Manifestação contra o Túnel Roberto Marinho na Operação Urbana Água Espraiada

Operação Urbana Água Espraiada recebe a primeira manifestação com apitassos e panelassos hoje na Av.Roberto Marinho,por moradores que serão desapropriados.

Motivo da Manifestação:

 A Câmara Municipal de São Paulo aprovou a obra do túnel que ligará a Av.Roberto Marinho a Rodovia dos Imigrantes inclusa na Operação Urbana Água Espraiada na Zona Sul de São Paulo,obra que custará R$ 3,7 bilhões e a maior remoção da história de famílias deverá começar em agosto que a Prefeitura autorizou,aprovada por 39 dos 55 vereadores paulistanos.

Desapropriações e Impacto Ambiental :

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o projeto envolve 8.194 domicílios, onde vivem 28 mil pessoas. Destes, 7.090 domicílios e 24 mil pessoas estão em 12 favelas: Alba, Americanópolis, Babilônia, Beira Rio, Fonte São Bento, Guian Corruias, Henrique Mindlin, Muzambinho, Rocinha Paulistana, Taquaritiba, Imigrantes I e Vietnã. O projeto também afeta 1.104 domicílios formais, envolvendo outras 4 mil pessoas.

Estudo de Impacto Ambiental: 

O prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho começará junto à Avenida Doutor Lino de Moraes Leme e percorrerá cerca de750 metros por duas pistas a céu aberto até chegar aos túneis, localizado na Rua Wilson Pereira de Almeida.

O que contempla esta Operação Urbana e os benefícios para os removidos:

Haverá um parque linear de 600 mil m², quase metade do tamanho do Parque do Ibirapuera, no lugar das ocupações às margens do Córrego Água Espraiada. O pacote de mudanças para a região ainda inclui o prolongamento da Avenida Chucri Zaidan em1 quilômetros e reformas em 48 ruas, como alargamentos e novas calçadas. A Secretaria Municipal de Habitação já cadastrou 8,5 mil famílias que vão deixar as margens do Córrego Água Espraiada para morar em conjuntos habitacionais da CDHU construídos ao longo da Avenida Ricardo Jafet.

De onde vem o dinheiro para uma Operação Urbana :

CEPAC’s (Certificado de Potencial de Área Construída),

Todo dinheiro investido numa Operação Urbana vem dos CEPAC’s (Certificado de Potencial de Área Construída), especifico para as áreas envolvidas. Estes títulos são vendidos em Leiloes Públicos pelo Governo e geralmente são absorvidos pelo setor privado.

O engenheiro Vagner Landi,explica o que são os CEPAC’S :

Para entendermos melhor como funcionam os CEPAC’s, são instrumentos que facilitam projetos urbanísticos de revitalização de áreas problemáticas para a Cidade de São Paulo, captando recursos financeiros beneficiando investimentos públicos não gerando endividamento para os cofres da prefeitura.

Representam direitos adicionais de construção e de mudança de uso em áreas especificas, solucionando problemas sociais, valorizando certas regiões com revitalização, maior fluidez no transito e um retorno de impostos com grandes empreendimentos, indo à busca de uma maior geração de empregos para o trabalhador próximo de sua moradia.

Em todo projeto de Revitalização Urbanística em qualquer cidade do mundo,historicamente,sempre haverá desapropriações,beneficiados e prejudicados.

O lado dos prejudicados:

No caso desta grande obra,esta manifestação é muito objetiva por parte dos moradores que terão seus imóveis desapropriados,pois o poder público nunca paga o que realmente vale os imóveis e também não leva em consideração o amor que estes moradores tem pelo lugar onde nasceram e tradição.

Favelas do entorno:

Para as 16 favelas no entorno,estes sim,serão beneficiados pois terão direito a moradia popular,contempladas em porcentagem dentro de uma Operação Urbana,em prédios verticais de Habitação Popular. Muitos defendem que as obras do túnel não iriam prejudicá-los,mas o que vai causar as desapropriações em grande número é o Parque Linear Verde,que para São Paulo seria excelente,pois somos uma cidade carente de parques desta magnitude.

O crescimento assustador de São Paulo: 

Hoje,considerada a 10ª mais cara do mundo,para uma qualidade de vida que é a 117ª posição em um ranking divulgado pela consultoria internacional em recursos humanos Mercer.

Muitas obras desta magnitude em Operações Urbanas,previstas no Plano Diretor serão necessárias para elevarmos a melhor Qualidade de Vida na capital de São Paulo.

Veja o projeto abaixo em vídeo,

 http://www.youtube.com/watch?v=sSxcKGr1L-A&feature=player_embedded

A visão do prefeito Gilberto Kassab:

No governo Faria Lima-1965/1969,com projeto de obras faraônicas,uns diziam:-Este cara é louco !!!,mas não era e sim tinha uma visão de 20 anos a frente e o único prefeito após Faria Lima foi Paulo Maluf e depois,nenhum mais.

Então Kassab,acho que demorou para implantar esta Operação Urbana tão importante para nossa capital,mas está se recuperando em sua porcentagem junto a opinião pública e tem mais Operações Urbanas em nossa capital previstas no Plano Diretor com a O.U.Celso Garcia e a O.U.Amador Bueno.

Não concordo com certas manifestações contra o prefeito Kassab como cartazes exibidos,hoje,na Av.Roberto Marinho,pois ser prefeito desta cidade que recebe a todos,não importa de onde venham,seus credos e convicções,mas temos um lema e Kassab sabe disto,que é a melhor Qualidade de Vida para a nossa São Paulo-Capital tão querida !

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Vicente_Faria_Lima

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

46 respostas para Manifestação contra o Túnel Roberto Marinho na Operação Urbana Água Espraiada

  1. Pingback: Monotrilho Linha 17 – Zona Sul – Promessa de João Dória para 2022 Governo do Estado de São Paulo | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  2. JJ disse:

    Parabens sr.Kassab. Esta obra tornara a cidade de spaulo bem melhor.

