Qualidade de Vida nas Cidades Europeias – The Quality of Life in European Cities – ヨーロッパの都市における生活の質 – جودة الحياة في المدن الأوروبية

 Qualidade de Vida nas Cidades Europeias

 Opinião

DSCN0071Eng.Urbano Vagner Landi

Cidades Europeias acima de 100 mil habitantes valorizam a Qualidade de Vida dos seus habitantes , retribuindo os impostos pagos com Sustentabilidade,Crescimento Inteligente e Criatividade Urbanistica.

O Premio Cidades Verdes Europeias destina-se a candidatos de todas as cidades dos 28 Estados membros da União Europeia , incluindo Islândia,Noruega,Liechtenstein e Suíça.

O princípio sócio/cultural do pensamento europeu de seus habitantes facilita estas cidades a tornarem-se além de cidades saudáveis com elevado nível de Qualidade de Vida , mais atraentes para se viver.

Nosso Blog segue este premio para poder mostrar aos nossos governantes locais em nossa cidade de São Paulo, estendendo-se para todo o Brasil, sabendo que certas cidades com crescimento desordenado é muito difícil atenuar os seguintes critérios de seleção como os doze apresentados a seguir, mas tudo tem o seu começo com Planos Diretores levados a risca com fiscalização eficiente e não corrupta.

logo capital verde

As cidades europeias que irão concorrer no próximo ano para o Premio de 2018 ,seguem os 12 indicadores , para poderem se adequar e serem analisadas por um juri de autoridades especialistas.

Europa 1Europa

  • Atenuação das alterações climáticas e adaptação aos seus efeitos
  • Transportes locais
  • Zonas verdes urbanas que integram uma utilização sustentável do solo
  • Natureza e biodiversidade
  • Qualidade do ar ambiente
  • Qualidade do ambiente acústico
  • Produção e gestão de resíduos
  • Gestão da água
  • Tratamento de águas residuais
  • Eco-inovação e emprego sustentável
  • Eficiência energética
  • Gestão ambiental integrada

A cidade de Essen foi nomeada pela Comissão Europeia como “Capital Verde da Europa 2017″e o premio é entregue no referido ano na cidade ganhadora deste, que decorreu em Bristol.

2010 – Estocolmo, Suécia,

 2011 – Hamburgo, Alemanha,

 2012 – Vitoria-Gasteiz, Espanha, 

 2013 – Nantes, França,

 2014 – Copenhague, na Dinamarca,

 2015 – Bristol, Reino Unido,

 2016 – Ljubljana, na Eslovénia.

Para 2017 – Essen , Alemanha

 As característica e estratégicas econômicas das cidades europeias para a próxima década é o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e economia governamental.

O Premio Capital Verde já tem sua história traçada desde a primeira eleita com as seguintes características como Estocolmo ( 2010 ),como referencia dos requisitos do concurso.

Estocolmo, Suécia,data=RfCSdfNZ0LFPrHSm0ublXdzhdrDFhtmHhN1u-gM,BS7OyNM6G2eYfKjIsY4KUQZ0RyneSpjA-6IIO3XA9dl2gMZ6ACsi2BG0-lwxInirVEY9LMAZ9A1HTTH6Kc73synUte7jOTciZiGkH17gdTHh8HfP3oNOrd_qL8sBwA5zwGDxeGvn0bcpzbRSz2Q3dvQyKsE0xx6SMZB8G3_KJoloIMo

Estocolmo

Hamburgo ( 2011 )seguiu bem o caminho lançando um Comboio de Ideias com carruagens que representaram vários aspectos da vida numa cidade verde

Hamburgo, Alemanha,Hamburgo, Alemanha,1

Hamburgo

Vitória-Gasteiz ( 2012 ) ,como características que todos os moradores vivem a menos de 300 metros de um espaço planejado verde aberto…fantástico !

Vitoria-Gasteiz, Espanha,Vitoria-Gasteiz, Espanha,  1

Vitória-Gasteiz

Nantes ( 2013 ) , mostrou que vale muito ser bem sucedida na reintrodução dos elétricos em Mobilidade Urbana.

Nantes, FrançaNantes, França 1

Nantes

Copenhague ( 2014 ), destacou-se no bom caminho em tornando-se a cidade mais prática no mundo dos ciclistas

Copenhague, na Dinamarca,Copenhague, na Dinamarca,1

Copenhague

Bristol ( 2015 ) ,destacou-se por se destacar em ser a cidade mais saudável e alegre na qualidade em se viver

Bristol, Reino Unido,Bristol, Reino Unido, 1

Bristol

Ljubljana ( 2016 ), a mobilização em plantar mais de 2000 arvores ,revitalização do Rio Sava e inço novos parques

Ljubljana, na EslovéniaLjubljana, na Eslovénia 1

Ljubljana

A população sente-se apoderada e participativa, pois sabem que o esforço do governo local em poder se adaptar a este concurso e concorrer, mesmo que não seja premiada ,mas que conseguiu chegar lá e poder concorrer no próximo ano é extremamente gratificante, pois os princípios para uma melhoria da Qualidade de Vida é ir ao encontro de um ar mais limpo,altas taxas de reciclagem,medidas de conservação de reservatórios de água,manutenção ostensiva dos parques públicos, ambientes sustentáveis e sem poluição,vida urbana de alta qualidade , são as características para uma cidade que quer ser a Capital Verde.

A economia e a qualidade de vida nas cidades melhoraram a  vida dos cidadãos e proporcionam um futuro sustentável.

DSCN0740DSCN0702

Europa 2020 – A Estratégia de Crescimento da EU , vem seguindo os caminhos graças a educação do povo e o respeito pelos políticos locais ao cidadão comum , pagador de impostos.

IMG_3282IMG_3288

O Brasil precisa muito aprender que certas estratégias de crescimento sustentável e com uma economia inteligente e inclusiva , só elevam os níveis de emprego ,subsequentemente a produtividade e a inclusão social.

favela-morumbi-sao-paulofavela-da-rocinha-fonte-riodasostrasjornal-blogspot-com-br2

Favela de Paraisópolis em São Paulo e Favela da Rocinha no Rio de Janeiro – Verdadeiros contrastes urbanos, devido a má administração pública por gestões pífias e corruptas, tornando estas cidades cada vez mais em queda na Qualidade de Vida , tão bem defendida em nosso Blog,

Informações no site abaixo,

http://ec.europa.eu/europe2020/index_pt.htm

https://engvagnerlandi.com/2015/07/29/essen-2017-premio-capital-verde-da-europa-european-green-capital-award-%E6%AD%90%E6%B4%B2%E7%B6%A0%E8%89%B2%E9%A6%96%E9%83%BD%E7%8D%8E-%D8%A7%D9%84%D8%AC%D8%A7%D8%A6%D8%B2%D8%A9-%D8%A7%D9%84/

Deixe seu comentário que o mesmo será respondido pela equipe do Blog da Política Urbana e da Qualidade de Vida, obrigado !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s