AMSTERDAM – Capital da Holanda – The Capital of Holland – The Venice of Northern Europe

Amsterdam, Linda e Maravilhosa – A cidade alegre e jovem do Norte Europeu

130px-Flag_of_Amsterdam_svgAmsterdam_svg

DSCN0063Amsterdam por Eng.Urb.Vagner Landi

Capital da Holanda e a maior cidade dos Países Baixos, situada no Norte,banhada pelo famoso rio Amstel,que banha a cidade em canais que dão um verdadeiro charme a cidade,chamada de Veneza do Norte, conhecida também por seu porto histórico,museus de fama internacional, (Red Light o “Bairro da Luz Vermelha”- reduto das prostitutas profissionais), seus coffee-shops liberais ao uso da maconha,

IMG_2861 IMG_2846   IMG_2864
Qualidade de Vida,
Classificada dentre as 220 principais e maiores cidades do mundo como a 12ª cidade em Qualidade de Vida.

DSCN0157

DSCN0115

DSCN0067

População
Amsterdam , tem uma população de 813,562 (2014), enquanto que sua área metropolitana tem cerca de 2 milhões de habitantes. É o centro de uma vasta zona urbana contínua, denominada Randstad, que se estende de Roterdam a Amsterdam e também Utrecht, com cerca de 7,6 milhões de habitantes.
Por mês visitam esta bela cidade 580mil turistas em média , perfazendo 7 milhões por ano , incrível !!!

DSCN0041
A maior parte da cidade é constituída por pôlderes , que são porções de terrenos baixos, planos e alagáveis que são protegidos continuamente de alagamentos por meio de diques e dessecamento, visando à utilização na agricultura ou como moradia.
Grande parte dos Países Baixos como a Holanda , constitui-se de pôlderes.
A área urbana inclui os municípios de Aalsmeer, Amesterdão, Amstelveen, Diemen, Haarlemmermeer, Ouder-Amstel, Uithoorn, e Waterland , atingindo 896,96 km² mas só 718,03 km² é terra.

DSCN0019
A área conhecida como Grande Amesterdão (Stadsgewest Amsterdam) inclui a área urbana e as cidades satélites. O total desta área é de 1.896,97 km², sendo 1 447,36 km² constituído de terra.

Destaques da cidade
Quinto centro financeiro europeu com mão de obra qualificada no setor logístico, destacando-se por sua infraestrutura com um aeroporto internacional ( Aeroporto de Schiphol ) e um moderno porto marítimo.

DSCN0037
Arquitetura
O passado rico arquitetônico preservado em suas fachadas dando encanto a paisagem urbana como casinhas de pequenos presépios encantando aos olhares ao entorno dos charmosos canais derivados do Rio Amstel.

DSCN0086
Impossível não tirar uma foto de Amsterdam sem que apareça uma bicicleta , pois a estrutura da antiga e histórica cidade propicia o uso das bikes em convívio com os VLT ,automóveis e pedestres.
Além da educação do povo em saber suas prioridades de mobilidade urbana,poucos acidentes acontecem no dia a dia,tornando a cidade como umas das primeiras em Qualidade de Vida.
Por toda a parte vemos que a prioridade é a Bike , por tratar-se de uma cidade plana que também propicia bom deslocamento dos VLT e até mesmo conhecer a cidade a pé,pois a cada canto existe um vaso florido,uma lixeira bem cuidada,uma máquina limpando e aspirando as vias e calçadas.

DSCN0105

DSCN0092
Os detalhes arquitetônicos preservados como Patrimônio Histórico fazem de Amsterdam uma cidade que transmite a todos que vivem ou a visitam uma Energia Positiva de convívio e amizade.
Notamos que existem pequenas vigas salientes no topo das edificações , que são estruturas que abrigam roldanas para que haja o içar de móveis ou objetos para andares superiores , que na média não passam de três pavimentos , por razão de facilitar a não subida por escadas estreitas, muito interessante !

