Monotrilho Linha 17 – Metrô Campo Belo – Linha Lilás do Metrô – Zona Sul da Capital de São Paulo

Monotrilho Linha 17 – Metrô Campo Belo – Linha Lilás do Metrô – Zona Sul as Capital

Fizemos a última matéria em julho de 2018 e a região continua praticamente a mesma com as mesmas obras inacabadas com promessa de entrega.

20180130_151258Opinião Eng. Urb. Vagner Landi ,

especialista em Política Urbana

O problema maior dessa região é que há 17 anos que a Avenida Roberto Marinho está para ser Revitalizada , no meio do caminho veio esse projeto faraônico do PSDB com Serra/Geraldo Alckmin que  ajudaram a denegrir e desvalorizar os imóveis no entorno dos bairros de Jabaquara , Campo Belo , Brooklin Novo e Velho, Itaim e Vila Olímpia , com as promessas de entrega das obras para a Copa do Mundo do Brasil ( 2014 ) , depois da Rússia ( 2018 ) e agora nem na Copa do Catar ( 2022 ) deverá ser entrega.

RSCN2892

DSCN2863

Nas fotos , o contraste de prédios luxuosos da inciativa privada que botou fé na promessa de entrega das obras pelo poder público com a má conservação da via pública e nos canteiros e calçadas da avenida.

Os aumentos de IPTU na administração Kassab (hoje faz parte da administração Dória) progressivamente vem aumentando até hoje na administração Bruno Covas, que nada faz de bom para o povo da capital paulistana, tal qual a péssima administração do seu avô quando prefeito de São Paulo Mario Covas

Contraste entre Habitação Popular e Condomínios de alto Luxo

O abandono na limpeza urbana começou a piorar na administração Haddad ( PT ) e continuou ou até piorou com Covas como vemos nas fotos abaixo em datas  atuais ou anteriores datadas em diversas matérias em nosso Blog.

DSCN2880

Em cada esquina esse total abandono de limpeza urbana e a falta de fiscalização a quem joga lixo no entorno da avenida ocasionado por moradores das favelas do entorno.

A linha desse Monotrilho Linha 17 que não passa de mais um Elefante Branco para nossa cidade que traria do ponto inicial de Paraisópolis até o Aeroporto de Congonhas , não batendo a conta do investimento arrasador nessa estrutura aérea em bilhões de reais , irrecuperáveis em retorno nos custos de passagens ao longo de muitos e muitos anos , ficando inviável a iniciativa privado , ao menos que o governo assuma o prejuízo em questão.

Não bastando a Linha Lilás do Metrô com atraso de entrega de mais de 6 anos , inacabada até hoje , ligando Capão redondo até a Chácara Klabin , Zona Sul de São Paulo.

Habitações Populares enquanto não ficarem prontas , será difícil retirar essas moradias invadidas ao longo dos anos.

O mais intrigante nisso tudo é que até hoje não vemos nenhuma iniciativa de movimentação de obra por parte da parceria Prefeitura / Governo do Estado na Revitalização da Avenida Roberto Marinho , previsto na Operação Urbana Água Espraiada , com Acessibilidade nas Calçadas, Sinalização de Solo e Aérea ,Ciclovias, Áreas Verdes , Equipamentos Urbanos , Embutimento da Fiação Aérea e o mais principal que são 10% dos investimentos de Contrapartida da Operação Urbana em Habitações Populares para os moradores mais necessitados do entorno dessa avenida.

Habitações Populares prontas e muitas com obras paralisadas há mais de 2 anos.

Dezenove favelas eram para ser retiradas desde a criação da Operação Urbana Agua Espraiada e até agora 17 anos depois , apenas três favelas foram retiradas , conflitando ao longo desses anos moradores de alta classe social que pagam altíssimos impostos contra a classe dos mais necessitados que vivem em condições paupérrimas , esperando a tão sonhada casa/apartamento popular na região ou em outra região , desde que a casa seja sua com papel passado.

Também não sabemos se a ligação da avenida Roberto Marinho será ,realmente ligada por um túnel até a Rodovia dos Imigrantes com a construção de um parque linear sobre esse túnel , que valorizaria toda a região de daria mais qualidade de vida para os moradores do entorno.

DSCN2857

Coitados dos imigrantes Libaneses do Brasil , ao passarem em frente a essa praça na Avenida Roberto Marinho

Falta de respeito para nós pagadores de impostos , presenciar essa situação.

Hoje combato muito essa obra faraônica em gasto em concreto armado em toda sua extensão com colunas acabadas há mais de 8 anos , hoje ao relento , proporcionando espaços propícios para pichadores e bloqueio de grande parte do leito carroçável da avenida , com canteiros de obras abandonados há mais de 5 anos conforme relatados em fotos… Uma Vergonha !!!

Abaixo vemos no link de nosso Blog a última matéria , como demonstrado em diversas matérias ao longo dos anos,

https://engvagnerlandi.com/2018/07/29/av-roberto-marinho-obras-que-nunca-terminam-a-zona-na-zona-sul/

Veja também matéria de 2010 sobre a Operação Urbana Água Espraiada e o Secretário era Marcos Penido , que hoje é novamente secretário , agora com Dória….vamos torcer para que saia o Tão Falado Túnel Roberto Marinho/Imigrantes

https://wordpress.com/post/engvagnerlandi.com/5563

 

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido por nossa equipe,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Monotrilho Linha 17 – Metrô Campo Belo – Linha Lilás do Metrô – Zona Sul da Capital de São Paulo

  1. Jorge Zacharias disse:

    Estes projetos de Monotrilho são inadequados para São Paulo e outras cidades.   O mais conveniente, barato, estético, limpo e seguro é o VLT mas, como vencer o loby das empresas de ônibus que tanto alimentam os cofres pessoais de políticos e partidos??????   E vamos de pneu e petróleo até o seculo XXIII !!!!!!   Um abraço deste antigo entusiasta dos bondes!   Zacharias

    Curtir

    • Valeu Zacharias , nossa luta continua e os caras ainda não perceberam que os Ônibus que atrapalham as ruas do centro e grandes avenidas de São Paulo, muitos ônibus grandes circulando vazios em horários de Não Pico.
      abs
      Vagner

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s