    Curtir

  3. PAULA disse:

    Moro na área da Obra e confesso que não vejo a hora que a mesma tenha início. Moramos em um Bairro Nobre, pagamos impostos altos por isso e nossa qualidade de vida é péssima devido a vizinhança. As pessoas que são contra deveriam passar uma semaninha que fosse, com um bebê em casa e o vandalismo desses vizinhos que não respeitam (será que sabem o que é respeito?) horários. Independente de ser dia ou noite o barulho/som é insuportável.
    Pobre gosta de barulho e algazarra e por isso deve viver isoladamente, não sabe se comportar em sociedade.
    Minha filha acorda assustada durante a madrugada com a algazarra que esses marginais promovem na rua. Quem estiver com dó que mude-se com eles!
    Sim a obra hoje e sempre e urgentemente!!!!!

    Curtir

    • andre luis soares disse:

      nao vamos generalizar minha filha estuda no colegio salvador moya e fihos de tantos
      outros, eu sei do que voce ta falando de 40% que nao presta. a vida de drogas e
      curta ou eles mesmo se matam ou vai pra cadeia o problema e esperar! eu estou de a
      cordo se desse moradia escola. nao siplesmente falar sai fora cachorro

      Curtir

  4. Maria Aparecida A~ves disse:

    Boa Tarde, por favor, gastaria de saber, se há uma relação das ruas que irão ser desapropriadas.
    Pois a casa de meus pais, fica no Jardim Oriental (R.PARNAÍBA PAOLIELLO e ALEXANDRE MARTINS RODRIGUES).
    Por gentileza, fico no aguardo!…

    Curtir

    • Olá Maria,não sei lhe informar,mas voce pode procurar a Prefeitura para maiores informações na SP-OBRAS OU NA SUIRB.
      A SP-OBRAS fica na Pça do Patriarca nº 46 em frente a Prefeitura sede do prefeito ou na Siurb na Galeria Olido na Av.São João ou na Pça da Republica.

      Curtir

  5. Pryscilla disse:

    Estava presente nessa manifestação e os cometários que li, são de rir !!! Pessoas que nem moram em SP dizendo que será maravilhoso ( queria ver se sua casa fosse desapropriada sem mais nem menos se o Sr estaria tão feliz e contente). Li comentários hipócritas demais pro meu gosto.

    Li o comentário da Caroline que deu vontade de vomitar !! Em primeiro lugar meu bairro consolidado, e mesmo que fosse degradado a Prefeitura não tem o direito de enxotar as pessoas como vem sendo feito.

    Em segundo lugar para os desinformados de plantão o manifestação foi pacífica, não ofendemos ninguém.O Kassab N-U-N-C-A nos recebeu. Já tentamos de várias formas falar com ele, e o único jeito foi nos manifestar.

    FFacil falar quando não está acontecendo com a gente não é?

    Gostaria muito de ver essas pessoas que estão elogiando tanto essa obra passarem pelo mesmo sofrimento que estamos passando, será que vão continuar a enaltecer o Prefeito? Basta de falsidade….

    Estão misturando as coisas aqui…

    Somos sim a favor do crescimento de SP e em nenhum momento dizemos o contrário. Peço que também vejam o outro lado da moeda antes de sair dando palpites sem nexo.
    Visitem nosso blog http://tragediasocialjabaquara.blogspot.com/ ele não é moderado como esse então podem dar suas opiniões

    Essa tal de Caroline não sabe de nada !!não moro na comunidade, mas, com esse problema, acompanho de perto a vida deles e engana-se você com esse seu comentário preconceituoso que eles não trabalham, devem trabalhar mais do que você!!!

    O que é um valor justo pra vc ??

    Não julgue os outros dessa forma é muito feio….

    Vá se informar querida…pq vc não sabe nada e pelo q escreveu percebi que é totalmente ignorante e desinformada.

    Antes de dar uma opinião de um assunto tão complexo e que está claro que não sabevá estudá-lo primeiro pra não dar vexame ( vergonha alheia)…

    Outra coisa, você disse tanto em brigar por saúde e educação,etc… por acaso vc está fazendo isso?, Vc vai á Câmara dos Vereadores? Aliás vc sabe o que um Vereador faz? Sabe o nome do Vereador que você votou?

    Ao Eng dono desse blog, peço não moderar, pois, é uma a forma de todos nos manifestarmos.

    Se o Sr gosta da gestão do Kassab ok , se nunca teve problema com essa gestão tudo bem, cada um tem sua opinião .

    Mas digo com todas as letras e pulmão cheio de ar que o Kassab é o pior prefeito que SP teve…

    O Sr não está vendo os 2 lados. Já que o Sr estava presente nessa manifestação , poderia conhecer mais a fundo esse projeto, pois, creio que o Sr não sabe exatamente o tamanho do problema que o Kassab está criando pra cidade.

