Av. Roberto Marinho – Obras que nunca terminam – “A Zona” na Zona Sul

 

Obras Av. Roberto Marinho

20170826_114757

A Operação Água Espraiada foi lançada e aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo há mais de 17 anos pela prefeita Marta Suplicy, inclusive muito feliz no acerto como visionária. Vieram novos prefeitos como Kassab, Haddad e foram dando a famosa enrolada nos paulistanos com Kassab retardando as Habitações Populares e Haddad piorando cada vez mais e bloqueando a construção do túnel que ligaria a Av. Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes. Essas atitudes de Fernando Haddad (Cometa da Desgraça) e muitas outras ,colaboraram para que São Paulo se encontre hoje como uma das cidades que perderam pontos na classificação de Qualidade de Vida na América do Sul.

dubai 2012 197_001Opinião Eng.Urbano Vagner Landi

Hoje a região vem sendo prejudicada pelo cronograma da obra que inclui a Linha 17 – Monotrilho e a Linha Lilás – Metrô com as obras da Operação Urbana água Espraiada, do qual essas obras eram para estar prontas na Copa de 2014, depois para 2018 e agora do jeito que vai , dizem pra início de 2020.

20170613_172959

Habitações Populares

 

O conflito entre classes sociais ao longo da avenida envolvendo Favelas e Condomínios verticais de alto padrão, aborrecem quem paga altíssimos impostos morando nessa região e para os menos favorecidos que não pagam impostos, suas habitações prometidas que fazem parte dos 10% dos valores dos Certificados de Potenciais Construtivos, investimentos da Operação Urbana revertidos em Habitação Popular no entorno da Operação.

Fav Agua Espraiada

A região é repleta de pedintes e desocupados que convivem na região da avenida, trazendo medo e insegurança aos moradores da região, com assaltos e tráfego aberto de drogas.

DSCN2624

DSCN2611

A avenida em seus canteiros e calçadas é um lixo em toda sua extensão , sem manutenção ,inclusive no córrego Água Espraiada , na sinalização de placas e faixas de pedestres.

DSCN2618DSCN2617

DSCN2577f2

O Transito na Região

O trânsito complicado há anos em virtude de canteiros de obras desocupados ao longo da avenida por trechos de obras que não se vê nenhum funcionário trabalhando, obstruindo faixas carroçáveis e perigos de acidentes e atropelamentos.

DSCN2600

Bruno Covas

O atual prefeito de São Paulo Bruno Covas parece que deu um impulso e deu carta aberta para a retomada da ligação da avenida com a Rodovia dos Imigrantes e também deverá dar início a Revitalização da Avenida com enterramento da Fiação Aérea , Arborização e Acessibilidade nas Calçadas , tudo previsto no projeto em parceria Prefeitura/Governo do Estado.

Para Bruno Covas será muito importante as próximas eleições se o resultado for favorável a um candidato que seja parceiro, para ainda em sua gestão, poder inaugurar essas importantes obras para a capital paulistana.

O Viaduto Santo Amaro 

DSCN2622

DSCN2620

O viaduto Santo Amaro entre os bairros do Brooklin e Campo Belo passando por cima da Roberto Marinho está em aceleração máxima , pois já deveria ter sido dado início das obras há muito tempo e só começaram no início de 2018 , que já vemos o número grande de funcionários trabalhando do viaduto , inverso do visto no Monotrilho.

DSCN2626

Esse viaduto terá uma parada para descida dos passageiros dos ônibus sobre ele, para embarcarem no Monotrilho ou no Metrô,com um estacionamento de bikes acoplado a ele, veremos !!!

 

A Politicagem

Toda vez que se aproximam as eleições as obras aceleram , mas esperamos que após eleições não retardem novamente , pois os moradores dos bairros do Itaim, Brooklin, Campo Belo e Jabaquara não aguentam mais tanta promessa e tantos problemas causados por estas obras.

A Iniciativa Privada

Nesses últimos anos a iniciativa privada com empreendimentos de edifícios de alto padrão lançados e já prontos e em lançamentos , trabalharam nas vendas com a promessa que essas obras da Prefeitura e Governo do Estado valorizariam quando ficassem prontas , mas a iniciativa privada deu conta do recado e deixou as ruas do entorno mais bonitas e seguras, mas a valorização ainda não veio pelo atraso das obras.

 

Investidores e adquirentes

Para quem investiu para vender pós valorização ou quem investiu para alugar seu imóvel , está a ver navios e não vendo a hora desse Elefante Branco – Obra Monotrilho e as Estações do Metrô prontas e a Revitalização da Avenida Roberto Marinho , ficarem prontas para curtir uma Melhor Qualidade de Vida nessa região tão cara da capital paulistana.

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido por nossa equipe,

Obrigado !!!

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Av. Roberto Marinho – Obras que nunca terminam – “A Zona” na Zona Sul

  1. Daniela disse:

    Estamos em 2022 e nada foi feito, Bruno covas já foi pra um plano superior e Haddad tá ameaçando voltar … acredito que até 2050 fica pronto!

    Curtir

  2. Pingback: Monotrilho Linha 17 – Zona Sul – Promessa de João Dória para 2022 Governo do Estado de São Paulo | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  3. Ricardo disse:

    E já estamos em 2020 e nada de monotrilho, nada de túnel e nada do parque linear. Deus nos livre mas parece que só o Maluf terminava as obras grandes nessa cidade! Avenida escura de noite e as comunidades mais carentes crescendo na beira da avenida. Muito triste isso.

    Curtir

    • Olá Ricardo , realmente é uma das maiores vergonhas da política paulistana.
      Vamos fazer nova matéria na próxima semana e já entrei em contato com a Globo para montarem uma matéria também a respeito.
      abs
      Vagner

      Curtir

  4. Angelica Monteiro disse:

    IPTU caro é apelido! O trânsito complicado sempre foi o maior problema da região.
    Tomara que essas obras finalmente andem e sejam concluídas! Haja oração!!

    Curtir

  5. Pingback: Monotrilho Linha 17 – Metrô Campo Belo – Linha Lilás do Metrô – Zona Sul da Capital de São Paulo | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  6. flavio moreira disse:

    com a chegada do monotrilho,ha a expectativa de mudança no zoneamento no entorno para zona mixta,que seria otimo,sabe me dizer se isso esta previsto?

    Curtir

  7. Mariana disse:

    Vagner, bom dia!
    Você, que me parece ser bem informado a respeito da obra do monotrilho da Av Roberto Marinho, sabe me dizer sobre comk será o trem propriamente dito? Será que será algo muito barulhento, afetando os imóveis nas intermediações?
    A área projetada como área de manobra e manutenção, ao final da Av Roberto Marinho chegando na Vila Santa Catarina, deve ser algo muito ruidoso?
    Estou receosa sobre como ficará a qualidade de vida por ali.
    Obrigada.
    Mariana.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!