DSCN0087

DSCN0088

DSCN0136

Os grandes estacionamentos de Bikes tornaram a cidade como campeã de recordes em estacionamentos das magrelas , pois pessoas que moram longe do trabalho deslocam-se por trens ou Metro e pegam sua Bike para ir ao trabalho e vice-versa na volta.

DSCN0145
Fotos da cidade ficam na lembrança de uma cidade super estruturada para um povo educado onde o convívio humano e o respeito pelo cidadão fazem de Amsterdam um modelo de cidade e um bom lugar para que políticos brasileiros façam um estágio para saber como se faz Mobilidade Urbana , Acessibilidade,em diferentes tipos de cenários como são as cidades brasileiras.

DSCN0107
Isto me faz lembrar meu grande amigo Jorge Henrique Baker que me falou há 20 anos atrás em Los Angeles que os políticos brasileiros antes de assumir um cargo como secretários ou ministros deveriam fazer um estágio longo nestas cidades de primeiro mundo,para trazer ideias,mas o tempo passa e só pensam em poder próprio e nunca em defesa do contribuinte e na melhor qualidade de vida de nossas cidades.

DSCN0099

Educação
Amsterdam possui quatro universidades:
Universidade de Amsterdam,
Universidade Livre,
Universidade para ciências aplicadas de Amsterdam
Universidade Artística para ciências aplicadas de Amsterdam

O espírito liberal dos chamados Coffeeshops
Herdado da Idade do Ouro, justifica o fato de nela existirem alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde é autorizado o consumo de drogas leves como a maconha que para muitos que a defendem,faz menos mal que o cigarro,transformando a cidade numa verdadeira fumaça ao cheiro característico da droga.

DSC02463
No “Red Light District” (ou Bairro da Luz Vermelha)
Indústria do sexo legalizado com ruelas lotadas de sex shop’s, bares onde decorrem espetáculos eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo e as vitrines com prostitutas exibindo-se para atrair clientes em cubículos de 4 a 8 m2 com apenas uma porta que dá para a rua/calçada com ventilação forçada.

DSC02459
OBS: A prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas zonas designadas para ela,pois praticam como profissão para sustentar sua família,tudo por dinheiro e nada por amor.

DSC02461

História dos charmosos canais
No início do século XVII, com a crescente imigração na cidade, Amesterdam colocou em prática um plano para a construção de canais de meio-círculo e concêntricos que se encontravam na baía do rio IJ. Foram feitos quatro canais: 3 residenciais (Herengracht ou Canal dos Lordes; Keizersgracht ou Canal dos Imperadores; e Prinsengracht ou Canal do Príncipe) e um canal de defesa (Nassau/Stadhouderskade). O plano ainda ligou os canais paralelos a esses novos quatro canais, como por exemplo o canal do bairro de Jordaan (bairro onde viveu Anne Frank).

DSC02452

DSC02464

Bicicleta

Em Amsterdam existem ao redor de 700 000 ciclistas,sendo centro mundial delas,encontradas em qualquer lugar,fazendo parte da paisagem urbana da cidade,satisfazendo todas as idades,pois qualquer foto que se tira de Amsterdam,sai nela uma bike,com certeza.A convivência entre o pedestre e com automóveis é constante.
O transporte público
• Conexões de trem a qualquer parte dos Países Baixos e a destinos internacionais e comboio de alta velocidade
• 5 linhas de metro;
• 16 linhas dos famosos VLT ( Veículos Leves sobre Trilhos)
• 55 linhas de ônibus urbano e regionais
• Vários ferry-boat para automóveis,pessoas e ciclistas ,
• 2 centrais de táxi;
Principais atrações turísticas
Museus na região de Museumplein
Dica: Perde-se mais de seis horas num percurso rápido,mas se o tempo for longo é uma história de cultura,vale a pena