    Curtir

    • OLA Pryscilla
      ,Só modero quando as pessoas nos agridem com palavras baixas,
      que nao é o seu caso,mas sou um grande defensor da Operaçoes Urbanas e gosto muito de Política Urbana,pois estas propostas só tëm a melhorar os bairros e reurbanizá-los valorizando o seu entorno com reforma do mobiliário urbano e reformulaçao arquitetonica sempre ao encontro da Melhor Qualidade de Vida,mas é lógico Pryscilla,sempre terá os prejudicados e os benefiados que nao serao desapropriados.
      Aguarde próxima matéria,pois estive alguns dias em Buenos Aires acompanhando as eleiçoes para prefeito lá e mostrarei como Buenos Aires modificou-se de anos para cá.
      Obrigado pelo seu comentario
      Eng Vagner

      Curtir

      • Erika disse:

        Gostaría de dar a minha opnião sobre as manifestações contra o melhoramento e reurbanização que será feito na Av. Roberto MArinho.
        Não vejo a hora disso acontecer, sei que existe pessoas de bem nas comunidades, mas já cansei de trabalhar pra comprar minhas coisas, e não poder andar na rua de casa ou deixar o carro na rua por mais de 10minutos e não ser assaltada.
        Já fui assaltada várias vezes na Roberto Marinho, não vejo a hora dessa obra acontecer e essas pessoas sumirem de lá.
        Sinto pelas pessoas de bem que terão que sair de suas casas, mas essa desapropriação das favelas já demorou pra acontecer, está cada vez mais insuportável morar aqui com esses assaltantes e bandidos.

        Curtir

      • Olá,Erika,concordo plenamente com vc,favelas são escolas de bandidos e o inocentes têm que ficar quietos.
        O déficit de Habitação Popular em São Paulo é muito grande,veja dados em matérias neste Blog sobre Habitação Popular.
        Enquanto não tivermos um prefeito que cumpra suas metas e seus orçamentos com mais velocidade e menos política,teremos uma cidade melhor com melhor qualidade de vida para quem mora bem e também para estes mais necessitados que querem sair do barraco e morar com dignidade.
        Esta obra já deveria ter começado em janeiro deste ano.
        abs
        Vagner Landi

        Curtir

  6. PAulo CArvalho disse:

    Boa TArde

    Permita-me discordar da admiração e comparação Kassab a ao ilustre Jaime Lerner. Pelo que sei, Jaime LERNER PRIORIZOU O TRANsporte público o que não acontece nesta obra do Kassab que serve somente aos veiculos. Os custos das obras do ilustre Jaime Lerner são reais ,não inchados e não servindo aos interesses das incorporadoras. Curitiba não tem 150 mil crianças sem creches como S.PAulo. Com 15% do valor deste estupida obra é possivel erradicar a falta de vagas publicas em creches. Acredito que estes dados são motivos de admiração e sim ferrenhas criticas

    Curtir

    • Humberto disse:

      Paulo
      Sobre seu comentário, não comparei Jaime com Kassab, comparei projetos, acho que Kassab, deve entender mais de tabule e kafka, que urbanismo. O fato é que São Paulo precisa de revitalização, em pontos específicos, a tal acupuntura urbana que Jaime tanto defende. ( ver livro Acupuntura Urbana) e ainda, essa obra não será de uma administração somente, será de várias, é um projeto da cidade e não desse Kassab.
      Abç

      Curtir

      • Obrigado Humberto pelo seu comentário.
        Realmente esta obra não será de uma administração só,trata-se de um projeto ousado do executivo para ser realizada em várias etapas e começar a deixar este lado da Zona Sul de São Paulo mais atual e mais bonito,valorizando os entornos e eliminando de vez estas favelas e construções sem a mínima condição de habitabilidade.Espero um dia poder comparar São Paulo com a charmosa Curitiba,primeiro temos que educar grande parte de nossa população .
        Vindo este comentário de um publicitário renomado como você,fico muito satisfeito e vou aprendendo cada vez mais.
        Abs
        Eng.Vagner Landi

        Curtir

  7. Humberto disse:

    IMPRESSIONANTE!! Sou de Curitiba, e um projeto como esse me deixou com inveja, pela ousadia, pela proposta da implantação, pela preocupação com a qualidade de vida, e com os benefícios que a cidade de São Paulo irá receber. Realmente me lembrou Jaime Lerner quando criou as vias rápidas em Curitiba, os grandes parques, os jardins ambientais etc. Paulistanos, esse projeto são para todos voces, mas principalmente para os filhos de vocês, que herdarão esse espetáculo de obra.

    Curtir

    • Obrigado Humberto pelo seu comentário,principalmente desta cidade que é a número um do Brasil em revitalização urbana com o excelente Jaime Lerner.
      Estou sendo agredido por defensores das moradias sem qualidade de vida por defender esta obra que só vai melhorar a região do jabaquara na capital de São Paulo,região esta,que abriga um grande número de favelas e também em bairros nobres como Campo Belo e Brooklin.
      Sabemos que nessas favelas moram famílias de pessoas boas e honestas que merecem uma melhor habitação e também defendemos mais habitações populares,para um dia tornar zerado estas favelas,principalmente em áreas nobres,pois nestes lugares abrigam sequestradores,assaltantes ,traficantes.
      Mas Humberto,existem pessoas e vereadores que vivem em torno destes indivíduos e ficam agredindo a nós que somos defensores da melhor qualidade de vida para todos,pessoas que até nos agridem no âmbito religioso.
      Acho que neste ponto religioso a agressão faz cada vez mais aumentar a nossa fé e nos deixar cada vez mais nas alturas.
      Eu sempre respeitei todas as religiões e um dia Humberto,um cliente me disse ” Imaginamos que, se não houvessem estes grandes números de Igrejas,Assembléias e demais Cultos religiosos,quantos maus elementos e ladrões haveriam nas ruas de São Paulo”
      Realmente,ainda tem pessoas que não têm fé em nada e ficam falando bobagens e nunca irão contribuir em nada para a nossa cidade.
      Abraços a você Humberto e obrigado pelo seu comentário.
      ABS VAGNER LANDI

      Curtir

  8. Eng Dr PAulo Carvalho disse:

    Eu também tenho muito bom senso, melhor até que o do prefeito Kassab, pois se fosse ele investiria em áreas mais prioritárias como transporte coletivo, saude e educação.
    PS Investiria valores justos, honestos sem a altissima corrupção que é a marca registrada deste prefeito

    Curtir

  9. Eng Dr PAulo CArvalho disse:

    Aguardo a resposta da Sra Marcia que não respondeu a minha perguntas.
    quantgo ao Fabio, repito a pergunta feita á Marcia :

    O que senhora me diria se eu lhe cobrasse 4 reais por um serviço que vale R$ 1?

