Incêndios e Desabamentos em SP – Invasões em prédios públicos

dubai 2012 197_001Opinião Eng.Urb.Vagner Landi

As invasões patrocinadas pelos Movimentos Sociais nos últimos dez anos na capital paulistana vêm causando sérios problemas aos moradores do entorno dessas invasões, que pagam seus impostos em dia em suas propriedades e nada podem fazer contra essas pessoas que invadem propriedades do poder público e particulares.

edificio-wilton-paes-de-almeida-2016

Estamos nas mãos da justiça que não libera a desocupação pedida pela prefeitura que tem programas de ações sociais para essas pessoas, pois São Paulo hoje, tem mais de 150 prédios invadidos indevidamente.

Incendio 1

As causas do incêndio

Este edifício na Rua Antônio de Godói , 22 ,era patrocinado por facções criminosas, (segundo informação hoje para a Folha de São Paulo do ex-prefeito João Dória). Fica numa região estratégica para o tráfego de drogas que abastece a Cracolândia próximo dali.

15251974345ae8aa7a3e97f_1525197434_3x2_md

comparacao-predio-desabou-horizontal (1)

Antes e depois ( imagens G1)

incendio-centro-sp-edificio-wilton (1)

Mais de 90 famílias viviam no local de 24 andares, 317 pessoas moravam próximo ao Largo do Paissandu, como pedintes de ruas (profissão que vem crescendo há anos na capital), bolivianos, haitianos, brasileiros vindos de outros estados que não têm onde morar e se sujeitam a precárias condições de higiene e habitabilidade.

15251970785ae8a916590b3_1525197078_3x2_md

Nesses edifícios não têm mais elevadores com muito lixo acumulado, inclusive nos vãos dos mesmos, corredores e divisões internas dos apartamentos ou salas, para multiplicar os números de cômodos internamente que são alugados por facções. Gambiarras de eletricidade e velas acesas durante a noite ou fogueiras em noites frias.

Muitas vezes esses incêndios em edifícios invadidos ou em favelas podem ser criminosos por brigas entre moradores ou propositadamente.

15251734935ae84cf549358_1525173493_3x2_md

O prefeito Bruno Covas no local

Tragédias anunciadas,

Os setores da prefeitura quando são acionados para levantar as condições de segurança da edificação juntamente com o Corpo de Bombeiros, muitas vezes são impedidos de entrar e não podem usara da força para entrar, pois se usarem da força, vem os cidadãos dos Direitos Humanos criticando tais ações. Então fica difícil para o prefeito ou governador agir em defesa da cidade.

Esse edifício em questão havia muita infiltração de água, gambiarras de elétrica e muitos materiais que propagam o fogo tal qual o mesmo ruiu em apenas 1:30 hora depois.

201805021442399326

Em nosso Blog já fizemos varias matérias sobre edificações e favelas que sempre estarão sujeitos a esses incêndios, pois não têm a mínima condição de segurança e rotas de fuga. (ver matérias no rodapé desse post)

O prédio é do governo federal, que teria que ter uma ação do governo federal em obter uma autorização judicial para as desocupações e parece que o governo não faz isso porque não tem onde colocar essas pessoas.

O problema social em São Paulo está se agravando muito, são muitas pessoas que chegam aqui todo dia, principalmente do Norte e Nordeste, Bolívia e demais países em crise.

15251734655ae84cd971b7a_1525173465_3x2_md

Movimento por Luta de Moradias

O coordenador do movimento Luta por Moradia Digna, Ricardo Luciano, disse que o plano é ocupar outro edifício para acomodar as famílias desabrigadas com o desabamento (Folha de SP)

Quantas unidades habitacionais a Prefeitura tem para nos dar? As pessoas esperam 30, 40 anos por uma unidade da Cohab. Quando consegue, já está indo para um jazigo”, criticou.

São Paulo, a capital que abriga a todos credos e raças

O município de SP já tem 12,107 milhões de habitantes, o mais populoso do País, segundo estimativas divulgadas pelo (IBGE), crescimento de 0,57% em relação a um ano antes.

Qual a solução para São Paulo – capital ,

Não têm tetos para todos e estamos caminhando, um dia, para impedir a entrada de pessoas de qualquer lugar que não tenha contrato de trabalho na capital , essa ideia é defendida por grande parte dos paulistanos…que sabe um dia !!!

Veja abaixo diversas matérias no Blog da Política Urbana e da Qualidade de Vida,

https://engvagnerlandi.com/2011/11/15/favelas-o-submundo-da-habitacao-na-capital-paulistana/

https://engvagnerlandi.com/2014/04/02/incendio-em-favela-na-penha-zona-leste-de-sp-slum-fire-in-the-east-zone-of-penha-sao-paulo/

https://engvagnerlandi.com/2011/12/25/favelasincendiosdesabrigadosobras-irregularesinvasoes-e-agressoes-ao-meio-ambiente/

Deixe seu comentário, que o mesmo será respondido e publicado,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s