Viaduto da Marginal Pinheiros cede próximo à Ponte do Jaguaré, descaso da PMSP

italia-sony-270Opinião Eng.Civil Urbano Vagner Landi

Os viadutos em São Paulo sempre são motivos de Contratos vultuosos quando um novo prefeito assume para revitalizá-los, passa pelo esquecimento e as tragédias vão acontecendo.

MartaMarta Suplicy

A última prefeita que realmente teve um programa de revitalização das estruturas de vários viadutos em São Paulo foi Marta Suplicy além de importantes obras pontuais na capital.

doriaJoão Dória Jr

João Dória começou que nem um foguete na prefeitura, ficou apenas 1,3 anos e ganhou o Governo do Estado substituindo o desconhecido Marcio França que era vice do ultrapassado Geraldo Alckmin , ficando a prefeitura nas mãos do inexperiente Bruno Covas.

CovasBruno Covas

Dória provavelmente dará uma parcela de sua competência para o novato Covas , ajudando em obras importantes com a Ligação da Avenida Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes , assim como a Revitalização da avenida em parceria Governo do Estado/Prefeitura.

Muitos viadutos em São Paulo estão em situações precárias com deterioração das colunas e fissuras aparecendo as ferragens secundárias e até as principais desestabilizando a ligação de apoio entre a coluna e a plataforma dos viadutos , devido a trepidações constantes dos movimentos dos veículos e o peso dos mesmos , acontecido no atual acidente na marginal de Pinheiros na madrugada de hoje.

m

Foto Folha Viaduto Marginal

Viad Marginal

 

captura-de-tela-2018-11-15-acc80s-08-45-28

Veja resumos das matérias na mídia abaixo,

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/11/15/elevado-de-acesso-da-marginal-pinheiros-para-a-ponte-do-jaguare-cede.ghtml

No Viaduto da Pista expressa da marginal Pinheiros sentido Interlagos que gera em torno 13 mil veículos por hora, sendo que num dia comum trafegam 450 mil nos dois sentidos.

São Paulo é muito carente em Mobilidade Urbana , pois estamos classificados como cidade de terceiro mundo em relação as melhores cidades mundiais.

Qualquer acidente que acontecer não temos por onde escapar , pois sempre há uma única saída e desvios são improvisados causando o caos na locomoção das pessoas , prejudicando a indústria e o comércio em logística de transporte.

Localização do viaduto na capital,

O viaduto passa sobre os trilhos da linha 9-esmeralda da CPTM, próximo ao parque Villa Lobos, na Marginal Pinheiros.

viaduto-da-pista-expressa-da-marginal-pinheiros-cedeu-1-desktop (1)

Veja a opinião pífia dos técnicos da prefeitura,

Segundo a prefeitura, não há risco de colapso da estrutura, uma vez que o viaduto, ao ceder, estabilizou-se ,sendo que os próximos passos são escorar o viaduto, analisar outros possíveis danos estruturais e voltar a erguê-lo , pois segundo a prefeitura, não há risco de colapso da estrutura, uma vez que o viaduto, ao ceder, estabilizou-se e os próximos passos são escorar o viaduto, analisar outros possíveis danos estruturais e voltar a erguê-lo. 

A prefeitura teve a sorte de acontecer esse episódio de madrugada afetando apenas três automóveis sem vítimas fatais e essa informação pífia da prefeitura de escorar e reergue-lo é piada , pois esse tipo de acidente estrutural é ocasionado por falta de inspeção nas estruturas dos viadutos na capital , pois já deveria existir fissuras no local.

viadutos11

Para a recuperação desse viaduto será necessário refazer a base de ligação de apoio entre a coluna e a plataforma do mesmo , para isso será necessário a demolição de parte da pista carroçável , para reconstrução do pilar de sustentação para apoio da nova pista. Pois não foi a fundação que cedeu !!!

 Normas e Regras para Manutenção

Norma Técnica 99452/2016 , especifica diretrizes a se cumprir para estruturas de concreto como pontes, viadutos e passarelas.

 Veja importante matéria elaborada pela Folha de São Paulo, abaixo

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/08/1-em-5-pontes-ou-viadutos-precisa-de-reforma-veja-regras-para-manutencao.shtml

 Qual é a estrutura da malha viária brasileira? 

Segundo dados da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), existem no país 1.735.621 km de malha rodoviária, sendo 3% disso (54.972 km) de pontes ou viadutos. Não há um levantamento oficial que consolide as informações de malhas viárias de todos os municípios.

Veja abaixo , matéria com o Eng. Vagner Landi na Band sobre o acontecido em 2016 no Viaduto Santo Amaro , Zona Sul da captal,

https://engvagnerlandi.com/2016/02/25/viaduto-santo-amaro-nao-sera-demolido/

Deixe seu comentário , que o mesmo será publicado e respondido,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em NOTICIAS EM JORNAIS, POLITICA URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Viaduto da Marginal Pinheiros cede próximo à Ponte do Jaguaré, descaso da PMSP

  1. Miguel Batista disse:

    Eng. Vagner, sempre preciso nas suas avaliações!

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s