Parklets uma nova opção para a Paigagem Urbana em São Paulo
Opinião do Eng.Urb.Vagner Landi
Os Parklets é uma ótima iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo para dar um pouco de Qualidade de Vida para esta cidade que é a 117ª entre as maiores cidades do mundo.
Estes equipamentos regulamentados pela prefeitura são extensões temporárias de calçada que promovem o uso do espaço público de forma democrática, permitindo à comunidade construir seu próprio espaço de convívio, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços em lugares melhores para se viver e conviver.
Parklet em Boston – USA
O comerciante pode usar seu espaço defronte ao seu imóvel ,logo após a guia da sua calçada excluindo estacionamento de veículos neste espaço.
Este espaço é democrático sendo que qualquer pessoa possa usá-lo para sentar ,descansar ,ler uma revista ,conversar com amigos ,carregar seu celular ou curtir a paisagem urbana.
Não apenas em áreas comerciais ,eles podem ser instalados ,mas também em áreas residenciais para uma melhor convivência com os vizinhos promovendo a integração social e a boa educação ,fatores em falta hoje entre as pessoas.
Parklet instalado na rua Padre João Manuel
O site da prefeitura é um ótimo caminho para quem quer se interessar em montar seu Parklet e fornece um manual que pode ser retirado nas Subprefeituras locais ,onde você pode dar prosseguimento a documentação para aprovação e custos do deu Parklet .
Rua Amauri ( São Paulo ),onde se destaca também a fiação embutida e ótimos restaurantes em Sampa
Em varias cidades do mundo já foi comprovado que um Parklet em frente a um estabelecimento comercial atrai clientes em torno de 14% das vendas ( New York e San Francisco – USA) além de aumentar seu espaço de convivência e uso do mesmo para comer um lanche ,ler uma revista ou fumar um cigarro se permitido.
San Francisco – USA
Você pode perguntar se quantos Parklets podem ter numa rua e se podem ser conectados um ao outro, pois para isto quem vai definir é a Subprefeitura local junto a Companhia de Transito ,mas não há definição a respeito.
Los Angeles – USA
Regras para Instalação do Parklet em São Paulo,
Existe uma regra para manter um espaço de 5,00 metros entre eles ,mas isso é discutível e precisará ter aval dos vizinhos para tal uso.
Dependendo do local ,outros órgão poderão ser consultados como Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e Ambiental de São Paulo (ver Resolução SMDU.CPPU/017/2014
A subprefeitura tem um prazo de resposta de 5 dias úteis a partir da solicitação com todos documentos exigidos. Assim que a subprefeitura publicar o edital destinado a dar conhecimento público do pedido, o proponente tem que afixá-lo no local durante 10 dias. Na ausência de reclamação um termo de cooperação será assinado permitindo a instalação do parklet por 3 anos. [ver Art. 6º a 8º do decreto n° 55.045/14]
Consulte o site abaixo para maiores esclarecimentos ou vá até a Subprefeitura local no setor de Planejamento Urbano.
http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/MANUAL_PARKLET_SP.pdf
Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido pelo Eng.Urbanista,
Obrigado !!!
Boa noite!
Sou estudante de engenharia civil pelo IFSP e estou com uma dúvida que talvez possa solucionar. Como os parklets são estruturas temporárias e devem poder ser retitrados, como montar a estrutura de um parklet no qual o “piso” deve ser feito de pallets? Eles podem ir direto no asfalto ou é necessária uma estrutura embaixo?
Obrigada
CurtirCurtir
Ola Larissa , estou em Dallas USA , o melhor é se informar na Subprefeitura local , pois os locais são aprovados de acordo com as caracteristicas da via, mas a semana que vem já estarei em SP , e posso me ingormar a respeito…..me ligue..999740238..Vagner
CurtirCurtir
Olá!
Muito obrigada pela resposta!
Acabei conseguindo a resposta que precisava com um professor da faculdade.
A estrutura de madeira será montada em pés de sustentação ajustáveis e com movimento telescópico para acomodar o desnível da via.
De qualquer forma agradeço imensamente pela atenção!
Larissa
CurtirCurtir