Monotrilho Linha Ouro e obras do Metro Campo Belo , Moema , Ibirapuera , nem na Copa da Russia – Urban Mobility in Sao Paulo – التنقل الحضري في ساو باولو

campo-belo-5

20170721_175407Opinião , Eng.Urbano Vagner Landi

Região sul da capital paulistana, que envolve os bairros de classe média alta Moema ,Campo Belo , Brooklin , Vila Nova Conceição e Ibirapuera, por enquanto só comendo poeira e sofrendo com a desvalorização dos imóveis , pelo transtorno das obras que prejudicam há anos a paisagem urbana e o fluxo do transito na região.

O Monotrilho , prometido pelo Governo do Estado que deveria entrar em funcionamento na Copa de 2014 que ligaria o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), até hoje encontra-se com as mesmas vigas e canteiros de obras sem operários , sem previsão de retomada total , como vemos com poucos funcionários , pois nem na copa da Rússia em 2018 será entregue.

campo-belo-13

Estamos em outubro de 2017 e fotos relatam o total abandono da região , com total desrespeito do poder público estadual culpando o federal e a prefeitura se escondendo por nem sequer dar ordens para prosseguimento da revitalização da avenida Aguas Espraiadas – atual Roberto Marinho , que está jogada as traças !!!

20171007_142616

Na foto acima , o abandono das estruturas e a obra da Estação Campo Belo prometida para 2015….piada !!!

Histórico da Operação Urbana Agua Espraiada – Administração Serra / Kassab para Haddad para Dória !!!….logo logo para Bruno Covas…

No final da administração Kassab foi assinado contrato para construção do túnel que ligaria a avenida Roberto Marinho com a Rodovia dos Imigrantes e removeria 40 mil moradores em 16 favelas dos bairros do Jabaquara , Campo Belo e Brooklin, além da construção de 8 mil moradias populares no entorno , como previsto em Lei da Operação Urbana.

Mas o túnel não foi mais prioritário, logo após a posse de Haddad na prefeitura do PT , além de não construir nem 20% das habitações populares prometidas em sua meta de campanha , preferiu priorizar os investimentos no transporte público comprando briga com os donos de carros , construindo ciclovias a custos altíssimos e esquecendo áreas como esta da Zona Sul Paulistana.

índice

Os amigos brigados Dória e Alckmin

Enquanto isso as atrapalhadas do Governo do Estado com Geraldo Alckmin e seus assessores incompetentes elegeram João Dória , dando esperança ao povo paulistano , mas estão de mau pois os dois querem ser candidatos a presidência, causando ciumeira nos tucanos alckmistas , pois viram que Dória é muito competente e o povo comparou e chegou a esta conclusão, também !!!

Para ver que o negócio não está bem entre Dória ,que apoio plenamente , vejam abaixo o recado para o incompetente vice presidente do fracassado PSDB – Alberto Goldman

https://istoe.com.br/doria-chama-goldman-de-fracassado-em-video/

Mas tenho também minhas críticas em João Dória , que deveria retomar a Revitalização dessa importante e nova avenida da zona sul paulistana – Av. Roberto Marinho que ligaria a Marginal Pinheiros – Ponte Estaiada até a Rodovia dos Imigrantes , tornado a avenida numa via expressa sem cruzamentos e semáforos , que iria beneficiar o fluxo de automóveis e caminhões ligando a capital ao litoral e Porto de Santos , desafogando a Avenida dos Bandeirantes.

20171007_135954

Na foto acima tirada nesse sábado 07/10/2017 , congestionamentos constantes no cruzamento da Av.Santo Amaro com Av.Roberto Marinho , que já deveria ter sido construído um viaduto previsto na Operação Urbana Água Espraiada.

17248372

Contratos são rompidos e litígios criados ao longo das obras por incompetência de gestão pública e distribuição de propinas , fazendo com que o povo que paga altíssimos impostos sofra , gastando por dia de duas a três horas para chegar ao trabalho, diminuindo a cada ano nossa Qualidade de Vida , fato qual somos o 121º colocado dentre as principais cidades do mundo , com prognóstico de cairmos para a 125º posição em 2018.

Matéria abaixo de abril de 2017

https://engvagnerlandi.com/2017/04/30/monotrilho-linha-17-obras-atrasadas-da-operacao-urbana-agua-espraiada-bairro-do-campo-belo/

Matéria Folha de São Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/09/1916197-atrasado-alckmin-entrega-novas-estacoes-em-linha-vazia-do-metro.shtml

Deixe seu comentário abaixo,

Obrigado!!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Monotrilho Linha Ouro e obras do Metro Campo Belo , Moema , Ibirapuera , nem na Copa da Russia – Urban Mobility in Sao Paulo – التنقل الحضري في ساو باولو

  1. Pingback: 500.000 Acessos alcançados em 03 de janeiro de 2018 – Blog da Política Urbana e da Qualidade de Vida – Happy New Year 2018 | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  2. ELUSA FERREIRA DE LIMA disse:

    Sempre leio suas inestimáveis e inteligentes análises. Moro nas redondezas e acompanho esta vergonha! Tenho uma pequena empresa de regularizações e só mês passado tivemos 3 imóveis invadidos no Campo Belo graças a Cracolândia em que se transformou a Roberto Marinho. A Vila Santa Catarina está um inferno com tantos veículos fugindo das obras inacabadas. É mais rápido ir do Jabaquara a Santos do que do Jabaquara até a Marginal Pinheiros seja por que rota for. Ainda de presente ganhei da gestão Haddad a desvalorização do imóvel da Vila Santa Catarina para justificar construir meia dúzia de imóveis para abrigar atrás do muro casa onde moro. O valor que era de R$ 1 milhão e meio hoje não se vende nem por um terço já que a favela inteira vai ser minha vizinha. Dorme com um barulho destes….

    Curtir

Obrigado pela sua participação!