Qualidade de Vida nas Cidades Europeias
Opinião
Cidades Europeias acima de 100 mil habitantes valorizam a Qualidade de Vida dos seus habitantes , retribuindo os impostos pagos com Sustentabilidade,Crescimento Inteligente e Criatividade Urbanistica.
O Premio Cidades Verdes Europeias destina-se a candidatos de todas as cidades dos 28 Estados membros da União Europeia , incluindo Islândia,Noruega,Liechtenstein e Suíça.
O princípio sócio/cultural do pensamento europeu de seus habitantes facilita estas cidades a tornarem-se além de cidades saudáveis com elevado nível de Qualidade de Vida , mais atraentes para se viver.
Nosso Blog segue este premio para poder mostrar aos nossos governantes locais em nossa cidade de São Paulo, estendendo-se para todo o Brasil, sabendo que certas cidades com crescimento desordenado é muito difícil atenuar os seguintes critérios de seleção como os doze apresentados a seguir, mas tudo tem o seu começo com Planos Diretores levados a risca com fiscalização eficiente e não corrupta.
As cidades europeias que irão concorrer no próximo ano para o Premio de 2018 ,seguem os 12 indicadores , para poderem se adequar e serem analisadas por um juri de autoridades especialistas.
- Atenuação das alterações climáticas e adaptação aos seus efeitos
- Transportes locais
- Zonas verdes urbanas que integram uma utilização sustentável do solo
- Natureza e biodiversidade
- Qualidade do ar ambiente
- Qualidade do ambiente acústico
- Produção e gestão de resíduos
- Gestão da água
- Tratamento de águas residuais
- Eco-inovação e emprego sustentável
- Eficiência energética
- Gestão ambiental integrada
A cidade de Essen foi nomeada pela Comissão Europeia como “Capital Verde da Europa 2017″e o premio é entregue no referido ano na cidade ganhadora deste, que decorreu em Bristol.
2010 – Estocolmo, Suécia,
2011 – Hamburgo, Alemanha,
2012 – Vitoria-Gasteiz, Espanha,
2013 – Nantes, França,
2014 – Copenhague, na Dinamarca,
2015 – Bristol, Reino Unido,
2016 – Ljubljana, na Eslovénia.
Para 2017 – Essen , Alemanha
As característica e estratégicas econômicas das cidades europeias para a próxima década é o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e economia governamental.
O Premio Capital Verde já tem sua história traçada desde a primeira eleita com as seguintes características como Estocolmo ( 2010 ),como referencia dos requisitos do concurso.
Estocolmo
Hamburgo ( 2011 )seguiu bem o caminho lançando um Comboio de Ideias com carruagens que representaram vários aspectos da vida numa cidade verde
Hamburgo
Vitória-Gasteiz ( 2012 ) ,como características que todos os moradores vivem a menos de 300 metros de um espaço planejado verde aberto…fantástico !
Vitória-Gasteiz
Nantes ( 2013 ) , mostrou que vale muito ser bem sucedida na reintrodução dos elétricos em Mobilidade Urbana.
Nantes
Copenhague ( 2014 ), destacou-se no bom caminho em tornando-se a cidade mais prática no mundo dos ciclistas
Copenhague
Bristol ( 2015 ) ,destacou-se por se destacar em ser a cidade mais saudável e alegre na qualidade em se viver
Bristol
Ljubljana ( 2016 ), a mobilização em plantar mais de 2000 arvores ,revitalização do Rio Sava e inço novos parques
Ljubljana
A população sente-se apoderada e participativa, pois sabem que o esforço do governo local em poder se adaptar a este concurso e concorrer, mesmo que não seja premiada ,mas que conseguiu chegar lá e poder concorrer no próximo ano é extremamente gratificante, pois os princípios para uma melhoria da Qualidade de Vida é ir ao encontro de um ar mais limpo,altas taxas de reciclagem,medidas de conservação de reservatórios de água,manutenção ostensiva dos parques públicos, ambientes sustentáveis e sem poluição,vida urbana de alta qualidade , são as características para uma cidade que quer ser a Capital Verde.
A economia e a qualidade de vida nas cidades melhoraram a vida dos cidadãos e proporcionam um futuro sustentável.
Europa 2020 – A Estratégia de Crescimento da EU , vem seguindo os caminhos graças a educação do povo e o respeito pelos políticos locais ao cidadão comum , pagador de impostos.
O Brasil precisa muito aprender que certas estratégias de crescimento sustentável e com uma economia inteligente e inclusiva , só elevam os níveis de emprego ,subsequentemente a produtividade e a inclusão social.
Favela de Paraisópolis em São Paulo e Favela da Rocinha no Rio de Janeiro – Verdadeiros contrastes urbanos, devido a má administração pública por gestões pífias e corruptas, tornando estas cidades cada vez mais em queda na Qualidade de Vida , tão bem defendida em nosso Blog,
Informações no site abaixo,
http://ec.europa.eu/europe2020/index_pt.htm
Deixe seu comentário que o mesmo será respondido pela equipe do Blog da Política Urbana e da Qualidade de Vida, obrigado !!!