CONTRU – SP – Certificado de Segurança , Acessibilidade nas Edificações

CONTRU – O Órgão que Aprova e Fiscaliza a Segurança nas Edificações da Capital Paulistana.

Opinião Eng. Urb. Vagner Landi

O Contru voltou atualmente, a ser o Órgão mais importante de Controle da Segurança das Edificações de grande porte da capital paulistana, resgatado pelo atual Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento , Cesar Angel Boffa de Azevedo , que teve a visão que muitos que passaram pelas últimas administrações nessa secretaria., com a assessoria de sua Secretária Adjunta Vivian Satiro e da Coordenadora de Controle e Uso de Imóveis ( CONTRU ) , Viviane Stankevicius Urioste Magalhães, sem contar com os melhores técnico engenheiros de análise dos processos em nossa capital.

Secretário ,

CESAR AZEVEDOCesar Angel Boffa de Azevedo

Secretária Adjunta
20190802_SecAdjunta_VivianSatiro_MP_8504cccVivian Satiro

Coordenadoria de Controle e Uso de Imóveis (CONTRU)
VivianeViviane Stankevicius Urioste Magalhaes

Um grande problema quando há mudança de prefeito , cargos muito importantes são substituídos por motivos políticos e todo o trabalho executado por um secretário por excelência como o atual é jogado fora e volta-se uma administração com sucesso a estaca zero novamente,

Hoje São Paulo , pode se glorificar deste setor da Prefeitura que voltou a ser respeitado pelos técnicos que trabalham na área , pois somos atendidos pelos melhores engenheiros  especializados na análise dos projetos de Segurança e Acessibilidade que são aprovados nos Órgãos deste departamento.

A importância em seguir as normas do Código de Obras , da ABNT e NTO , nas edificações existentes na manutenção e nas novas edificações , podem salvar vidas e dar mais Qualidade de Vida para as pessoas desde a parte externa até a parte interna das edificações.

A Fiscalização deverá voltar após a Pandemia , nas principais edificações de médio e grande porte da capital ou de elevada lotação de pessoas, pois muitas edificações comerciais e residenciais estão com sua manutenção vencida através de seus atestados e Vistos do Corpo de Bombeiros.

No momento estamos numa fase que não está havendo grandes sinistros ou tragédias , mesmo após vários anos de administrações passadas que cessaram as fiscalizações , mas a sorte não dura muito e podemos estar entrando numa fase de ciclos negativos.

A importância da fiscalização por este Órgão que sempre foi respeitado na cidade e teve relevância em todo o Brasil, pois quando se fala em segurança da edificação e responsabilidade técnica, atestada pelo CREA e pelo CAU , não há o famoso QEBRA GALHO “

Relembrando os anos 80 , com o famoso Diretor de Departamento Carlos Alberto Venturelli , o atual secretário quer retomar esta fiscalização em alta escala com o CONTRU na linha de frente , intimando a fazer ou multando para fechar.

Todos os pedidos hoje no CONTRU, são feitos eletronicamente pelo responsável técnico com o aval do proprietário do estabelecimento e do imóvel , onde são analisados vários fatores com comprovação de documentos novos ou anteriores dos imóveis

O pedido de Certificado de Segurança deve ser requerido através do Sistema Eletrônico de Informações – SEI (Clique aqui para obter mais informações sobre o SEI) Instruído com os documentos conforme Seção 3.G da ( Portaria nº 221/SMUL-G/2017 ) bem como aqueles constantes do art. 44 do COE.  

Os projetos aprovados no CONTRU , é dado um prazo para execução de obras de 180 dias podendo ser prorrogado desde que comprovado e depois de concluído , haverá fiscalização para aferição do executado , para emissão do Certificado que pode durar até 5 anos para renovação ou um ano conforme o uso e Eventos de Curto Prazo com aglomeração de pessoas

https://engvagnerlandi.com/2020/01/23/contru-prefeitura-do-municipio-de-sao-paulo-camara-municipal-de-sp-2/

A presença marcante de Carlos Alberto Venturelli , que foi um técnico sério , deixou um legado importante e marcou o nome da sigla CONTRU para nossa cidade.

 

Carlos Alberto Venturelli – Entrevista no Jô Soares.

https://www.youtube.com/watch?v=sH7a3QGaILQ&t=825s

 Caso tenha alguma duvida ou esclarecimentos sobre projetos de Segurança de Edificações , entre em contato conosco e conte com a experiência de mais de 35 anos no ramo.

banner1x140

Arqta Urbanista e Engª de Segurança Paula Zanelato e Eng. Civil Vagner Landi , especialistas em aprovações de projetos

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido.

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para CONTRU – SP – Certificado de Segurança , Acessibilidade nas Edificações

  1. Josefa Reis de Andrade {Jô} disse:

    Um grande engenheiro, de experiencia e qualidade vale apena envestir no trabalho, eu recomendo.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s