    Luto por obras com valores justos e não superfaturadas. Não é possivel aceitar o custo de um tunel de pouco mais de 2 km custar mais que 42 km de ponte sobre o mar construida na China.

    Eng Dr PAulo CArvalho

    Curtir

  10. Fabio disse:

    Essa obra trara inumeros benficios para a região (Jabaquara, Campo Belo, vila santa catarina etcccccc). Além de trazer qualidade de vida para as pessoas que moram nas favelas entorno do corrego, que frequentemente enfrentam alagamento e vivem em situação deplorável.

    Nota 10 para o Kassab, um prefeita que está trabalhando para São Paulo virar uma cidade de 1º mundo.

    Curtir

  11. Obrigado pelo seu comentário,concordo plenamente com vc,Luiza,valeu!!!
    As eleições estão chegando e a maioria sempre vota no mais competente.

    Curtir

  12. Olá Eleutério,você tem a raiva dentro de você,pra começar nunca tive cargo público,sou um profissional liberal,venho de uma família de Italianos que chegaram no início do século passado para trabalhar duro nas lavouras de café e sou devoto de Nossa Senhora Aparecida,não sou rico mas sou feliz.Gosto muito do que faço e venho recebendo agressões no meu Blog de maneira constante,na qual corto muito dos comentários,pois palavras de baixo nível não aceito em meu Blog,educação acima de tudo.
    Nabil Bonduk foi criador e relator do Plano Diretor,tão falho que nem foi reeleito foi,quanto a comunistas fajutos não dou minha opinião,pois sempre fui um cara de direita.
    Obrigado pelo seu comentário e vá a luta pelos seus direitos e reveja o valor de sua residencia se a mesma estiver registrada e ter escritura.
    abs

    Curtir

  13. Esta obra da ponte estaiada é um símbolo arquitetônico da nossa cidade que está entrando num ciclo de reurbanização arquitetônica e lutando para dar mais moradias dignas para os mais desfavorecidos.Esta obra da Operação Urbana água Espraiada será mais um marco para São Paulo,desta vez ganharemos mais um parque verde para nossos filhos,netos,deixando esta cidade com mais dignidade tudo em direção a melhor qualidade de vida.Quem é contra,todo mundo sabe,são os desapropriados.
    Obrigado pelo seu comentário

    Curtir

  14. Kelly Cris disse:

    Caroline…você sabe quanto é o salário minímo no Brasil???

    Você ja pensou em viver de salario minimo??

    Se coloque no lugar das pessoas que assim vivem!

    Você acha que todas as pessoas tem a oportunidade de estudar, de se formarem em um curso superior e de ter uma educação como a que muitos jovens de classe media tem?

    Você acha q essas pessoas não trabalham? Claro q trabalham mas com o dinheiro que ganham mal da pra se alimentar, quanto mais COMPRAR uma casa…Talvez da sua casa de classe média/alta você não consiga ver!

    Todos os dias quando vejo essas pessoas que moram ao pé da minha casa, Agradeço à Deus por ter tido a sorte de ter nascido na família em que nasci e por ter tido a oportunidade de estudar e de estar me graduando! Mas nunca, nunca me vangloriei diante deles e nunca tratei nenhum deles com preconceito e nem com diferença…eles apenas não tiveram a educação e a oportunidade que muitos de nós tivemos!
    Claro q muitos são desinteressados e coisa e tal… Mas assim como vc disse pensemos mais antes de falar e isso cabe à VOCÊ tbm!

    Curtir

  15. PAulo Carvalho disse:

    Bom dia Sra MArcia

    O que senhora me diria se eu lhe cobrasse 4 reais por um serviço que vale R$ 1?

    Eng Dr PAulo CArvalho

    Curtir

  16. Caroline disse:

    Vemos que aqui só temos pessoas que não sabem resolver problemas como cidadãos.. só sabem manifestar suas opiniões gritando e ofendendos pessoas, julgando as pessoas. Quem são todos vocês para julgar o engenheiro que fez o blog? para julgar quem quer além de educação e saúde, lugares dignos para morar, sem violência? É muito fácil julgar e só enxergar a si mesmo! É muito fácil ofender.
    Parem de perder o seu tempo com ofensar e comecem a pensar um pouco!! Os moradores da favela, como a Sra. Márcia já falou: que tomem vergonha e comecem a trabalhar ao invez de querer viver as custas dos outros e parem de fazer filhos também… para não aumentar ainda mais os problemas da icdade e do país.
    Aos trabalhadores e moradores de áreas que serão desapropriadas (não concordo com a palavra, pois vocês irão receber por isso. E se não acham o valor sugerido justo, que chamem uma imobiliaria de sua confiança para avaliar e paresentem a prefeitura. Assim estarão lçutando por seus dieitos justos… e não ofendendo todo mundo. Pensem… o que vocês estão trazendo de solução? ou estão apenas falando os problemas?).
    Vamos pensar grande minha gente!! Vocês pensam pequeno!! os bairros que serão desapropriados não são bons bairros!! Ao sair de suas casas (recebendo um valor justo! pois também sei que tem muitos q qrem receber mais do q a casa vale… qrem sair ganhando em cima dos outros.. assim como o governo… e ainda flam mal do governo) você podem comprar casas em bairros próximos que serão SUPER valorizados após a obra! E aí se quiserem podem vender seus imóveias daqui a 5 anos pelo triplo do valor! E ai fazem o que bem entenderem. Sem a obra vocês continuarão para sempre em suas casas em um bairro feio e ruim.
    A luta pela saúde e educação é outra história… que não tem nada a ver com essa… é outra briga com o governo… que tem sim dinheiro para todas estas obras juntas + saúde e +educação.
    O problema é que o povo não sabe propor melhorias e soluções… só sabe RECLAMAR e OFENDER as pessoas e políticos… ASSIM A VIDA FICA MUITO MAIS FÁCIL NÉ??? SEM PENSAR!

