Mobilidade Urbana na cidade de São Paulo
Opinião Eng.Urbano Vagner Landi
A concepção do transporte público na capital paulistana está errada, nas principais avenidas e eixos urbanos que ligam bairros periféricos ao centro da cidade.
As grandes cidades mundiais que têm seu transporte urbano já consolidado abastecido por Metrô , Trens eficientes de média e alta velocidade , mesclam com os Veículos Leves sobre Trilhos ( VLTs) nos centros urbanos comerciais .
Não podemos mais aceitar 40,50 60 ônibus vindos de vários lugares dos bairros para um mesmo lugar, como por exemplo, Celso Garcia ao Parque D.Pedro, Praça das Bandeiras ao Terminal João Dias/Sto Amaro.
Hoje vemos nestes principais corredores inúmeros ônibus vazios em horários intermediários , das 11 h as 16h ,por exemplo , que além de atrapalhar o transito dos automóveis , ajudam a poluir o ar e o sonoro também.
Na Itália , Roma , temos os Micro-ônibus circulando no centro de Roma e os VLT’s , que circulam em comum acordo com os automóveis e motos , como vemos nas fotos abaixo ,
Conceito Arcaico em São Paulo,
A ideia principal para mudar este conceito arcaico de transporte sobre pneus destas verdadeiras jardineiras na capital paulistana seria a criação de varias subestações de VLT’s ao longo destas avenidas oriundas de um ponto inicial e final junto a estações de metro, estacionamentos de automóveis e Bikes e pontos de micro-ônibus vindo de pontos internos destes bairros do entorno.
Zagreb -Croacia
Além de ser um projeto sustentável com implantação de lixeiras ecológicas, calçadas acessíveis e permeáveis, embutimento da fiação aérea , a paisagem urbana revitalizaria essas avenidas num Shopping a céu aberto ,gerando emprego próximo a moradias, chamando grandes empreendimentos da iniciativa privada , valorizando todo o entorno indo ao encontro da principal meta do Plano Diretor.
Estará em destaque nos próximos dias em jornal de grande circulação, um projeto virtual elaborado por engenheiros e arquitetos urbanistas da equipe comandado pelo engenheiro civil urbano Vagner Landi , idealizador deste novo conceito para acidade de São Paulo .
Amsterdam – Holanda
Outro fator importante em Revitalização Urbana e Mobilidade Urbana é o enterramento da fiação aérea em São Paulo , nas principais ruas comerciais e avenidas , além de melhorar o visual da paisagem urbana, beneficia a mobilidade de pessoas nas calçadas com a eliminação dos inúmeros postes e contribuirá para a manutenção rápida e custo/benefício e diminuirá acidentes de descargas elétricas sobre as pessoas
Amsterdam
Este ano teremos eleições para vereadores e prefeito , que virão com ideias de campanha novas para a nossa cidade de São Paulo e esperamos que este item seja importante como plano de governo , que irá contemplar este assunto importante de Revitalização e Mobilidade Urbana , necessários para adequação as obras do Metrô e Monotrilhos que serão entregues nos próximos anos na capital.
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 23 de junho de 2015 o Projeto de Lei 377/2014 que revitalizaria a Avenida Santo Amaro , trecho Juscelino Kubistchek até Avenida Faria Lima , contemplado com 2,7 km a um custo estimado de R$ 270 milhões com nova pavimentação , espaços públicos, mobiliário urbano , iluminação, semáforos ,comunicação visual,paisagismo e Fiação Aérea Embutida….TUDO BALELA…até agora ..NAAADA!!!
Veja abaixo matérias publicadas no Blog da Política Urbana,
Na verdade é até bom que nada saiu ainda, pois o que esta lei seria de bom é o embutimento da fiação aérea , mas continuaria esses ônibus horripilantes ainda a circular por essas avenidas , poluindo e degradando a paisagem urbana.
Deixe seu comentário que o mesmo será respondido por nossa equipe de urbanistas ,
Obrigado !!!