Qualidade de Vida na Europa -Capital Verde 2019-Green Capital of Europe – نوعية الحياة في أوروبا

O ESFORÇO DAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS DAS CIDADES EUROPEIAS

 european-green-capital

Opinião Eng.Urbano Vagner Landi

O prêmio Capital Verde Europeia está ligado a “Melhor Qualidade de Vida” ,  tornando-se um torneio entre cidades , que para participar têm que se preparar para preencher requisitos básicos de um regulamento que visa a “Visão Ambiental “.

Os governantes retribuem aos seus moradores investimentos em troca dos pagamentos de impostos em busca de uma vida melhor,com mais educação , saúde, transporte público , segurança ,mobilidade urbana e redução dos agentes poluidores.

 

A palavra-chave sempre foi a “Visão Ambiental” , deste concurso criado em 2010 , representado pela cidade de Estocolmo como primeira vencedora.

Cidades vencedoras desde 2010,

2018: Nijmegen ( Holanda )

2017: Essen ( Alemanha )

2016: Liubliana ( Eslovênia )

2015: Bristol ( Reino Unido )

2014: Copenhagen ( Dinamarca )

2013: Nantes ( França )

2012: Vitoria-Gasteiz ( Espanha )

2011: Hamburgo ( Hamburgo )

2010: Estocolmo ( Suécia )

A importância de ganhar esse título ou mesmo concorrer no decorrente ano é a projeção do Turismo , repercussão internacional ,atrativos para investidores estrangeiros e o orgulho de quem mora na cidade e a esperança para quem um dia querer morar e curtir a Qualidade de Vida consagrada.

CAPITAL VERDE PARA 2019,

Cerca de 28 cidades europeias, grandes e pequenas, de toda a Europa que concorreram para sua candidatura à Capital Verde Europeia de 2019, foram :

mdb0334GR0007D01EGC2019SHORTLISTEDCITIES

Arad, Romênia – Lisboa, Portugal – Bolonha, Itália – Oslo, Noruega – Florença, Itália – Pécs, Hungria – Funchal, Portugal – Sevilha, Espanha – Gales, Bélgica – Estrasburgo, França – Estrasburgo, França – Kamëz, Albânia Tallinn, Estônia – Lahti, Finlândia – Wroclaw, Polônia

As finalistas escolhidas foram :

Lisboa, Portugal

Lisboaé a capital de Portugal e a cidade mais populosa do país , com uma população de 506 892 habitantes, dentro dos seus limites administrativos, é o centro político de Portugal e sede do Governo e da residência do chefe de Estado.

A área metropolitana de Lisboa, residem 2 821 697 pessoas (senso de 2011).

Curta um passeio de Bonde na Velha Lisboa

https://youtu.be/J6RGqVyNUfA

Oslo, Noruega

Oslo é a capital e maior cidade da Noruega. Localiza-se no sudeste do país e detém estatuto de comuna e condado simultaneamente. Fundada em 1048 pelo rei Haroldo III da Noruega, a cidade foi imensamente destruída por um incêndio em 1624

População(2011) :     1. 997 .599

  Gales, Bélgica

O País de Gales , situa-se numa Península da Grã= Bretanha e faz fronteira a Leste com a Inglaterra e a Sul com o Canal de Bristol e ao Norte e Oeste com o Mar da Irlanda.

Sua população de 3.004.600 habitantes ( Estimativa de 2008 ) ,vivem em sua maior parte nas áreas industriais próximo ao emprego em Gales do Sul e na capital Cardiff .

Tallinn, Estônia

Tallinn, Talim, Taline ou Talin é a cidade capital da Estónia, localizada no golfo da Finlândia, na costa norte do país junto ao mar Báltico, a 80 quilómetros a sul de Helsínquia , com uma  população  de cerca de 500 400 habitantes (2000)

Lahti, Finlândia

Lahti , cidade situada no sul da Finlândia, na província de Päijänne Tavastia e junto à margem do lago Vesijärvi , com 118.885 habitantes ( 2016 )

Jogos Lahti Ski Games

Tradicional em práticas esportivas, especialmente em vários esportes de inverno. A cidade é conhecida pelos Jogos Lahti Ski Games ( Salpausselän kisat ) e pelo concurso Finlandia-hiihto de esqui cross-country, pois é a única cidade em sidiar o Campeonato Nórdico de Esqui da FIS ,já sete vezes como em 1926 , 1938 , 1968 , 1978 , 1989 , 2001 , 2017.

Minha Torcida ,

Lisboa – Monumento do Descobrimento do Brasil

Eu vou torcer por Lisboa , que é uma cidade maravilhosa, acolhedora e seria um presente especial para Portugal , país que está se recuperando na crise europeia e aos vários amigos portugueses lá e aqui no Brasil.

As principais medidas que os jurados profissionais julgam após o prazo concebido, que as cidades têm quando selecionadas, dois anos antes para concorrerem ao título de Cidade Verde Europeia são as seguintes:

  • Alterações climáticas: mitigação e adaptação
  • Transporte local
  • Áreas verdes urbanas que incorporam o uso sustentável da terra
  • Natureza e biodiversidade
  • Qualidade do ar ambiente
  • Qualidade do ambiente acústico
  • Produção e gestão de resíduos
  • Gestão da água
  • Tratamento de água poluída
  • Eco inovação e emprego sustentável
  • Desempenho energético
  • Gestão ambiental integrada

Saiba mais sobre a Capital Verde de 2018, em matéria de março de 2017,

https://engvagnerlandi.com/2017/03/01/capital-verde-da-europa-2018-nijmegen-holanda-green-capital-of-europe/

Deixe seu comentário , clicando abaixo que o mesmo será publicado e respondido,

Obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s