    Curtir

    • Natanael disse:

      A SRA CAROLINE SERA TAMBEM ATINGIDA PELA DESAPROPRIAÇAO, SEM SABER ATE AGORA QUAL VALOR SERA OFERECIDO PARA SAIR DA SUA CASA NA QUAL HABITA AO MENOS A MEIO SECULO? AQUI PROXIMO DE CASA TENHO METRO JABAQUARA, AO QUAL CHEGO, A PE EM 12 MINUTOS,UM HOSPITAL PUBLICO, 2 PRIVADOS, POSTO DE SAUDE, LOJAS DO PAO DE AÇUCAR, CARREFOUR,WALL MART,ASSAI, SHOPING CENTER,TERMINAL DE ONIBUS, DE TROLEBUS, RODOVIARIA COM ONIBUS PARA O LITORAL,CUJO ACESSO A RODOVIA DOS IMIGRANTES E FEITO EXATAMENTE PELA RUA ONDE MORO. A VISTA DA JANELA DO MEU QUARTO DA PARA O PARQUE DO ESTADO,ESTOU A 10 MINUTOS , DE AUTOMOVEL DO ZOOLOGICO DE SAO PAULO E JARDIM BOTANICO E A 5 KM DO AEROPORTO DE CONGONHAS.E SE NAO FOSSEM DESTRUIR A MINHA CASA TERIA AINDA NUM FUTURO PROXIMO O METRO JABAQUARA/MORUMBI.ME ESTRANHA MUITO A FORMA RAIVOSA COM QUE DIGITOU AQUI SRA.A EXISTENCIA DE FAVELAS SO MOSTRA TODA A INCOMPETENCIA DE TODOS OS POLITICOS POIS, SE NAO PERMITISSEM O INICIO DE SUAS CONSTRUÇOES NAO TERIAM QUE HOJE, 20, 30 ANOS DEPOIS TEREM DE URBANIZAR.PARA OS LEIGOS A AVALIAÇAO DE IMOVEIS EM CASO DE DESAPROPRIAÇAO MINHA SENHORA NAO PODE SER FEITO POR UMA IMOBILIARIA, POIS NAO ESTA COLOCANDO SEU IMOVEL A VENDA, POR SUA LIVRE ESPONTANEA VONTADE E SIM, ATE ONDE SEI, EM CASO DE DISCORDANCIA DO VALOR OFERECIDO, DESIGNADO UM PERITO, POR UM JUIZ,E ESSE O AVALIARA.DA MESMA FORMA QUE HA O ENGENHEIRO QUE FEZ O BLOG,PARA POSTAR SUAS IDEIAS, EXISTE O DIREITO DE DISCORDARMOS DELAS.E TAMBEM, SE A SRA ESTA A PAR DA DISCUSSAO HA SIM UM ENGENHEIRO OU TALVEZ OUTROS PREJUDICADOS POR ESSA DESAPROPRIAÇAO.HA JA MUITOS VIDEOS DELE NO YOUTUBE, PROCURE, ASSIM OUVIRA UMA OPINIAO, MAS COM DADOS E PLANTAS, ESSAS DO PROPRIO PROJETO EM QUESTAO.ELE SIM FOI A LUTA, MOSTRANDO AOS TAIS POLITICOS A PLANTA DO PROJETO QUE IRIAM VOTAR E PELO QUE NOTAMOS NA AUDIENCIA PUBLICA NAO SABEM MESMO NO QUE VOTARAM.E POUCO SE INTERESSARAM.E SIM, TENTAMOS HA QUASE 2 ANOS, RESOLVERMOS ESSA QUESTAO COMO CIDADAOS, POIS ACOMPANHAMOS TODO O PROCESSO, INDO A CAMARA, TENTANDO CONVENCER OS VEREADORES A RESPEITAREM A LEI JA EXISTENTE PARA ESSA OBRA.E COMO FOI DITO AQUI, E MUITO FACIL JULGAR E , SO ENXERGAR A SI, MESMO.

      Curtir

  17. Daniel disse:

    Pago impostos para ter saúde pública e não tenho. Tenho que pagar particular.
    Pago impostos para ter educação pública e não tenho. Mais uma vez tenho que pagar particular.
    Isso se segue na segurança e tantas outras áreas. Agora eu vou ter que pagar duas vezes para ter a minha casa? Que já não foi barata e me custou 20 anos de trabalho?

    Só se fala em benefícios a cidade e as pessoas que moram na favela (e que não pagam impostos). E os 1.104 domicílios formais onde moram pessoas que trabalham muito, pagam seus impostos e mais uma vez vão sair prejudicados? Para vocês não tem problema, neh. Não vão perder nada com isso…

    O pior é saber que sempre há superfaturamento e desvio de verbas. Isso quer dizer que, além de não receber o dinheiro da minha casa, ir morar em uma casa menor ou em um bairro pior, políticos e outros inescrupulosos irão faturar com isso. Irão faturar com o dinheiro da minha casa. Se a população é tão a favor dessa obra, porque não fazem uma vaquinha e paguem a quem vai ser desapropriado o valor de nossas casas??