– Van Gogh
Oferece uma oportunidade única de explorar a história e a mente de Vincent Van Gogh, um dos pintores mais brilhantes de todos os tempos
As cores vibrantes de girassóis, trigais e paisagens fantásticas pintadas por Vincent van Gogh estão no acervo desse museu instalado em duas edificações modernas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Van_Gogh

– Rijksmuseu
O Rijksmuseum é dedicado à artes e história. Ele tem uma larga coleção de pinturas da idade de ouro neerlandesa e uma substancial coleção de arte asiática.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rijksmuseum

-Stadelik,
É um museu de arte moderna e contemporânea, e disign do início do séc XX e XXI
http://en.wikipedia.org/wiki/Stedelijk_Museum_Amsterdam

Casa de Anne Frank
Anne Frank teve de se esconder durante a 2ª Guerra Mundial para escapar da perseguição que os nazis fizeram aos judeus. Infelizmente foi descoberta e presa, tendo vindo a morrer no campo de concentração de Bergen-Belsen.
http://www.annefrank.org/en/
Dica,
obs: Filas enormes são formadas e se o tempo for curto da viagem não vale a pena,pois perde-se mais de 4 horas.

IMG_2858

Cervejaria da Heineken

IMG_2885

IMG_2870

Este eu recomendo,pois é muito legal e dura apenas 1:30h,para quem aprecia a cerveja holandesa,conhecer a história contada por monitores profissionais,tornando o circuito com sensações virtuais,jogos e fotos sempre degustando e ganhando brindes especiais gravando até seu nome numa garrafa da Heineken,pois que vai a Amsterdam não pode deixar de conhecer este local.

IMG_2837

IMG_2865

Dica: Após sair da Heineken ,bem em frente,fazer passeio de barco para conhecer os canais e saber sobre a história dos prédios,canais e pontes da cidade.

Vondelpark

O maior parque de Amsterdam ,localizado no centro da cidade, tendo uma área repleta de lagos,para uma pequena caminhada apreciando árvores lindas e pássaros num clima romântico na divertida Amsterdam.

Muitas atrações fazem de Amsterdam uma cidade que você fala – Essa eu volto – além da Paisagem Urbana , Mobilidade Urbana faz desta cidade um colírio para os olhos.
As pessoas parecem que vivem com alegria sobre duas rodas movidas por pedais de bicicletas desde jovens a velhos num clima de paz e alegria ou dentro de um VLT ou mesmo caminhando a pé entre pontes e canais ou mesmo num barco de dia ou noite,numa turma de amigos rodeados sempre por vasos de flores que dão um clima romântico a cada esquina ou a cada gradil de pontes charmosas,que resultam em belas fotos – Amsterdam é Demais !!!

Dica: Amsterdam é uma cidade de conexão para vários lugares do continente Europeu ou Asiático,valendo a pena ficar no mínimo três dias para descansar de voos cansativos,pois não são todos que podem ir de primeira classe,então curtir Amsterdam é fazer uma conexão perfeita.

DSCN0049Opinião do Eng.Urb. Vagner Landi sobre a liberação da Maconha,

Sou completamente contra a liberação da Maconha em cidades brasileiras,pois a educação e o respeito ao cidadão estão longe demais da cultura do povo europeu.Imaginemos um exemplo dos malucos e irresponsáveis Moto-Boys em São Paulo que já fazem um terror no trânsito,maconhados então !!! e também destes garotos que estão assaltando a mão armada com maconha na cabeça o dia todo pelas ruas da cidade,muitos exemplos podemos citar.

Incentivaria através da maconha , considerada droga leve um caminho perfeito para outras sensações mais pesadas para outras drogas.Ainda existem políticos defendendo o uso e liberação da maconha que são verdadeiros inúteis,onde poderiam pensar em fortalecer a educação , a saúde e a segurança e não levar nosso país ao declínio total,criando cada vez mais vagabundos com o famoso Bolsa Família.

