Bairro do Tatuapé – destaque na Rádio CBN-Globo – Eleições 2016 – ideias e soluções

AP-ZONEAMENTO-REGIAO-SUB-MOOCA-13-08-2015-FOTOS-ANDRE-BUENO6925-300MIOLOopinião do Eng.Urbano Vagner Landi

Tatuapé com seus 8,2 km2 , um dos mais altos metros quadrados de construção da capital paulistana, considerado um dos bairros melhor para se morar em relação a infraestrutura , mas não em relação ao índice estabelecido pela Organização Mundial da Saúde que é de 12 m2, contra 3,86 m2 por habitante do nosso bairro

As mudanças urbanísticas aconteceram desde a década de 1980 , com grandes empreendimentos imobiliários pela iniciativa privada , não acompanhado pelo poder público em manutenção de ruas, praças , escolas , postos de saúde e outros.

Vivemos nesse bairro , conhecemos pessoas que se foram , pessoas que se esforçaram para o progresso do bairro, pessoas que vieram morar e constituir família , tornando o bairro mais jovem e cheio de alegria .

CBN-25 anos –

entrevista com o eng.urb.Vagner Landi

http://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/seu-bairro-nossa-cidade-sp/2016/09/01/BOOM-IMOBILIARIO-FEZ-TATUAPE-CRESCER-SEM-ESTRUTURA.htm

DSCN1275Projetos para o bairro na visão do engenheiro urbano Vagner Landi

Avenida Celso Garcia – Revitalização Urbana e Mobilidade Urbano

Avenida totalmente degradada , proliferação de cortiços e favelas , uma vergonha para a região

picture-1-0601

 

Um grande problema que vemos nos dias de hoje na avenida Celso Garcia é o grande número de ônibus vindo de vários lugares para um único lugar – Parque D.Pedro ,congestionando a avenida e atrapalhando o transito local sem a definição de um corredor específico.

Av.-Celso-Garcia-arquivo-500x333

Landi e sua equipe de arquitetos de seu escritório, elaborou um projeto de implantação de VLT’s – Veículos Leves sobre Trilhos , presentes em todas as principais cidades mundiais  ,na avenida desde o Vale do Aricanduva até o Parque D.Pedro.

Nota: Este  magnífico  projeto  que  modifica  a  maneira  de  se  pensar  em  Mobilidade  Urbana nas  principais  avenidas  de  São Paulo  com  a  implantação  de  VLT’s  ,  será  publicado  em breve ,  pois  trata-se  de um projeto registrado no CREA e CAU e foi em exclusividade para a Folha de São Paulo.

A ideia principal é o baixo custo com um número bem menor de desapropriações ao longo da avenida e a criação de estações em cada bairro com praças de entretenimento, ciclovias , acessibilidade 100%, lixeiras ecológicas e o mesmo espaço existente hoje na avenida para automóveis.

foto: detalhe VLT em Zagreb- Croácia

dsc02491

foto: detalhe VLT em Zagreb- Barcelona

dsc01056

foto: detalhe VLT em Zagreb- Amsterdam

dscn0034

foto: detalhe VLT em Zagreb- Dallas

dscn1491

foto: detalhe VLT em Zagreb- Praga

dscn06491

No projeto,

Os VLT’s saem da estação principal Aricanduva ou Parque D Pedro para as estações intermediárias a cada 4 minutos , onde os usuários descem dos ônibus e com o bilhete único entram nos VLT’s a destinos específicos.

Em torno de todas as estações haveriam estacionamentos verticais para automóveis e bikes e mini terminais de ônibus internos nesses bairros.

Além de melhorar a Mobilidade Urbana da região também iríamos revitalizar toda a extensão da avenida tornando-a um shopping a céu aberto , valorizando os imóveis degradados atuais.

Este projeto registrado sua autoria no CREA e no CAU estará à disposição para o próximo candidato eleito para 2017/2020

Avenida Salim Farah Maluf

Av S F Maluf

Importante avenida de ligação do litoral paulista até a Rodovia Presidente Dutra , Airton Sena e Fernão Dias precisa ser transformada em Via Expressa sem semáforos com a criação de alças de transposição em pontos estratégicos como a Avenida Vila Ema, Rua da Moóca , Regente Feijó ,Celso Garcia e Rua Ivaí.