    Curtir

    • Olá Daniel,meu Blog é reconhecido e um dos mais acessados por discutir Política Urbana,Revitalização de Cidades e não para saber se tal político é ladrão ou não,acho que esta discussão é no mundo inteiro,obras faraônicas desde o polo sul até o norte !
      São Paulo precisa de reetruturação urbana,tanto no centro como já começãmos e também nos bairros periféricos.Mas nos bairros nobres não podemos permitir que vereadores fiquem defendendo habitações palpérrimas em troca de votos,temos que dar habitações populares para estre pessoal para ter mais dignidade e melhor qualidade de vida,mas repito que os mesmos não transformem estes prédios populares que estão sendo projetados com muito carinho por arquitetos renomados,em favelas verticais.Precisamso dar mais educação para este povo e não deixar rolar escolas de bandidos e traficantes.
      Obrigado pelo seu comentário

      Curtir

      • Daniel disse:

        Não estou aqui criticando se o governo deva dar casa aos moradores da favela, se deva fazer parques, ou o que seja a proposta dessa obra. Estou aqui querendo saber o que será dos 1.104 domicílios formais que serão desapropriados e que ninguém fala sobre o assunto!
        É muito bonito o governo dar casa as pessoas que moram nas favelas, parques para regiões em falta, mas e essas 1.104 casas que ninguém fala a respeito? Quer dizer que seremos desapropriados, e quando recebermos algum valor ele com certeza será abaixo do que nossas casas valem, e teremos que mudar para casas menores do que temos ou em bairros piores do que moramos, tudo isso para dar casa as pessoas que moram nas favelas e parques para o bairro.

        Para os que apoiam tanto essa obra que está sendo realizada de forma totalmente arbitraria, acreditam tanto em sua importância, sugiro que vendam suas casas, mudem para casas menores ou bairros piores, e deem a diferença do valor para os moradores desses 1.104 domicílios formais que serão desapropriados, para podermos manter o padrão de vida que trabalhamos muito para alcançar. Apesar de não termos um padrão adequado ainda.

        Curtir

  18. marcia rodrigues disse:

    Parabens a todos q aprovaram esta obra necessária à 90% da população das aguas espraiadas, q se beneficiará dela em todos os sentidos! Chega de horror destes traficantes, bandidos, drogados, q tomam conta de tudo, nos deixando viver sob o domínio do medo! Q comece logo esta limpeza de área, merecemos civilização em torno de toda estas favelas em volta de nossos bairros, somos maioria, eles invadiram área proibida, sujam o rio e ainda exigem casa de graça? meus antepassados foram imigrantes q me ensinaram a trabalhar para se sustentar e não ficar exigindo q o governo pague meu sustento e moradia! Vergonha! Vão trabalhar e morar onde podem e não onde querem! Márcia

    Curtir

    • Olá Márcia, é incrível como as pessoas me agridem nos comentários, mas concordo com suas palavras, pois São Paulo é carente de parques e precisamos pensar seriamente em construir Habitações Populares para estas pessoas carentes e eliminar de vez estas favelas há anos nesta região nobre de São Paulo.
      Com a Operação Urbana, prevista no Plano Diretor criado no Governo Marta Suplicy, tem um projeto atual feito pelo Executivo e aprovado pela Câmara Municipal onde os vereadores que votaram contra têm o seu reduto eleitoral junto a estas comunidades carentes que por um lado serão beneficiadas, pois irão morar num lugar mais digno com documentação própria, com mais higiene, habitabilidade. Por outro lado serão afetados os moradores que tem escritura própria e moram na região há vários anos e o amor pela sua residência.
      Destacamos que em cidades do mundo inteiro que sofreram reformulação urbanística tiveram muitas desapropriações.
      Defendo muito duas outras Operações Urbanas como a Celso Garcia e Amador Bueno na Zona Leste de São Paulo, que são avenidas degradadas no seu entorno que terão também, muitos imóveis demolidos quando o Executivo da Prefeitura realizar o projeto quando a mesma for colocada em votação.
      Obrigado pelo seu comentário educado, pois muitos acham que sou o prefeito de São Paulo e ficam jogando a bronca que têm ao Kassab pra cima de mim!!! rsrsrs
      Mais uma vez estamos torcendo para que esta obra tenha um final feliz e que São Paulo caminhe para uma melhor qualidade de vida.
      Eng.Urb.Vagner Landi

      Curtir

    • Nilson Laviola disse:

      É isso ai Daniel a dona Marcia Rodrigues perdeu uma oportunidade de ficar com a boca calada. Pimenta nos olhos dos outros é refresco

      Curtir

    • marcia rodrigues disse:

      Vale lembrar q estamos em uma Democracia, onde podemos expressar nossas opiniões, pena q o sr.Daniel colocou pensamentos e idéias q não são minhas, ele deduziu errado, pelo contrário, estou exatamente falando sobre o q acontece qdo não respeitamos os direitos de todos, isto não é democrático, tanto quanto o Sr.Nilson mandar que eu me cale! Lembrando: Democracia! É óbvio q sei como deve ser super complicado lutar pelo valor justo dos imóveis q serão desapropriados, espero q haja justiça sim, para os proprietários, digo isto pois tive conhecidos meus q conseguiram sim o justo valor por seus imóveis qdo da construção da nova Faria Lima, na vila olímpia.Boa sorte a todos nós, e q bom q temos cidadãos q lutam por justiça pelos meios legais, às vezes temos sucesso, às vezes não. Mostrei somente um angulo da questão pois sempre foi onde nós moradores sofremos durante anos sem conseguir apoio e justiça pelo q vivemos, ficando fechados em nossas casas como se houvesse uma guerra do lado de fora, onde os órgãos competentes até hoje não davam conta de colocar ordem. Agora vcs entenderam ? vcs estão enfrentando esta luta, nós já vivíamos há muito tempo, anos e anos de degradação e perigo para nossas famílias.Justiça para todos!