Não deixe de ler e conhecer matéria sobre Viena,editada pelo Blog do Urbanista – A Melhor Qualidade de Vida

Viena – Eastern Europe – Better Quality of Life

Deixe seu comentário que o mesmo será publicado e respondido e visite o Blog do Urbanista,clicando em várias matérias já editadas e vistas no mundo inteiro,sempre focando a Melhor Qualidade de Vida e Política de Cidades.

Clique em Pesquisar no Blog no canto direito da tela e veja matérias como Weston,Madri,Barcelona,Portugal,Dubai,Itália-Costa Amalfitana,Sicilia,Calabria,Veneza,Toscana,Croácia,Viena,Praga e muitas outras nas lentes do Urbanista.

Obrigado e agradeço a Nossa Senhora Aparecida por esta oportunidade nesta passagem de conhecer estes lugares maravilhosos !!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para AMSTERDAM – Capital da Holanda – The Capital of Holland – The Venice of Northern Europe

  1. Antonio Wagner Ribeiro dos Santos disse:

    Entre os dias 23 e 24 deste mês estarei lá com minha esposa. Não vejo a hora de chegar lá. Estou me arrependendo de ficar somente 3 dias, tantos são os lugares bonitos na cidade.
    O Museu Van Gogh e o passeio de barco foram escolhidos.
    E, é claro, o passeio de bike pela cidade, com suas flores dando as boas-vindas ao turista ansioso como nós.
    Então, AMSTERDAM, ME AGUARDE!!!!!

    Curtir

  2. Prezado Dr. Vagner, boa noite!

    Estou encantada com seu trabalho. Parabéns uma vez mais.
    Grata por tanta informação.
    Abraço e votos de muito sucesso, é o que lhe deseja

    Marilia Boos Gomes

    Curtir

    • Obrigado Marilia, como é bom ser elogiado. Procuro sempre focar em minhas viagens a Acessibilidade , Revitalização Urbana e Mobilidade Urbana nas cidades de primeiro mundo para dar ideias aos nosso governantes , principalmente onde moro na capital paulistana.
      Saúde Paz e Alegria pra você , Querida amiga !!!

      Curtir

  3. Orlando Concicao disse:

    Amsterdam e a cidade maravilhosa.

    Curtir

      • Masculino disse:

        Ola bom dia, é meio estranho falar mas eu tive um sonho esta noite 20/05/2018 onde estava eu e meu filho nesta bela cidade Amsterdã, como pode a mente da gente viajar tão longe para um lugar que nunca estivemos onde fizemos uma caminhada e paramos em uma padaria para comprarmos um pãozinho. Hoje cedo no meu trabalho fiz uma pesquisa e fiquei encantado com a matéria postada sem duvida uma linda cidade parabéns e quem sabe um dia o Brasil venha ter uma educação européia.

        Curtir

      • Obrigado pelo comentário
        abs
        Vagner

        Curtir

  4. Pingback: Como fazer a cidade dar certo? De princesinha a capital do petróleo, sem porto. – Portal Azul Limão

  5. Pingback: João Dória diminuirá as ciclovias inoperantes da cidade de SP | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  6. Pingback: Amsterdam tem mais bicicletas que habitantes – Você Sabia ? | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  7. Pingback: As bicicletas em Amsterdam – Bicycles in Amsterdam | Eng. Urbanista Vagner Landi

  8. Johnd973 disse:

    Say, you got a nice blog post. Really Cool. gddfcdfcbdbe

    Curtir

  9. Johng850 disse:

    Thanks for sharing it egkacbdeadge

    Curtir

  10. Pingback: ESTAÇÕES DE BIKES no Tatuapé – Opinião do Eng.Urb.Vagner Landi para a Gazeta do Tatuapé | Eng. Urbanista Vagner Landi

  11. Eliane Maria abuchacra disse:

    Muito interessante Vagner, gostei muito da sua elucidação!

    Curtir

  12. Pingback: Viena – Eastern Europe – Better Quality of Life | Eng. Urbanista Vagner Landi

Obrigado pela sua participação!