Praça Silvio Romero

ch-assinatura-base-pm-Praca_Silvio_Romero-Carol

Marco principal e histórico do bairro do Tatuapé merece uma nova revitalização de paisagismo e estacionamento único para dentro da praça em 45 graus lado em direção à Rua Pe Adelino para desafogar o transito local em horário de pico.

Relocar para dentro do espaço central da praça os Food Truck de Hot Dog’s , tornando como praça de alimentação.

Iluminação adequada e grades baixas para proteger os canteiros de jardins da mesma.

Projeto de Intervenção Urbana no transito no Tatuapé  

ch-transito_guapeva_Transito-rua-Guapeva-x-Salim-Farah-Maluf-Carol-500x333

Há muitos anos que não temos um projeto de mudança de direção das ruas internas do Tatuapé. O sentido único na maioria das ruas seria ideal , daria mais agilidade e fluidez e sincronismo nos semáforos.

Também os estacionamentos nas ruas em horários predeterminados como no bairro de Moema .

O acesso para a Radial Leste poderia ser por duas ruas paralelas no mesmo sentido e duas para subir , proporcionando sincronismo conjunto na caixa de transito.

Outro fator que atrapalha muito mesmo nas ruas existentes de mão única é a largura dos micro- ônibus que viraram iguais aos ônibus em relação a largura , um problema sério da capital paulistana.

Light Rail-VLT no Brasil– Projeto Av.Celso Garcia – Av. Santo Amaro na capital paulistana

Precisamos sim , de mais atitude dos funcionários da prefeitura e da Companhia de Engenharia de Tráfego e mais poder aos subprefeitos para a próxima gestão.

download (1)

Deixe seu comentário que o mesmo será respondido e publicado,

Obrigado !!!!

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Bairro do Tatuapé – destaque na Rádio CBN-Globo – Eleições 2016 – ideias e soluções

  1. Wellington Avilla disse:

    Boa tarde Vagner, pesquiso muito sobre o assunto de melhorias das vias na Av. Celso Garcia (Z.L. de SP) e às vezes encontro algumas publicações satisfatórias sobre o assunto. Estou disposto a ajudar no que for necessário nessa evolução de projetos a respeito dessas melhorias, como acredita que podemos acrescentar? Tem um plano aprovado pelo SPTrans e Prefeitura de SP há alguns anos atrás, se não me engano 2012, que diz respeito ao alargamento da avenida e inclusão de faixas de ônibus, sentido duplo e etc (no exemplo da Av. 9 de julho) mas até o momento não vejo andamento no assunto. Acredita que podemos levar esses pontos para nosso atual prefeito de SP, João Doria Junior? Obrigado!

    Curtir

    • Wellington , este pessoal que blinda o Dória não estão conseguindo , porque ele é muito bom e está engolindo os políticos do PSDB.
      eSTE PROJETO DA sptrans É ORIUNDO DO pt e com certeza Dória irá tomar todo o cuidado para estudar uma nova proposta com ônibus ou VLT para o centro das avenidas evitando desapropriações e na minha opinião o Transporte Público nas principais avenidas de SP , não deveriam circular ônibus e sim VLTS , automóveis , motos e bicicletas , além das calçadas com fiação embutida e acessibilidade total.
      Só teremos vez para demonstrar nossas ideias em Audiências Públicas que deverão começar em breve.
      Vamos mantendo contato
      abs
      Vagner Landi
      v.landi@terra.com.br

      Curtir

  2. Wagner disse:

    Excelente blog, parabéns!

    Curtir

  3. Jorge Zacharias disse:

    Excelente projeto de vitalização da região, especialmente pela implantação do VLT na Celso Garcia que trará eficiência e segurança no transporte público. Uma ideia que deveria ser expandida para todos os corredores de ônibus da cidade. Parabéns, tem sempre o meu apoio!

    Curtir

Obrigado pela sua participação!