Monotrilho Linha 17 Ouro – Operação Urbana Água Espraiada – Obras atrasadas na capital paulistana .

20180130_151258Opinião Eng.Urbano Vagner Landi

17 anos atrás foi lançada a Operação Urbana Água Espraiada ,que ajudaria a melhorar o sistema de transportes da capital na região Sul da capital ,com o prolongamento da Avenida Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes, desafogando o trânsito de caminhões da Av. dos Bandeirantes , vindos do interior para o litoral paulista.

 As Operações Urbanas contemplam 10% dos investimentos para Habitação Popular, que no projeto inicial da Prefeita Marta Suplicy previa a desapropriação e a remoção de 19 favelas, com construção de mais de 20.000 moradias populares para essas pessoas de baixa renda e Habitações médias para pessoas que tivessem suas casas desapropriadas , mas até hoje – 2018 , apenas 1.700 famílias receberam suas habitações no entorno.

Jardim Edite – Habitações entregue com Kassab

Washington Luis paralisado com Haddad e Dória,

 A Lei aprovada em 2001 para revitalizar a região sul da capital e melhorar o transporte urbano,

  A Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (Lei nº 13.260/2001 e Lei 15.416/2011) foi a primeira aprovada após o Estatuto da Cidade e já nasceu como “Consorciada” podendo utilizar plenamente os dispositivos da lei federal. Tem como diretriz principal a revitalização da região de sua abrangência com intervenções que incluem sistema viário, transporte coletivo, habitação social e criação de espaços públicos de lazer e esportes.]

O projeto contemplava um número grande de casas desapropriadas , pois haveria um túnel que ligaria a avenida Roberto Marinho até a Imigrantes no subterrâneo e sobre o túnel um parque linear imenso com 612 mil metros quadrados ,que daria mais qualidade de vida aos moradores do entorno com muito verde ,praças e pequenos lagos.

 Veja o projeto animado publicado em outubro de 2010 , ainda sem o pífio projeto da linha 17 Ouro do Monotrilho pelo Governo do Estado.

 https://www.youtube.com/watch?v=MVuRrBJQZcI

Publicado em 11 de out de 2010

 A Promessa para a Copa do Mundo…. de que ano ???

A piada é que deveria ser inaugurada até 2014, junto com o Parque Linear Várzeas do Tietê, ano da Copa do Mundo no Brasil e nem na Copa da Russia será inaugurado.

 A Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (Lei nº 13.260/2001 e Lei 15.416/2011) foi a primeira aprovada após o Estatuto da Cidade e já nasceu como “Consorciada” podendo utilizar plenamente os dispositivos da lei federal. Tem como diretriz principal a revitalização da região de sua abrangência com intervenções que incluem sistema viário, transporte coletivo, habitação social e criação de espaços públicos de lazer e esportes.]

Prefeito Haddad – O COMETA DA DESGRAÇA !!!

Em 2013 , o prefeito Haddad anunciou que suspenderia a construção do Túnel Roberto Marinho,

Veja abaixo sua palavras,

“Na operação urbana Água Espraiada, há um conjunto grande de obras. Não há recursos para isso tudo e para o túnel. Então as pessoas se manifestaram nas audiências públicas e disseram: ‘Vamos inverter: ao invés do túnel, vamos priorizar todas essas obras e quando vendermos mais CEPACs, sobretudo na região do Jabaquara, você pode retomar a ideia de fazer o túnel, que já está licitado e licenciado’”, explicou o prefeito. “Não esta havendo um cancelamento, apenas uma inversão de prioridade. Com 2,3 bi em caixa, vamos fazer isso”, completou.

Monotrilho linha 17 Ouro – O Elefante Branco do século XXI , na capital

As promessas políticas para as eleições por parte do PSDB , iludindo a população paulistana que seriam entregues em 2014 para a Copa do Mundo de 2014, em paralelo a Prefeitura de São Paulo com a Avenida Água Espraiada seria um espetáculo , mas a realidade é outra , pois estamos em 2018 – Copa da Russia e pelo jeito que vai nem na Copa do Qatar !!!

O projeto com a intenção de construir uma linha aérea de Monotrilho a 15 metros de altura sobre o córrego das águas espraiadas com a construção de estações desde Paraisópolis até o Jabaquara , criou um certo desconforto entre os moradores do entorno que pagam um dos três IPTU’s mais altos da capital , que aguentariam os transtornos dessa obra durante 4 anos , imaginamos aos dias de hoje , que já estamos em 2018 e sem promessa de entrega.

Quanto mais o tempo passa , mais fica claro que essa obra ficará marcada como o Elefante Branco do Século XXI , pois também está bem claro que o número de passageiros diários não cobrirá o custo que será cobrado pelas passagens em relação a recuperação do custo da obra, inclusive hoje ligará nos planos apenas o Aeroporto de Congonhas/Jabaquara até a Avenida das Nações Unidas/Marginal Pinheiros e não mais em Paraisópolis, diminuindo assim em quilômetros essa obra de  18 km do projeto original, para apenas 7,7 quilômetros, da Estação Morumbi da CPTM, na Marginal Pinheiros, e o Aeroporto de Congonhas.

Esse Monotrilho poderia ser construído ao nível da avenida, diminuindo os custo da obra em 70% , e construídos as transposições de viadutos conforme projeto inicial sem o Monotrilho da Operação Agua Espraiada ( veja animações abaixo desse post )

As transposições seriam na Av. Sto Amaro , Av. Portugal, Rua Zacarias de Góiz e outras onde o fluxo de transposição é maior , tornando a Avenida Roberto Marinho uma via inteira expressa.

O que ainda vem por vir , nessa atrapalhada política entre Prefeitura e Governo do Estado !

Foto acima de 26/05/2018

As obras da Estação Campo Belo ainda estão em ritmo de tartaruga e há  poucos meses que começaram a construir o viaduto da Avenida Sto Amaro sobre a Av.Roberto Marinho , que vai atrasar cada vez mais a inauguração da estação prevista para final de 2018…piada !!!

F1

Foto acima da construção do Viaduto sobre a R. Marinho na Av.Sto Amaro

Quem vai ou quando vai começar a Revitalização da Avenida Roberto Marinho até a Marginal Pinheiros – Prefeitura ou Governo do Estado ?

f2

Fotos acima de praças na Av. Roberto Marinho ( Vergonha )

Foto acima de favelas que irão sair quando as obras de Habitação Popular da Washington Luis e outras do entorno forem entregues

Parece que quando o Monotrilho ficar pronto para testes , é que eles irão começar a Revitalização da avenida !!! … ,que englobaria todo o entorno com calçadas acessíveis , asfaltamento novo, fiação embutida em toda a extensão da avenida, sinalização de solo e aérea, praças, pontos de ônibus e plantio de inúmeras mudas de árvores previstas em contrapartidas da Operação Consorciada ÁGUA ESPRAIADA.

Matérias de 04 /01/2014 – 30/04/2017 – 17/02/2018, em nosso Blog, quase nada mudou,

https://engvagnerlandi.com/2014/01/04/operacao-urbana-agua-espraiada-obras-av-roberto-marinho-favelas/

 https://engvagnerlandi.com/2017/04/30/monotrilho-linha-17-obras-atrasadas-da-operacao-urbana-agua-espraiada-bairro-do-campo-belo/

https://engvagnerlandi.com/2018/02/17/monotrilho-linha-17-ouro-obras-atrasadas-ligarao-linhas-5-lilas9-esmeralda-a-congonhas/

 Deixe seu comentário , que o mesmo será publicado e respondido por nossa equipe,

Obrigado !!!

 

 

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s