Fiação Aérea em SP – Cidade Linda Redes Aéreas – A esperança nas mãos de Dória !

Fiação Aérea em São Paulo está nas mãos do atual prefeito de São Paulo , João Dória Jr , dando prosseguimento ao plano de governo da Cidade Linda Redes Aéreas.

1490901621173 João Dória Jr. ( Mayor of São Paulo )

Dória está no governo a 13 meses e vai dar início ao enterramento da fiação aérea em nossa capital , pois em agosto de 2017 foi fechado um acordo entre Eletropaulo e Prefeitura  e empresas de telecomunicação beneficiará inicialmente vias em sete distritos: Consolação, Bela Vista, República, Santa Cecília, Jardim Paulista, Bom Retiro e Brás.

Dória defende muito o empreendedorismo e a parceria com as empresas privadas e logo que foi eleito lutou por esse acordo de transformar um sonho em realidade , enquanto prefeitos anteriores só fizeram política e enrolaram a população paulistana com falsas promessas.

dubai 2012 197_001Opinião , Eng.Civil Urbano Vagner Landi

Sou um grande defensor da Fiação Aérea Enterrada e nossas matérias a anos com entrevistas na mídia escrita e televisiva surtiram efeito junto as autoridades e Ministério Público Federal , por amor a São Paulo , por uma Melhor Qualidade de Vida em nossa cidade , tão bem defendida em nosso Blog.

No passar dos anos , 50 , 60 , 70 anos atrás a Light ou Eletropaulo sempre colocaram novos postes nas calçadas e nunca retiraram os postes que ficaram obsoletos , como mostramos em fotos nas diversas matérias que fizemos , onde relatamos que em certos locais encontramos 8 postes em 100 metros lineares ou 7 postes em 50 metros lineares, sem contar que cada plaqueta qualquer de transito tem um postinho metálico , fora as fiações de ônibus elétricos que nem circulam mais em vários pontos dos bairros.

Os postes , postinhos e outros prejudicam em muito o espaço livre das calçadas onde caminhamos e temos o direito por uma acessibilidade prevista em lei federal , tanto nos acessos externos como nos acessos internos das edificações.

DSCN0808

A acessibilidade  não é o remédio apenas para os deficientes físicos e sim , também para as pessoas de mobilidade reduzida , como pessoas obesas e idosas. O respeito pelo cidadão no espaço público é um dos pontos mais altos para a Qualidade de Vida numa cidade e não só a obstrução de onde caminhamos nas calçadas como o visual horroroso , que nos dá uma impressão de medo , tédio e depressão.

Com o embutimento da fiação nas calçadas além de melhorar a paisagem urbana , aumenta a alto estima das pessoas no ambiente do seu dia a dia , orientando a circulação dos pedestres num ambiente livre com rebaixamento de guias para cadeirantes e sinalizações padronizadas para deficiente visuais.

A manutenção dos serviços seriam mais rápido através de caixas de inspeções subterrâneas pontuais , cabeamentos protegidos das intempéries com sistemas sofisticados já utilizados em várias das principais cidades do mundo.

Primeira Etapa e Cronograma da obra ( fonte O Estado de São Paulo )

Segundo o relatório de agosto de 2017 ,  o cronograma de execução da rede subterrânea envolve 12 conjuntos de ruas, começando pela Rua José Paulino, no Bom Retiro, e terminando na Alameda Santos, no Jardim Paulista. Os dutos com os cabos de telecomunicações e de empresas municipais, como da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ficarão na mesma galeria já usada pela rede elétrica.

fios-1098px

As empresas de telefonia e internet, que hoje pagam aluguel para usar os postes da Eletropaulo, vão bancar as obras de enterramento. O custo total ainda está sendo calculado. Já a concessionária de energia deve gastar R$ 6 milhões para retirar os postes e reparar as calçadas. Segundo a gestão Doria, não haverá custos para a Prefeitura.

A meta estipulada pela gestão Doria é enterrar 100 km de fios por ano na cidade.

A medida, uma das promessas de campanha do tucano, envolve uma longa batalha administrativa e jurídica entre a Prefeitura e a Eletropaulo. A concessionária de energia é responsável por 44 mil km de fios em sua área de concessão na Grande São Paulo, dos quais só 3 mil km são subterrâneos, e 1,2 milhão de postes.

Esperamos que as metas encontrem um final feliz , pois São Paulo não merece esse desprezo que passamos com administrações passadas que deixaram nossa Qualidade de Vida despencar em relação a outras cidades do mundo e nossa esperança está apoiada sobre a competência de Dória que está trabalhando mesmo com opositores dentro do seu próprio partido.

Comparações entre Redes Elétricas

                                             ÁREA

                                            CONVENCIONAL        SUBTERRÂNEA

Confiabilidade                    Baixa                               Muito Alta

Segurança                            Baixa                              Nenhuma

Interferência/Arvores        Muito Alta                        Nenhuma

Derivações                          Simples                           Complexas

Resis.Descargas Atmosf.    Baixa                               Alta

Localização de Falhas        Fácil                                 Difícil

Campo Elétrico                   Aberto                              Confinado

Campo Magnético               Médio                              Baixo

Investimento Inicial             100                                  180 a 500

globo

Veja matéria abaixo da Rede Globo no Jornal Bom Dia SP,redação – Marcelo Brasil – com o engenheiro urbano Vagner Landi sobre fios soltos que preocupam a população nos postes das grandes cidades.

Andressa Rogê, entrevistou Vagner Landi

https://globoplay.globo.com/v/2751094/

Matéria de Natalia Ariede com Vagner Landi – Bom Dia Brasil – Rede Globo

https://globoplay.globo.com/v/2751094/

Deixe seu recado que o mesmo será respondido e publicado,

Obrigado !!!……………………………. mais de meio milhões de acessos mundiais !

 

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Fiação Aérea em SP – Cidade Linda Redes Aéreas – A esperança nas mãos de Dória !

  1. Valdinei Lima disse:

    Prezado, bom dia. Sabe informar onde consigo os nomes das construtoras que estão executando estas obras ?

    Curtir

  2. Luiz Carlos disse:

    Por favor alguma posição sobre a anistia de i moveis de São Paulo Grato luiz

    luiz Carlos Almeida cel 99972.4988

    Em 12 de jan de 2018 00:26, “Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and

    Curtir

Obrigado pela sua participação!