Taxis em São Paulo, já está na hora de mudar o visual

Taxis em São Paulo, já está na hora de mudar o visual

Mudar o visual dos taxis de Sampa seria uma ótima idéia, pois basta repará-los e não vemos beleza alguma em comparação com os taxis em outras cidades do mundo.

São Paulo, além de ter um dos taxis mais caros do mundo, os mesmos não ficam rodando, apenas parados em pontos aleatórios, pois você que tem que ir até o ponto mais próximo ou esperar a sorte de encontrar algum que esteja livre.

Os Taxis são totalmente brancos identicos a um carro branco normal,apenas a diferença é a placa de identificação(chapa) vermelha e o identificador sobre a capota do veículo.

O prefeito Kassab teve com a Lei Cidade Limpa o fator principal para a sua reeleição em 2008, deixando a cidade mais bonita em seu visual.

 

 

 

Já somos uma cidade tétrica e estamos em processo de reurbanização e revitalização de pontos principais para uma melhor qualidade de vida e todos os detalhes que possam ajudar a deixar nossa cidade mais harmoniosa, todos nós agradecemos.

Quando vamos para New York apreciamos muito o visual arquitetônico moderno e um charme especial que são os taxis amarelos num visual muito legal.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Taxicabs_of_New_York_City

Um dos mais famosos cartões-postais do mundo são os táxis amarelinhos de New York. A construção da identidade dos táxis nova-iorquinos teve inicio há 100 anos, em 1907, quando o primeiro táxi movido a combustível circulou pela cidade.

A consolidação dos amarelinhos de Nova York se deu com suas aparições contínuas em filmes mundialmente conhecidos. Porém, a idéia de pintar os carros dessa cor foi de John Hertz, de Chicago, após ler, em 1915, num boletim da Universidade de Chicago que a cor amarela, acrescida com um pouco de vermelho, podia ser vista de muito longe.

Com isso ele decidiu pintar seus mais de 400 veículos com esse tom amarelo-ovo, que tornou sua companhia de táxi a mais bem sucedida nesse ramo. Somente na década de 1970, New York adotou esse amarelo como cor padrão para os carros que possuem taxímetro.

Quero nesta matéria em meu Blog levar uma generosa idéia para nosso atual prefeito Gilberto Kassab e vereadores da nossa cidade para pensar um pouco nesta hipótese de fazer um estudo ou propor aos estudantes de faculdades de arquitetura um concurso para vestirmos nossos taxis com um projeto especial para dar mais charme a esta cidade e com uma única marca de automóvel .

                                                                                                           Michael Bloomberg, prefeito de New York, que anunciou na semana passada , o seu táxi do futuro, Nissan NV200,

http://www.carrobonito.com/carros/nissan-nv200/

que será equipado com a mais recente tecnologia antibuzina: a chamada buzina sem atrito sonoro para reduzir o barulho na cidade.

Em suma, a cidade de Nova York quer construir uma buzina melhor – completa com uma luz exterior que acende sempre que o condutor utilizá-la, assim a polícia poderá localizar os violadores das frequentemente ignoradas leis contra buzinas.

Vejamos o modelo de New York que é uma cidade parecida com São Paulo que também se preocupa e muito com a poluição sonora, na qual também temos que nos preocupar, com barulhos de buzinas, escapamentos de carros e motos.

Os Taxis de Londres

 

 

Os táxis de Londres, “com seus motoristas atenciosos, que sabem para onde está indo”, foram considerados os melhores do mundo pelo terceiro ano consecutivo, segundo uma pesquisa anual sobre o serviço. Na sondagem, realizada pelo site hotels.com, os táxis londrinos, apesar de serem os mais caros, receberam 59% dos votos dos viajantes. Em segundo lugar, ficaram os táxis amarelos de Nova York. Os de Roma foram avaliados como os piores do mundo.

A pesquisa avaliou os táxis pela limpeza, preço, qualificação dos motoristas, conhecimento da região, amabilidade, segurança e disponibilidade.

Os taxistas de Londres foram escolhidos os melhores tanto pela amabilidade como pelo conhecimento que têm das rotas e trânsito. Nova York recebeu 27% dos votos por ter os táxis mais disponíveis – embora seus motoristas tenham sido considerados os mais grosseiros, junto com os parisienses. 

Taxi de Tokio

Na lista dos cinco melhores serviços, depois de Londres e Nova York aparece Tóquio, Berlim e Bangcoc. Já entre os piores, Roma foi à campeã. Quase um de cada dez pessoas consultadas disse considerar que a capital italiana tem os piores taxistas no que diz respeito à qualificação dos motoristas.

 Taxi em Berlin

Mercedes taxi in Berlin, Germany. Mercedes taxi em Berlim, Alemanha. Mercedes-Benz is a German manufacturer of luxury automobiles, buses, coaches, and trucks. Mercedes-Benz é um fabricante alemão de automóveis de luxo. It is the world’s oldest automobile company, having its origins in Karl Benz’s creation of the first automobile in January 1886. é a empresa mais antiga do mundo automobilístico, tendo suas origens na criação de Karl Benz do primeiro automóvel, em janeiro de 1886.

