pois não há fiscalização em virtude das administrações desde 2012, desestabilizarem as Subprefeituras que hoje não há mais departamento de Aprovações de Projetos e Reformas e Licenças de Funcionamento saem pela Internet com informações falsas, pois não há fiscalização.

As indicações políticas para cargos de Subprefeitos e Secretários não favorecem nossa cidade pois a maioria dos indicados não lutam para a melhoria dos seus bairros no distrito ao qual administram, prejudicando assim a Qualidade de Vida ao passar dos anos.

Hoje para você aprovar um projeto de pequeno, médio porte é necessário dar entrada na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento ( SMUL) e não mais nas Subprefeituras de bairros.

A principal meta do Plano Diretor é simplificar a vida do contribuinte para conseguir um emprego próximo a moradia ou mesmo poder usar os serviços de uma Subprefeitura próximo de sua moradia, o que não acontece por descaso dos administradores da nossa cidade.

O exemplo mais grave é a descaracterização das Subprefeituras desde a administração de Bruno Covas / Dória / Ricardo Nunes ( Atual ), onde não há mais análises de projetos e reformas de pequeno porte , fazendo com que o munícipe sair de Parelheiros , Itaquera, Jaçanã por exemplo, ter que ir até o prédio Martinelli para tirar informações sobre projetos ou mesmo acompanhar seu processo em andamento , batendo na porta impedido de entrar no prédio Público , por uma Circular da atual Secretário de SMUL , inclusive nós técnicos engenheiros e arquitetos de entrarem no prédio , coisa esta que nunca aconteceu na história de São Paulo.

A ordem é aguardar o processo entrar em comunique-se para agendamento do proprietário ou técnico que assinou o projeto, só que tem um problema, os processos demoram mais de um anos para serem analisados , deixando assim o munícipe a correr o risco de dar início de obra no prazo de 120 dias se o processo não for analisado por Lei , ficando a mercê da fiscalização e sua construção correndo o risco de não ser aprovado.

Interessante que esses administradores da cidade, prefeito, secretários, subprefeitos parece que nem sabem o que está acontecendo e os vereadores que recebem as reclamações não dão a mínima pois seus parceiros que foram indicados, são incapazes de enxergar o que está acontecendo em nossa capital e fecham os olhos.

Hoje você pega seu automóvel ou mesmo andando de ônibus ou metro preste atenção quantas obras irregulares são vistas a olho nu em nossa capital nos diversos bairros, com invasão de recuos de frente, recuos laterais altura das edificações que ferem o Código de Obras.

É triste pois há 15 anos nossa cidade cresce o número de favelas, condomínios irregulares administrado por milicianos, moradores de ruas que contribuem para piorar ainda mais a Qualidade de Vida da nossa capital.

Vejamos abaixo como uma invasão cresce em São Paulo a cada ano sem fiscalização ou qualquer outro esquema.

Sequencia de fotos de 2012 desde o início dessas obras ( Administrações Haddad / Bruno Covas / Dória / Ricardo Nunes ) a 2025 – Av. Tancredo Neves – Ipiranga.

Na sequencia acima desde 2012 , os prefeitos que administraram a região do Ipiranga não viram essas construções invadidas serem construídas sem a mínima responsabilidade técnica assistida- VERGONHA !!!

Deixe seu comentário abaixo que o mesmo será respondido e publicado,

Muito obrigado !!!

Avatar de Desconhecido

About engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esta entrada foi publicada em POLITICA URBANA e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Obrigado pela sua participação!