Parklets em São Paulo – Paisagem Urbana -Parklets in São Paulo – Urban Landscape – 都市景観 – サンパウロでParklets

 

Parklets uma nova opção para a Paigagem Urbana  em São Paulo

DSCN4364Opinião do Eng.Urb.Vagner Landi

Os Parklets é uma ótima iniciativa da atual administração Haddad na Prefeitura da Cidade de São Paulo para dar um pouco de Qualidade de Vida para esta cidade que é a 117ª entre as maiores cidades do mundo.

Parklet_2etapa17a

Estes equipamentos regulamentados pela prefeitura são extensões temporárias de calçada que promovem o uso do espaço público de forma democrática, permitindo à comunidade construir seu próprio espaço de convívio, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços em lugares melhores para se viver e conviver.

pARKLET EM bOSTON usa

Parklet em Boston – USA

O comerciante pode usar seu espaço defronte ao seu imóvel,logo após a guia da sua calçada excluindo estacionamento de veículos neste espaço.

pARKLET EM SAN FRANCISCOpARKLET EM SAN FRANCISCO.jpg 1

Este espaço é democrático sendo que qualquer pessoa possa usá-lo para sentar,descansar,ler uma revista,conversar com amigos,carregar seu celular ou curtir a paisagem urbana.

2014-08-13-parklet-HB32D_Kzwdx44djQvYn3jPiWQ

Não apenas em áreas comerciais ,eles podem ser instalados,mas também em áreas residenciais para uma melhor convivência com os vizinhos promovendo a integração social e a boa educação,fatores em falta hoje entre as pessoas.

Parklet rUA PE jOAO mANUELParklets Rua Pde Joao Manuel

Parklet instalado na rua Padre João Manuel

logo_smdu_footer

O site da prefeitura é um ótimo caminho para quem quer se interessar em montar seu Parklet e fornece um manual que pode ser retirado nas Subprefeituras locais,onde você pode dar prosseguimento a documentação para aprovação e custos do deu Parklet.

pARKLET rUA aMAURI

Rua Amauri ( São Paulo ),onde se destaca também a fiação embutida e ótimos restaurantes em Sampa

Em varias cidades do mundo já foi comprovado que um Parklet em frente a um estabelecimento comercial atrai clientes em torno de 14% das vendas ( New York e San Francisco – USA) além de aumentar seu espaço de convivência  e uso do mesmo para comer um lanche,ler uma revista ou fumar um cigarro se permitido.

pARKLET EM SAN FRANCISCO.jpg 1pARKLET EM SAN FRANCISCO

San Francisco – USA

NYC Broadway 23rd-47th PZ-205Parklet em New York New York

Você pode perguntar se quantos Parklets   podem ter numa rua e se podem ser conectados um ao outro, pois para isto quem vai definir é a Subprefeitura local junto a Companhia de Transito ,mas não há definição a respeito.

Los Angeles

Los Angeles – USA

Regras para Instalação do Parklet em São Paulo,

Existe uma regra para manter um espaço de 5,00 metros entre eles,mas isso é discutível e precisará ter aval dos vizinhos para tal uso.

Dependendo do local ,outros órgão poderão ser consultados como Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e Ambiental de São Paulo (ver Resolução SmdU.CppU/017/2014

A subprefeitura tem um prazo de resposta de 5 dias úteis a partir da solicitação com todos documentos exigidos. Assim que a subprefeitura publicar o edital destinado a dar conhecimento público do pedido, o proponente tem que afi xá-lo no local durante 10 dias. Na ausência de reclamação um termo de cooperação será assinado permitindo a instalação do parklet por 3 anos. [ver Art. 6º a 8º do decreto n° 55.045/14]

Consulte o site abaixo para maiores esclarecimentos ou vá até a Subprefeitura local no setor de Planejamento Urbano.

http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/MANUAL_PARKLET_SP.pdf

 Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido pelo Eng.Urbanista,

Obrigado !!!

 

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, REVITALIZAÇÃO URBANA, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Parklets em São Paulo – Paisagem Urbana -Parklets in São Paulo – Urban Landscape – 都市景観 – サンパウロでParklets

  1. Larissa disse:

    Boa noite!
    Sou estudante de engenharia civil pelo IFSP e estou com uma dúvida que talvez possa solucionar. Como os parklets são estruturas temporárias e devem poder ser retitrados, como montar a estrutura de um parklet no qual o “piso” deve ser feito de pallets? Eles podem ir direto no asfalto ou é necessária uma estrutura embaixo?
    Obrigada

    Curtir

    • Ola Larissa , estou em Dallas USA , o melhor é se informar na Subprefeitura local , pois os locais são aprovados de acordo com as caracteristicas da via, mas a semana que vem já estarei em SP , e posso me ingormar a respeito…..me ligue..999740238..Vagner

      Curtir

      • Larissa disse:

        Olá!
        Muito obrigada pela resposta!
        Acabei conseguindo a resposta que precisava com um professor da faculdade.
        A estrutura de madeira será montada em pés de sustentação ajustáveis e com movimento telescópico para acomodar o desnível da via.
        De qualquer forma agradeço imensamente pela atenção!
        Larissa

        Curtir

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s