      Curtir

    • Olá MARCIA,defendo há muito tempo o fim das favelas no quadrilátero do mini anél viário onde os impostos são altíssimos e a qualidade de vida muito baixa.
      Construção de mais Habitações Populares para os mais carentes e um programa de educação para saberem morar em lugar digno e não transformar prédios habitacionais em favelas verticais.Educação está faltando para nossa população,mas para isto deve-se primeiro,não dar moradia de graça,mas fazer pagar pelo seu apartamento um mínimo de prestação para se dar valor a moradia e não vir de graça.
      Mas,Marcia,vamos lutar para São Paulo não virar um Rio de Janeiro e quando esta obra ficar pronta,vamos caminhar com nossos filhos ou netos nos jardins do Parque Linear Roberto Marinho -Jabaquara.
      Obrigado pelo seu comentário

      Curtir

    • andre luis soares disse:

      cocordo mas niguem fala em moradia e escola, as pessoas so querem aparencia
      teu carro ta pago. teu potao e bonito por fora mas ja olhou para detro! a unica
      coisa que essas pessos tem e um barraco e nada mais. vamos sair da aparencia
      da moradia para essas pessoas! olha sou do bem mas olha na esquina do seu trabalho
      la tem um traficate, se tem uma empreza mais de 20 funcionarios tem 1 traficante
      na frete da escola do teu filho la tem 1 traficante. eles siplesmente vai mudar de enderec
      o vai ficar na esquina de sua rua a rua e publica! eu comcordo com a b. t

      Curtir

  19. Lucas disse:

    A obra pode ser importante para a cidade, mas é difícil de entender o motivo que triplicou o orçamento inicial. O orçamento inicial passou para R$3,7BI e não é difícil prever que o gasto final será muito maior. Além disso, a quantidade de desapropriações aumentaram consideravelmente no novo projeto. Não sou contra as desapropriações desde que o valor pago pelos os imóveis seja justo. O bem de todos sempre estará na frente do bem individual, mas é inadmíssel tomar residências e oferecer valores incompatíveis com a realidade. Os nossos governantes não estão autorizados a destruir vidas. Se o valor pago for justo os proprietários terão que se conformar e mudarão de residências. A desapropriação não deve ser vista como questão sentimental (eu moro aqui há 30 anos…construi essa casa com as minhas mãos…aqui criei meus filhos, etc) e sim como questão financeira, ou seja, pagamento do valor justo para as famílias continuarem a viver com dignidade e com a mesma qualidade de vida, no mínimo.

    Curtir

    • Olá Lucas,concordo plenamente com vc,se a sua casa for desapropriada,brigue por um preço justo,vá fazendo pesquisa de mercado junto as imobiliárias e reveja seu IPTU,RUA PEDRO AMÉRICO,32,20ºandar.Antecipe-se pois os primeiros fazem acordos mais rápidos.Veja a documentação se está registrada e regularizada a área construída,vá atraz dos seus direitos e boa sorte.
      Obrigado pelo seu comentário

      Curtir

  20. Cristina disse:

    Sou a favor do primeiro projeto , onde a ligação da Roberto Marinho com a Rodovia dos Imigrantes era no Jardim Loudes , pois moro nessa rota ,no bairo Americanópolis, onde por sinal tem enchentes todo ano.Não consigo vender minha casa, pois ninguém se aventura a comprar.
    Estava na esperança da Prefeitura pagar pela minha casa, pois só sendo desapropriada receberei alguma coisa, mas com essa mudança de “interesses” políticos , vou ter que continuara nesse bairro , que não oferece condições, porque aqui , eles não fazem nada.
    Deixe o Jabaquara como está, e venha pra cá, aqui sim precisa haver uma mudança, que só trará benefícios à todos (Americanópolis / Jardim Lourdes).
    Ainda está em tempo de analisar melhor esse projeto e mudar p/ o que realmente vai melhorar nossa região , além de realizar o objetivo , que é ligar a Roberto Marinho c/ a Rod. dos Imigrantes.

    Curtir

  21. Suely Mandelbaum disse:

    Prezado Engenheiro Vagner Landi: Este projeto é caro e contra a população: A Operação Urbana Água Espraiada previa túnel de 400 metros em 2001. Em 2007 Kassab apresentou projeto de túnel de 4,5 km e custo de R$ 2 bilhões, o qual preenche a mesma função de ligação que o túnel inicialmente aprovado, da Roberto Marinho até a Imigrantes. Nessa proposta as desapropriações aumentaram exponencialmente e já se percebia que o foco era a liberação de terrenos faltantes aos agentes imobiliários. Em 2008 o traçado foi reduzido para 3,7 km e o custo aumentou para R$ 2,7 bilhões. Agora, em 2011, o projeto final prevê redução de traçado para 2,7 km e aumento de custo para R$ 3,7 bilhões. Em cinco anos da perversa administração Kassab, apoiada por vereadores que traem seus eleitores, temos aumento de custo linear do túnel de 208%. E a Câmara Municipal, ainda assim, o aprova! Já há superfaturamento? Temos aqui mais uma manifestação do urbanismo kassabista de extrema-direita, sempre em benefício dos agentes imobiliários – custe o que custar em valores monetários e em direitos dos paulistanos. Isso tem de acabar já!
    Suely Mandelbaum, arquiteta urbanista

    Curtir

    • Prezada Suely,toda Operação Urbana,o projeto é feito pelo Executico e aprovado pelo Legislativo.As mudanças no projeto podem ser realizadas a medida da necessidade dos estudos realizados por equipes técnicas do poder público e da opinião pública.Só é contra a este projeto que vai ser desapropriado que é uma minoria em relação a maioria da opinião pública.O prefeito não vai se arriscar em colocar uma obra desta magnitude sem haver uma pesquisa para isto.Quando esta obra ficar pronta,os moradores da região ficarão com seus imóveis mais valorizados,próximo a um parque linear maravilhoso e os mais carentes em habitações populares com uma melhor qualidade de vida…pense bem!
      Obrigado pelo seu comentário

      Curtir

  22. Prof Dr PAulo CArvalho disse:

    Bom dia

    Sou seu colega engenheiro, doutor pela escola Politecnica e discordo de suas observações pois:

    1) Não considero uma pessoa honesta e merecedora de minha admiração o senhor KAssab que enquanto aluno da escola Politécnica sistematicamente roubava as provas e claro que em benefício próprio

    2) Não se pode comparar um o senhor PAulo MAluf com o Senhor Kassab pois no ambito de adminIstrador o senhor KAssab é aprendiz embora em matériia de roubalheira Maluf é APRENDIZ QUANDO COMPARADO AO sENHOr KASSAB.

