A cidade de Vilnius, capital da Lituânia, venceu o Prémio Capital Verde Europeia 2025, à frente de Guimarães e de Graz, na Áustria.
Área de 401 Km2 , com 550 mil habitantes


Opinião Eng.Urb. Vagner Landi

As cidades terão de se adaptar a condições meteorológicas imprevisíveis, as alterações climáticas superam as expectativas e soluções estremas terão que reduzir drasticamente as suas emissões.
Cidades mais verdes , menos poluidas, têm que se preocupar com o bem estar dos cidadãos.
São Paulo , um sonho distante.

São Paulo ( capital ),por exemplo existem varias áreas verdes nas periferias abandonadas que teriam que virar parques para a população , mas na verdade nada se faz e acabam virando áreas invadidas criando novas favelas ou caso não haja a criação de parques, poderiam ser projetadas novas Habitações populares com projetos que unem áreas verdes , escolas e postos de saúde e polos comercias, mas estamos longe jamais da educação e o respeito dos europeus.
O Premio Capital Verde da Europa

O Premio Capital Verde da Europa (European Green Capital Award), organizado pela Comissão Europeia, premia a cidade que reconhecem o esforço local melhorando o meio ambiente e a economia dando retorno aos moradores contribuintes que pagam seus impostos em troca de uma Melhor Qualidade de Vida onde residem, trabalham e criam suas famílias. O prémio é para a cidade que lidera a vida urbana ecologicamente correta e incentivando as cidades a se comprometerem com metas ambiciosas para melhorar ainda mais o meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável e melhorias ambientais inspiram as cidades em promover as boas maneiras de se viver nas principais cidades europeias.

Acompanhamos em nosso Blog este maravilhoso prêmio para essas cidades europeias que realmente dão uma aula de civilidade , respeito aos patrimônios históricos , obras de artes , parques verdes , poluição sonora e do ar ZERO , reciclagem do lixo urbano e educação de como cuidar da sua cidade.
Cidades Europeias ganhadoras desde 2010
2025 – Vílnius – Lituânia
2024 – Valência – Espanha
2023 – Tallinn – Estônia
2022 – Grenoble – França
2021 – Lahti – Finlândia
2020 – Lisboa – Portugal
2019 – Oslo – Noruega
2018 – Nijmegen- Holanda
2017 – Essen – Alemanha
2016- Ljubljana – Eslovênea
2015 – Bristol – Reino Unido
2014 – Copenhagen – Dinamarca
2013 – Nantes – França
2012 – Vitória-Gasteiz – Espanha
2011 – Hamburgo – Hamburgo
2010 – Estocolmo – Suécia
AS METAS PARA 2030….
A Comissão Europeia propôs regras mais rigorosas sobre os poluentes do ar ambiente, das águas superficiais e subterrâneas e sobre o tratamento das águas residuais urbanas. Essas propostas fazem parte da ambição de poluição zero da UE e orientarão a UE em direção às principais metas de 2030 para reduzir a poluição na fonte.


As metas para 2030
A UE reconhece que as cidades desempenham um papel crucial na consecução dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, de proporcionar uma sociedade com baixo teor de carbono, eficiente na utilização de recursos, sustentável .

Com mais de 70% dos europeus vivendo em áreas urbanas, as cidades desempenham um papel importante na transformação ambiental e econômica.
Deixe seu comentário abaixo que o mesmo será respondido e publicado,
Obrigado !!!