Requalificação do Centro da Cidade de São Paulo

Requalificação do Centro da Cidade de São Paulo

O Plano Urbanístico da Prefeitura da Capital Paulistana  em recuperar o centro da cidade –  Lei 17.844/22, sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes em 2022.

 A AIU – Área de Intervenção Urbana , desenvolvido pela SMUL e SP Urbanismo é resultado de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU).

Adensamento Populacional do Centro de São Paulo

O Adensamento populacional do centro de São Paulo, traz estímulos para  levar para a região cerca de 220 mil novos moradores, estabelece isenção de cobrança de Outorga Onerosa no perímetro da República e Sé e na região dos Campos Elíseos, durante o prazo de cinco anos, para o empreendedor interessado em construir uma área superior àquela estabelecida pelo Município como coeficiente básico de aproveitamento do terreno.

Para o empreendedor a conta tem que fechar , mesmo não pagando Outorga Onerosa , pois a maioria dos imóveis do Centro da Cidade vazios , estão com problemas de documentação ou já invadidos , dificultando sua reforma ou ampliação , devido as condições em que se encontram.

No papel , as aprovações são emperradas pelo atual Código de Obras e Orgãos como Conpresp ( Municipal ) e Condephaat ( Estadual ) que travam as aprovações , inviabilizando a famosa conta das construtoras para obter o lucro favorável.

Objetivo da Lei

A iniciativa de recuperação do Centro Histórico é um esforço do atual Prefeito que herdou dos últimos prefeitos Fernando Haddad ( PT ) , João Dória e Bruno Covas ( PSDB) , que foram péssimos para nossa cidade , na lista como piores na história de São Paulo assim como Celso Pitta e Erundina.

Ricardo Nunes , vem assinando Leis e Decretos importantes para o desenvolvimento urbanístico da nossa capital , como a Revisão do Pífio Plano Diretor aprovado na gestão Haddad , melhorado agora em sua Revisão.

Revisão da Lei de Zoneamento

Outra Lei importante a ser revisada é a Lei do Zoneamento em nossa capital , pois muitas áreas em São Paulo sofreram com o crescimento populacional e comercial, principalmente em torno de grandes avenidas periféricas e Rodoanel , próximo das divisas com outros municípios de nossa capital.

Estas áreas já merecem uma visualização urbanística visando a principal meta do Plano Diretor que é a Geração de Empregos próximo às moradias , assim como no centro da cidade , evitando que o trabalhador deixe seu carro em casa ou use o transporte Urbano como Ônibus / Metro / Trem / Bicicletas / Motos.

Requalifica Centro – Regras Estabelecidas

Incentivos fiscais para estimular a requalificação de prédios antigos subutilizados ou abandonados:

–  Desde que tenham sido construídos até 23 de setembro de 1992 com foco na questão habitacional buscando ampliação – residencial / comercial, como vemos em vários imóveis novos na nossa capital com comércio na parte térrea e apartamento de vários tamanhos nos andares superiores , sem garagem.

Opinião Eng.Urb.Vagner Landi

Transito no Centro da Cidade.

São Paulo é uma das cidades mais atrasadas em matéria de circulação de ônibus dentro dos bairros e principalmente no centro histórico da capital com um número enorme de ônibus , circulando vazios em diversos horários.

Vários ônibus saem da periferia de São Paulo nas diversas Zonas da capital , como Avenidas João Dias , Santo Amaro , Radial Leste ,Celso Garcia , Francisco Morato, Tiradentes e outras, indo para um só lugar , Região do Parque D. Pedro e região central.

Estas avenidas poderiam ser contempladas com VLT’S  ou Ônibus Elétricos que não entrariam no Centro da Cidade e sim deixariam os passageiros em bolsões aos redores e estes entrariam em Micro-ônibus que fariam este percurso a pontos estratégicos com o mesmo bilhete é claro.

Desta maneira eliminaria os grandes ônibus, maioria Biarticulados dentro do centro, dando mais espaços para automóveis.

Automóveis, deveriam pagar um Pedágio Urbano dentro do Centro Histórico da capital.

Moradores de Rua , Acampamentos , Traficantes , Viciados , Ladrões , Marreteiros e Pedintes.

Esta situação está insustentável em nossa capital, não só no Centro da Cidade como nas ruas dos bairros, com acampamentos em praças públicas , canteiros de avenidas , calçadas , impedindo o transito de pedestres , além do perigo de assaltos e tráfego de drogas.

O prefeito Ricardo Nunes está se esforçando para retirar estas pessoas que na maioria se prevalecem como coitados, mas na verdade só querem viver de doações, pedintes, que só servem para atrapalhar o comerciante que paga seus impostos, seu IPTU e convive com o lixo deixado em sua rua por essas pessoas que não respeitam quem merece.

De que adianta se esforçar se a nossa justiça rasga a Constituição, onde vamos parar, vejam abaixo matéria na excelente Gazeta do Povo :

https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/decisao-de-moraes-sobre-moradores-de-rua-e-nova-afronta-a-separacao-dos-poderes/

Praça da Sé com grades , mas os carroceiros e acampados não vão embora…

Hoje vemos no Centro que a ação do prefeito melhorou em muito as áreas próximas aos Monumentos Históricos, mas após uma semana essas pessoas voltam e começam a utilizar bancos de praças como camas, árvores como cabides, jardins com acampamentos.

Vale do Anhangabaú , não tem mais o charme de antigamente…, dormitório de moradores de rua !

As Leis precisam ser cumpridas ou reformuladas com uma ação enérgica da Câmara Municipal por nossos vereadores que defendam nossa capital, contra os vereadores que querem que a situação fique como está em prol dos seus partidos e não do melhor para nossa “Querida São Paulo”

O charme da São Paulo antiga para a São Paulo de hoje...

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido,

Muito Obrigado !!!

Avatar de Desconhecido

About engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esta entrada foi publicada em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Requalificação do Centro da Cidade de São Paulo

  1. Avatar de Jorge Zacharias Jorge Zacharias disse:

    Caro amigo,   O prefeito precisa ter força e coragem para enfrentar o lobby das empresas de ônibus que dominam políticos e a cidade há anos e realmente implantar VLT nos corredores de ônibus. Mesmo que sua implantação seja mais cara que corredor de ônibus é um sistema que se autopaga ao longo do tempo. Melhor investir mais em transporte coletivo eficientee seguro do que em monumentos e eventos da cidade que nada deixam realmente de melhoria em longo prazo.   Parabéns pela postagem, abraço fraterno, Jorge Zacharias

    Curtir

Obrigado pela sua participação!