Acessibilidade e Mobilidade Urbana em São Paulo

MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE NA CIDADE DE SÃO PAULO

Acessibilidade Urbana na Cidade de São Paulo , apenas 0,69% são considerados acessíveis

 fotos vagner Paris  0pinião Eng,Urbano Vagner Landi

São Paulo com seus 17 mil km lineares de vias com calçadas medianas com largura de 2,30 metros de ambos os lados, totalizando 78.200.000 metros quadrados (m2).

dscn0808.jpg

 Na foto , Avenida Sto Amaro com Av. Roberto Marinho – Zona Sul,em obras do Metrô e Monotrilho ,que seriam entregue na Copa de 2014 no Brasil , responsabilidade do Governo do Estado , mas parece que nem na Copa da Russia,causando indignação aos moradores locais

Apenas 540.000 metros quadrados são considerados acessíveis para 30% dos deslocamentos na capital que são feitos a pé.

A mobilidade urbana para pedestres com ou sem mobilidade reduzida, ainda é muito atrasada na cidade de São Paulo, com total desprezo do poder público e do próprio contribuinte dono do seu imóvel e responsável por sua calçada.

Temos que colocar em mente que podemos ser um dia portadores de alguma deficiência física ou mobilidade reduzida, então temos que nos respeitar ou ser respeitados.

Enquanto não tomarmos consciência dos fatos, nunca sairemos da 121ª colocação em Qualidade de Vida dentre as principais cidades do mundo, caindo a cada ano.

As novas construções da iniciativa privada na maioria já estão equipados com banheiros acessíveis e ambientes especiais para atenderem essas pessoas em dimensionamentos e sinalizações de solo, elevadores ou plataformas especiais.

charge-sobre-acessibilidade

italia-sony-260

Esta foto retrata bem o respeito que o poder público tem com o contribuinte , pagador de impostos – Foto Pescara – Italia , respeito ao Cidadão Idoso e de Mobilidade Reduzida.

Cabe, sim a prefeitura fiscalizar e exigir de acordo com a lei federal de acessibilidade o cumprimento da lei, mas por outro lado muitos prédios públicos não apresentam as exigências dessa mesma lei , assim como vistos em áreas públicas externas de responsabilidade das prefeituras locais.

12044621

Na atual administração municipal temos um prefeito que pensa bem na frente dos seus assessores e está sentido a real situação que pegou a capital paulistana , sem dinheiro e mal cuidada , mas cabe a ele cumprir seus quatro anos como querem a maioria dos seus eleitores , pois todos sabem da sua capacidade e espirito empresarial e honestidade, pois S Paulo merece !!!

Veja editorial na Gazeta do Tatuapé

http://gazetavirtual.com.br/edicoesvirtuais/gt/2171/#2/z

Atualização em 26/06/2018

Uma das metas de Bruno Covas é melhorar a qualidade de Vida na capital reformando e exigindo calçadas melhores para a nossa capital,

Deixe seu recado ou comentário que o mesmo será respondido e publicado,

Obrigado !!!

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Acessibilidade e Mobilidade Urbana em São Paulo

  1. Republicou isso em Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Lifee comentado:

    Remodelação das calçadas na capital paulistana,nova meta de Bruno Covas

    Curtir

  2. Pingback: 500.000 Acessos alcançados em 03 de janeiro de 2018 – Blog da Política Urbana e da Qualidade de Vida – Happy New Year 2018 | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  3. Marcelo disse:

    Boa tarde, tudo bem?
    Uma coisa que eu vejo acontecer muito, é que eme ruas menores até hj, mesmo em obras novas, eles não constroem uma calçada, pelo meu entendimento a faixa que ta sendo ocupada pelo poste seria a de serviço, após ela deveria ser construida uma calçada livre de desniveis, e muitas construtoras quando constroem seus predios, mesmo hj, deixam só a “faixa de serviço” mais um pequeno espaço e já fazem seu muro, oq poderia ser feito pra readequar essas calçadas, sendo que esses prédios por serem novos, demorarão muito tempo pra ser demolidos?

    Curtir

    • Olá Marcelo , hoje em alguns zoneamentos você tem que doar 5 metros de calçada a partir do eixo externo da guia para dentro do imóvel e construir sua edificação a partir desses 5 metros , o que poderia ser colocado para todos os projeto novos , prevendo assim uma cidade mais espaçosa no futuro.São é muito complicado e cresceu numa Zona Total.
      Sua colocação é muito boa !!!
      abs
      Vagner

      Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s