    3) Não posso admirar a administração KAssab ao saber que muito policiais da GCM não podem trabalhar por falta de uniformes

    4) Não posso admirar a administração de Kassab ao saber por uma diretora de escola que 5 computadores dos mais vagabundos custaram R$ 25 000,00

    5) Não posso admirar a administração de Kassab ao saber por uma médico a situação lamentável do Hospital Saboya que o senhor deve saber muito bem das pessimas condições.

    6) E ao senhor convido fazer uma vista a região da Agua Espraida para que conheça a fundo com real intutito da obra e ai possa emitir uma opinião imparcial e tecnicamente certa

    Curtir

    • Professor Carvalho,obrigado pelo comentário,não podemos julgar nossos dirigentes de maneira drástica,revitalização urbana é bom para a cidade,no ponto de vista da paisagem urbana,renovação do mobiliário urbano,maior fluxo do transito,mais parques lineares verdes,melhor qualidade de vida.Vamos dar um voto ao prefeito Kassab e aos nossos vereadores.Recebo muitas agressões em meu Blog,na qual deleto algumas,pois estamos discutindo política urbana,revitalização desta cidade construída ao Deus dará!
      Temos que lutar para revisarmos o Plano Diretor criado em 2012 por Marta Suplicy,com muitas irregularidades que devem ser revisadas,principalmente relativo ao Uso e Ocupação do Solo,Operações Urbanas que não foram colocadas em projeto,ainda,principalmente na Zona Leste de São Paulo.
      A Zona Sul sempre foi privilegiada e quem mora na Zona Sul tem que se interar desta obra, pois quando estiver pronta será um marco para a cidade de São Paulo e para os moradores do entorno com valorização dos seus imóveis e a garantia de mais um parque linear em nossa capital.
      Quanto ao conhecimento da região, desculpe, mas sou bem conceituado a respeito e conheço São Paulo nos quatro cantos, e reconhecido pelo meu trabalho de profissional autônomo e nunca tive cargos públicos, mas participo publicamente em matérias para jornais, internet, no seguimento de política urbana.
      Considero plenamente seu comentário, com muita educação, razão da qual minha resposta.
      Agradeço seu comentário neste Blog que é um dos mais acessados na área de urbanismo e política urbana.

      Curtir

  23. Luiza Maria disse:

    Parabéns aos cometários acima!

    Acredito que nem O Ilustríssimo Sr. Prefeito Kassab sabe da proprorção dessa obra.
    Porque na minha opinião uma pessoa que pensa em construir um parque desse tipo, sabendo que pessoas morrem de fome, que hospitais publicos estão em péssimas condições, pessoas morrem soterradas e que a educação no Brasil está indo de mal a pior, não deve ter noção de nada mesmo! Não tem nenhum cabimento isso!!! Sr. Kassab pega esse dinheiro e investe na educação, na qualidade de vida das pessoas…
    Deve-se sim desapropriar as favelas, mas com moradias prontas pra essas pessoas, que com R$ 300,00 de auxílio aluguel vão para outras favelas e nada se resolve. Existem pessoas que esperam por Apartamentos CDHU, a mais ou menos 5, 6 anos, se essas pessoas ainda esperam imagine quem vai ser desapropriado agora, só daqui 20 anos vão ver esses prédinhos!!!! Sr. Kassab nossa cidade antes de precisar de Parques Verdes, precisa de infraestrutura!
    E sinto informar, mas essa copa do mundo só vai piorar a reputação do Brasil, assim como ja está piorando! Aonde no mundo ja se viu isso, tirar pessoas das suas próprias casas, sem direito de escolher se querem ou não sair, sem pagar o valor justo das casas!
    Eu gosto muito de morar no meu País, mas convenhamos que é um circo e o palhaço, nem preciso dizer todo mundo ja sabe quem é!!!

    Curtir

    • Vamos dar crédito ao prefeito Kassab,pois uma obra desta grandeza só vai trazer benefícios a todos os moradores da região,valorização do entorno,reforma do mobiliário urbano,aumento do metro quadrado de área verde por morador da região.
      Quanto aos mais necessitados,que são cadastrados ganharão moradia mais digna,com mais hogiene e habitabilidade.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Curtir

  24. luiz carlos da costa disse:

    AQUI NESTA REGIAO EU MORO A 54 ANOS NUNCA VEIO AQUI NINGUEM SABER OS PROBLEMAS DOS FAVELADOS PARA AS PESSOAS QUE MORA GRANJA VIANA E EM BAIRROS DE ALTO PADRAO FICAM AI NA SUAS RIQUEZAS DEIXA AGENTE AQUI QUE ESTAMOS A MUITO TEMPO AGORA SE AQUI A REGIAO CRESCEU TAMBEM FAZEMOS PARTE DESTE CRESCIMENTO NOS TAMBEM VAMOS AO MERCADO FEIRA SOMOS CONSUMIDORES PRIMEIRO CASA DECENTE DEPOIS RETIRADA NAO TEM UMA CASA PRONTA PELO SER KASSAB

    Curtir

Obrigado pela sua participação!