Taxa de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde em SP

NOSSO BLOG,DEFENDE A MELHOR QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE SÃO PAULO  DANDO OPINIÕES E CRÍTICAS CONSTRUTIVAS PARA NOSSOS GOVERNANTES,MAS ESTA O PREFEITO KASSAB VAI ME DESCULPAR,TENHO QUE CRITICAR!

Taxa de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde

Médicos de SP recebem cobrança por taxa de lixo

 

Interessante,mais uma cobrança de taxa de lixo,como se São Paulo tivesse uma coleta de lixo exemplar.

Todos sabem que em nosso Blog defendemos a Melhor Qualidade de Vida para nossa cidade,então perguntamos se o nosso lixo é recolhido de forma exemplar?

– É claro que não !

Lixão em Sampa

Cobrar uma taxa de lixo ,agora chamada de resíduos Sólidos de Serviços de Saúde,é uma piada,se nem temos coleta seletiva em nossa cidade.

Na verdade nem deveria ser cobrado nada,pois já pagamos altíssimos IPTU’S,TFE,ISS,DARF,IR,PIS,COFINS e muitos outros e não temos retorno de nada na educação,saúde e muito menos na coleta de lixo seletiva.

Não sei como o prefeito Kassab considera esta medida certa,será que ele não estava sabendo da distribuição destes boletos com bi ou tri-tributação,enviados para como por exemplo para médicos que atendem em seus consultórios para pessoa física,jurídica.

Tem casos que casais de médicos” pessoa física “receberam cada um, uma cobrança e mais duas no mesmo consultório,ou seis médicos que atendem no mesmo consultório receberam cada um a cobrança e mais o consultório e além dos mais não geram resíduos sólidos e mesmo que gerassem,quem vai recolher…Isto é Uma Vergonha !

As cobranças  são a partir de R$ 177,00 de acordo com o lixo gerado até 20 kg e quanto mais alto a tabela é progressiva e agora cabe a Associação Paulista de Medicina levar ao excelentíssimo prefeito Kassab corrigir mais uma besteira no seu final de mandato.

Saiba um pouco sobre o Lixo na Cidade de São Paulo

Todos os dias os moradores da cidade de São Paulo produzem cerca de 15 mil toneladas de lixo e a mais de dez anos depois de São Paulo adotar a coleta seletiva, o serviço ainda não está disponível para a grande maioria dos moradores.

Das 15 mil toneladas de lixo recolhidas por dia, segundo a prefeitura, são recicladas apenas 214 toneladas, 1,7% de tudo que é recolhido,piada não é !!!

A falta de coleta seletiva em São Paulo desestimula quem separa o lixo,pois o hábito de separar o que se joga fora, pensando no meio ambiente, está ameaçado em SP,pois muitos condomínios que se prepararam estão desistindo da ideia.

Em matéria do Estadão em 20 anos o sistema de coleta seletiva de lixo da cidade de São Paulo recicla apenas 280 g por mês por habitante, representaria 1% do total de lixo produzido na cidade.

Comparações:

A cidade de Porto Alegre, segundo o Estadão, recicla quase cinco vezes o índice de São Paulo. Em Estocolmo, na Suécia, 25% do lixo é reciclado, 44 vezes mais em relação à capital paulista. O problema já começa, segundo a reportagem, na coleta seletiva nas ruas. Dos 292 caminhões contratados para recolher o lixo na capital, só 20 são destinados aos reciclados (7%).

Os países industrializados são aqueles que produzem mais lixo e também os que mais reciclam. Para se ter uma idéia, o Japão reutiliza 50% do seu lixo sólido, além de promover a reciclagem e o reaproveitamento da água do chuveiro no vaso sanitário.

 

Coleta de Lixo no Japão( Gomi no shuushuu )

        No Japão, a coleta de lixo é um serviço público gratuito !!!

