Mobilidade Urbana na cidade de SP -サンパウロの都市モビリティ-التنقل في المناطق الحضرية في ساو باولو – Câmara Municipal de SP

Mobilidade Urbana na cidade de São Paulo

dubai-2012-197_001Opinião Eng.Urbano Vagner Landi

A concepção do transporte público na capital paulistana está errada, nas principais avenidas e eixos urbanos que ligam bairros periféricos ao centro da cidade.

As grandes cidades mundiais que têm seu transporte urbano já consolidado abastecido por Metrô , Trens eficientes de média e alta velocidade , mesclam com os Veículos Leves sobre Trilhos ( VLTs) nos centros urbanos comerciais .

corredor-ônibus-hg-20080305

DSCN0815

Não podemos mais aceitar 40,50 60 ônibus vindos de vários lugares dos bairros para um mesmo lugar, como por exemplo, Celso Garcia ao Parque D.Pedro, Praça das Bandeiras ao Terminal João Dias/Sto Amaro.

Hoje vemos nestes principais corredores inúmeros ônibus vazios em horários intermediários , das 11 h as 16h ,por exemplo , que além de atrapalhar o transito dos automóveis , ajudam a poluir o ar e o sonoro também.

A ideia principal para mudar este conceito arcaico de transporte sobre pneus destas verdadeiras jardineiras na capital paulistana seria a criação de varias subestações de VLT’s ao longo destas avenidas oriundas de um ponto inicial e final junto a estações de metro, estacionamentos de automóveis e Bikes e pontos de micro-ônibus vindo de pontos internos destes bairros do entorno.

IMG_3127

Zagreb -Croacia

Além de ser um projeto sustentável com implantação de lixeiras ecológicas, calçadas acessíveis e permeáveis, embutimento da fiação aérea , a paisagem urbana revitalizaria  essas avenidas num Shopping a céu aberto ,gerando emprego próximo a moradias, chamando grandes empreendimentos da iniciativa privada , valorizando todo o entorno indo ao encontro da principal meta do Plano Diretor.

dsc01055

Estará em destaque nos próximos dias em jornal de grande circulação, um projeto virtual elaborado por engenheiros e arquitetos urbanistas da equipe comandado pelo engenheiro civil urbano Vagner Landi , idealizador deste novo conceito para acidade de São Paulo .

dscn0037

Amsterdam – Holanda

Outro fator importante em Revitalização Urbana e Mobilidade Urbana é o enterramento da fiação aérea em São Paulo , nas principais ruas comerciais e avenidas , além de melhorar o visual da paisagem urbana, beneficia a mobilidade de pessoas nas calçadas com a eliminação dos inúmeros postes e contribuirá para a manutenção rápida e custo/benefício e diminuirá acidentes de descargas elétricas sobre as pessoas

DSCN0114

Amsterdam

Este ano teremos eleições para vereadores e prefeito , que virão com ideias de campanha novas para a nossa cidade de São Paulo e esperamos que este item seja importante como plano de governo , que irá contemplar este assunto importante de Revitalização e Mobilidade Urbana , necessários para adequação as obras do Metrô e Monotrilhos que serão entregues nos próximos anos na capital.

download

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 23 de junho de 2015 o Projeto de Lei 377/2014 que revitalizaria a Avenida Santo Amaro , trecho Juscelino Kubistchek   até Avenida Faria Lima , contemplado com 2,7 km a um custo estimado de R$ 270 milhões com nova pavimentação , espaços públicos, mobiliário urbano , iluminação, semáforos ,comunicação visual,paisagismo e Fiação Aérea Embutida….TUDO BALELA…até agora ..NAAADA!!!

Veja abaixo matérias publicadas no Blog da Política Urbana,

https://engvagnerlandi.com/2015/06/24/revitalizacao-da-avenida-santo-amaro-projeto-de-lei-3772014-urban-revitalization-in-sao-paulo-stadterneuerung-in-sao-paulo/

https://engvagnerlandi.com/2015/03/21/avenida-santo-amaro-revitalizacao-urbana-em-sao-paulo-urban-revitalization-in-sao-paulo-%E3%82%B5%E3%83%B3%E3%83%91%E3%82%A6%E3%83%AD%E3%81%AE%E9%83%BD%E5%B8%82%E5%86%8D%E7%94%9F/

Na verdade é até bom que nada saiu ainda, pois o que esta lei seria de bom é o embutimento da fiação aérea , mas continuaria esses ônibus horripilantes ainda a circular por essas avenidas , poluindo e degradando a paisagem urbana.

Deixe seu comentário que o mesmo será respondido por nossa equipe de urbanistas ,

Obrigado !!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s