Emaranhado de fios na cidade de São Paulo – Enterramento da Fiação Aérea em São Paulo
Na opinião do Eng.Urb.Vagner Landi,
Zagreb – Croácia
A eficiência das redes subterrâneas é que não sofrem as interferências do ambiente externo, por estarem enterradas, estando salvo desses problemas.
Você sabia que podar uma árvore custa cerca de 10 dólares, onde os gastos nas grandes cidades brasileiras é 4 a 7 milhões dólares por ano com a poda de árvores,mas o único problema é ameaça as redes aéreas. Uma vez que os cabos ficam expostos, as intervenções para consertos também precisam ser frequentes.
Matéria com o engenheiro urbano na Rede Globo – Bom Dia Brasil
As cidades ficam mais Belas , Agradáveis e Românticas , elevando a Qualidade de Vida ,pois além de dar um ar de leveza , colaboram e muito para a acessibilidade e mobilidade urbana , proporcionando mais espaços nas calçadas para as pessoas de mobilidade reduzida.
Barcelona – Espanha , este modelo é o ideal de avenida para Mobilidade Urbana
Podemos verificar em várias cidades do mundo,como apresentado está sendo apresentado neste Post em fotos tiradas pelas lentes do urbanista.
Amsterdam – Avenidas e Centro da Cidade – Holanda
Pescara – Itália
Roma – Itália
Nápoli – Itália
Atlanta – USA
New York – USA
Atenas – Grécia
Madri – Espanha
Barcelona – Espanha
Firenze – Itália
A confiabilidade do sistema:
Para entender por que as redes subterrâneas são tão mais confiáveis e seguras, é preciso entender primeiro por que as redes aéreas são tão sensíveis e perigosas. Acontece que os fios que passam pelas redes aéreas ficam diretamente expostos ao contato com as árvores. É preciso podá-las sempre para que a rede elétrica não acabe sendo desligada por elas, interrompendo o fornecimento de energia para os cidadãos.
Comparações entre Redes Elétricas Aérea e Subterrânea
ÁREA
CONVENCIONAL SUBTERRÂNEA
Confiabilidade Baixa Muito Alta
Segurança Baixa Nenhuma
Interferência/Arvores Muito Alta Nenhuma
Derivações Simples Complexas
Resis.Descargas Atmosf. Baixa Alta
Localização de Falhas Fácil Difícil
Campo Elétrico Aberto Confinado
Campo Magnético Médio Baixo
Investimento Inicial 100 180 a 500
O urbanista é um dos grandes defensores na mídia escrita e televisiva,há muitos anos que São Paulo, pelo que arrecada em impostos não pode mais ficar nas mãos desta falida e não fiscalizada Eletropaulo, que há anos faz o que bem entende com nós moradores da cidade que rege este Brasil.
Não há empenho do Governo do Estado em impor regras e fazer cumprir a lei do início do enterramento da rede elétrica e cabeamento de concessionárias de telefonia e TV por assinatura.
O atual prefeito de São Paulo Fernando Haddad,vem se esforçando para dar início a esta obra nas principais avenidas de São Paulo como a Avenida Santo Amaro e Avenida Celso Garcia ( na minha opinião) , que precisam ser revitalizadas com urgência.( veja matéria na íntegra no final deste Post , editada pelo SPTV.
Ilustração Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/11/78688-imagine-como-seria.shtml
Abaixo algumas horripilantes fotos da Fiação Aérea na Cidade de São Paulo
Matéria com o urbanista na Rede Globo – Bom Dia Brasil
Matéria com o urbanista em jornais de bairro,
http://gazetavirtual.com.br/fiacao-subterranea-fora-dos-planos-da-prefeitura/
Matéria no Post do Urbanista presente no Ministério Público Federal ,sobre os custos deste enterramento em São Paulo,
Portaria divulgada no Diário Oficial da cidade prevê cabeamento subterrâneo em todo o município
Haddad anuncia plano para enterrar fiação elétrica de São Paulo
Por Redação
A Prefeitura de São Paulo divulgou um plano para enterramento de fios na cidade. A primeira etapa do programa de enterramento de fios prioriza 150 quilômetros de corredores de ônibus, como na M’ Boi Mirim, as regiões dos córregos Ponte Baixa, Aricanduva, Savuvus, as avenidas Chucri Zaidan, Santo Amaro e Juscelino Kubitschek, além das ruas do Gasômetro, Santa Ifigênia, José Paulino e a Treze de Maio e adjacências.
A medida consta na Portaria 261, da Secretaria Municipal de Governo, publicada nesta terça-feira (24) no Diário Oficial da Cidade, que dispõe da obrigatoriedade de tornar subterrâneo todo o cabeamento instalado no município.
Segundo o presidente da Câmara Técnica de Gestão de Redes Aéreas (CTGRA), Marcos Romano, essa primeira parte do programa trará um grande ganho para a administração.. “Esta publicação reforça o que já estava previsto na lei, trazendo uma diretriz para as concessionárias fazerem o acompanhamento do planejamento, tornando público o seu cumprimento”, afirmou
O decreto nº 47.817, de 26 de outubro de 2006, já havia estabelecido o Programa de Enterramento das Redes Aéreas (PERA), determinando que 250 quilômetros lineares fossem enterrados anualmente. Atualmente a cidade conta com cerca de 17 mil quilômetros de vias oficiais com redes aéreas.
Para a implementação do plano, as concessionárias de serviços públicos responsáveis pelas redes e equipamentos aéreos nas vias públicas deverão ser oficiadas a executar a conversão das redes aéreas.
(Reprodução/SPTV)
Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido, obrigado !!!!
Pingback: Fiação Aérea – Cidade Linda Redes Aéreas – Administração João Dória Jr – Câmara Municipal de SP | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life