Este serviço pode variar de acordo como a área, mas geralmente o lixo é recolhido nos dias fixos da semana. Os lixos são separados em dois tipos: Futsuu gomi ou moeru gomi, que é lixo comum ou lixo combustível como resíduos da cozinha, papéis, etc. Quase sempre são recolhidos duas vezes por semana. Bunbetsu gomi ou moenai gomi, que é lixo não combustível, como plástico, vidro, metal. São recolhidos uma vez por semana.
        Há ainda sodai gomi ou lixo volumoso, como móveis, aparelhos eletrônicos, etc. este tipo de lixo volumoso, como móveis, aparelhos eletrônicos, etc. Este tipo de lixo deve conservar-se em casa, pois o lixo volumoso somente será recolhido, marcando a data com a companhia de limpeza, e você deverá pagar uma taxa pela coleta. Procure separar bem os tipos de lixo, e respeite os dias de coleta de seu bairro. Aprenda a identificar os kanji dos dias da semana para saber quando depositar o lixo no dia e no local marcados.

Atenção para as regras dos japoneses:
1- O lixo deve ser jogando no local e dia determinados.
2- Não jogar o lixo além dos dias determinados.
3- Não misturar os lixos inflamáveis com os não inflamáveis.
4- O lixo deve ser armazenado em sacos plásticos ou em caixotes, devidamente vedados, para que cães e gatos não os violem.

Veja como se livrar de uma garrafa Pet no Japão:

Enquanto no Brasil ainda são poucos os que pensam duas vezes antes de colocar uma garrafa PET no lixo, no Japão, reciclar é obrigatório e complicado. Lá, cada prefeitura decide quantas categorias de lixo terá, e são ao menos cinco: de materiais incineráveis, não-incineráveis, garrafas PET, latas de metal e alumínio e vidros.

Na cidade de Yokohama, por exemplo, há dez tipos. Para livrar-se de uma garrafa PET é preciso lavar o interior, amassar e colocar em um saco plástico semitransparente, antes de deixar para a coleta. Rótulo e tampinha vão a um segundo saco, destinado a peças plásticas pequenas.

Os Estados Unidos recuperam 11% do lixo que produz e a Europa Ocidental, 30%. Nova Iorque é a cidade que mais produz lixo, com uma média de 13 mil toneladas diárias.

Segundo dados de julho de 2008 da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (CETESB), ainda existem 78 municípios no estado de São Paulo, de um total de 645, com classificação inadequada na gestão de resíduos.

Todos estes dados não mudam há mais de vinte anos e não é cobrando taxas que vamos consertar São Paulo,temos sim de reciclar nossos políticos e colocar gente nova no poder e mudar nosso sistema de comando da cidade,chega destes dinossauros que não querem deixar o poder.

Indignação:

Sou pai de uma estudante de medicina e pago de mensalidade por mês R$ 4.800,00 e tenho na minha família quatro sobrinhos médicos e meu irmão e meu cunhado médicos e também sei o quanto eles trabalham e o quanto passaram para ter este lindo diploma e não aceito de maneira alguma estas diferenças de qualidade de serviços que temos em nossa cidade de São Paulo sem retorno algum por parte do poder público.

Eng.Urb.Vagner Landi

Deixe seu comentário abaixo que será publicado a bem da Cidade de São Paulo

 

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Taxa de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde em SP

  1. Caro Vagner Landi, primeiramente meus parabéns pelo blog. No entanto meu questionamento é: Recebendo tal taxa, como é meu caso, sendo esta ainda indevida, como devo proceder para evitar o pagamento de tal cobrança abusiva, pois nem produzo lixo sólido hospitalar, muito menos há coleta especial em minha própria residência. E ai o qual é o passo a dar? Gostaria e agradeceria sua ajuda e parceria.

    Obrigado,

    Gabriel Oliveira

    Curtir

    • Olá,Gabriel
      O prefeito Kassab em sua administração terá uma análise mais negativa do que positiva quando deixar o cargo e quem vai substituí-lo terá que consertar estes erros.
      Na minha opinião acho que esta taxa vai gorar,mas se vc pagar pode ter o dinheiro restituído com uma borucracia tremenda e se não pagar pode ficar na dívida ativa ou esperar um pouco e ver o que vai acontecer,pois os juros são baixos antes de ir para dívida ativa,que demora bastante.
      Deu pra entender a bagunça que é esta administração.
      Resumindo,acho bom vc pagar ou ligar para seu sindicato e fazer os caras se virarem e trabalhar um pouquinho para resolver esta situação.

      Curtir

Obrigado pela sua participação!