Abaixo o charme desta exposição de taxis do mundo em Paris

http://www.mundodastribos.com/assista-a-evolucao-do-taxi-video-e-fotos-de-taxis-antigos-e-atuais.html

Taxi de Buenos Aires

Aparentemente, metade dos automóveis em Buenos Aires são táxis, facilmente identificados pela pintura preta com capota amarela. A grande quantidade significa também que eles são relativamente baratos e podem ser chamados na rua a qualquer instante, exceto em alguns feriados quando os taxis se tornam um pouco raros. A tarifa é baixa, tendo somente uma tarifação, seja qual for o dia ou horário. A “bandeirada” começa com o valor de AR$ 4,60 e adiciona AR$ 0,46 a cada 200 metros, mas também dão um charme especial para a romântica Buenos Aires

Veja um pouco da história dos Taxis no mundo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_t%C3%A1xi

Deixe sua opinião em “Deixar um comentário” no rodapé desta matéria que será publicado ou respondido via Web-Google, obrigado!!

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Taxis em São Paulo, já está na hora de mudar o visual

  1. Eduardo disse:

    Deveriam estipular uma cor diferenciada e dentro de um valor acessível para que no prazo de 2 a 3 anos todos taxistas em SP pudessem renovar seus carros e padronizando tudo …

    Curtir

  2. Pingback: Táxis em São Paulo – Copa 2014 – Padronização virou pizza – Taxis in São Paulo – World Cup 2014 | Eng. Urbanista Vagner Landi

  3. Ronaldo disse:

    Nós taxistas q já pagamos um absurdo de
    taxas e impostos para a tão afamada prefeitura de SP; temos agora q colocar
    essa faixas ridiculas em nossos carros, alem de arcar com os custos da propria,
    ideia de um prefeitinho ditatorial, da aumento de 150% para seus sub-secretarios,
    aumentou o IPTU, reduziu o limite de velocidade nas vias,
    implantou varios radares em toda cidade, dizendo-se com o intuito de
    bxr o numero de acidentes; haaa tá…um tapa na nossa cara, isso sim…
    na verdade é uma grande maquina orçamentária, para o seu bolso e sua proxima eleiçao…
    e a bosta deste MP ñ faz nada contra, é um verdadeiro MPM (ministerio publico de merda), então
    caros colegas, antes de fazer qualquer comentarios fúteis, se atentam ao minimo de
    de conhecimento da causa, antes de comenter qualquer besteira…, capicci

    Curtir

    • Ronaldo,concordo com você e também não gostei do lay-out,mas na minha opinião,o certo seria dar oportunidade da compra de uma carro zero km,com reducão de taxas e com uma cor diferenciada a um prazo de dois ou tres anos,assim teríamos taxis em São Paulo diferenciados.Enquanto os atuais colocariam estas faixas até a troca por o carro novo,mas estas faixas,quanto ao custo que na verdade não sabemos quanto fica,poderia ser descontado no custo do IPVA.
      ABS
      VAGNER LANDI

      Curtir

  4. Pingback: NOVO VISUAL DOS TAXIS EM SÃO PAULO – Aprovado pelo prefeito Kassab | Eng. Urbanista Vagner Landi

  5. Fabiano disse:

    Prezado,
    Adoro esse assunto de “cores de táxi”, e acho mesmo que São Paulo deveria ter uma frota mais chamativa. O branco sõ acaba sobressaindo porque ninguém compra carro normal na cidade com essa cor, justamente por ser táxi – bom, não comprava.
    Mesmo assim, o táxi branco não cumpre sua função. Acho que táxi tem que ser chamativo, e por isso os de Curitiba têm, para mim, a melhor cor – além de chamativo, aquele tom de laranja é muito bonito.
    Uma possível solução, bem simples, para São Paulo, poderia ser adotar as cores dos táxis de Florianópolis: são brancos, com uma faixa quadriculada azul (assim como a nova proposta da Prefeitura de São Paulo), mas têm o capô e o porta-malas vermelho. Não é lá muito bonito, mas é perfeito para o que se propõe: chamam a atenção a quilômetros de distância. Sem falar que os taxistas precisariam apenas pintar ou envelopar uma parte relativamente pequena do carro.
    Abraço.

    Fabiano.

    Curtir

  6. Humberto disse:

    Prezado Eng. Vagner
    Gostei da matéria sobre táxis, realmente São Paulo precisa de uma identidade para seus veículos. Carros brancos perdem valor de marcado por serem táxis, e para conseguir bons preços vendem seus veículos em outras cidades, como Curitiba, muitos veículos brancos tem placa com inicias C e D e E, alias Vsa. esqueceu de citar os táxis laranjas, tradicionais em Curitiba, criados por Jaime Lerner na década de 70.
    Abraços
    Humberto Carlberg

    Curtir

  7. Pingback: Buenos Aires – Lugares e dicas especiais da capital da Argentina | Eng. Urbanista Vagner Landi

  8. Prezado Rogerio,

    Gostei muito de sua reportagem e de sua colocações.
    Sou o especialista Marca Renault que cuida deste segmento em todo Brasil, onde venho mapeando cada cidade e conhecendo em detalhes este mercado tão fascinante.
    Gostaria de contribuir com suas ideias, caso deseje fazer contato deixo abaixo meu telefone.
    At.

    Claudio Ferreira
    Consultor de Vendas Empresas – Táxi
    Renault do Brasil S.A.
    (11) 8432-9657

    Curtir

Obrigado pela sua participação!