Curitiba,a capital número um do Brasil em Urbanismo

Curitiba,sem dúvida nenhuma é a capital do Brasil em Urbanismo,Melhor Qualidade de Vida,Maior Respeito ao Cidadão.

O engenheiro urbano Vagner Landi esteve em Curitiba,visitando alguns pontos importantes para idéias que deram certo e que podem também dar certo em São Paulo,para suas propostas em projetos  de Revitalização Urbana .

Parque Barigui

O Barigui é um dos maiores e o mais freqüentado parque de Curitiba. Sábados, domingos e feriados o parque é um dos principais pontos de encontro da cidade e, durante a semana, é muito comum as caminhadas em volta do lago. São muitas as opções de entretenimento e lazer no Barigui.

Possui uma área de 1,4 milhão m², que fazia parte da sesmaria do capitão-povoador Mateus Leme. Foi transformado em parque em 1972, segundo o projeto do arquiteto Lubomir Ficinski.

Um dos pontos importantes da minha visita neste parque é a iluminação por energia solar neste postes em designer especial que acumulam energia durante o dia para fornecer luz no período da noite.

Curitiba testa energia solar na iluminação do Parque Barigui

A Prefeitura de Curitiba está testando o uso de energia solar na iluminação pública do Parque Barigui.  A Secretaria Municipal de Obras Públicas instalou no parque seis postes com sistema fotovoltaico, que capta a energia do sol durante o dia e a converte em energia elétrica para ser usada à noite.

Os postes solares têm seis metros de altura. As baterias ficam no topo do postes, perto da lâmpada. Cada poste é uma unidade independente, o que dispensa um sistema de cabos elétricos entre eles. “Não precisa escavar e enterrar cabos”. Não é preciso sol intenso para a captação de energia, que já ocorre com a claridade natural.

Outro assunto importante neste parque são as ovelhas que aparam a grama no Parque Barigui

Laudelino,funcionário público cuida diariamente das ovelhas como pastor,

A função das ovelhas é ajudar a manter a grama dos parques aparada, e com o tempo se tornaram uma atração turística, principalmente para as crianças, que se encantam com as ovelhas pastando no gramado dos parques.

 

Duas vezes por semana , os animais são soltos,das 7 as 11:30h e das 13 ás 17:00h,acompanhados por pastores para aparar a grama.

Este sistema poderia ser usado aqui em Sampa,no parque do Ibirapuera,parque do Carmo,Piqueri e outros,além de ser muito legal ver estes animais soltos,num visual fantástico.

Caminhando pelo parque juntamente com o publicitário curitibano Humberto Carlberg vimos um ato de solidariedade em prol dos animais,cachorros que são doados por pessoas de um coracão maravilhoso,como Dadiva e Teresa que só neste domingo já haviam doado quatro cachorros e faltava apenas um,que logo logo também seria doado.Humberto também estava passeando com sua cachorrinha Fusquinha que também é adotada.

     Dadiva,Teresa e Humberto Carlberg no Parque Barigui

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Barigui_(Curitiba)

Outro fato importante que já foi aplicado em São Paulo,são os equipamentos para a prática de exercícios em praça pública,que na primeira ideia era para pessoas da terceira idade,mas na verdade serve para todas as idades,também veio de Curitiba,para melhorar a qualidade de vida dos moradores locais ou frequentadores de praças ou parques públicos.

 Manutenção do mobiliário urbano é impecável por parte da prefeitura,mas também devemos ressaltar a educação da população curitibana que vem de berço,ajuda por outro lado,retribuindo os impostos pagos pelos contribuintes.

O Passeio por ônibus de turismo da Prefeitura da Cidade de Curitiba

 O passeio dura aproximadamente 2,5 horas e passa por todos os pontos turísticos de Curitiba

Passando por 25 pontos turísticos de Curitiba, os ônibus especiais da Linha Turismo oferecem um passeio de 2 horas e 30 minutos em um trajeto de 44 quilômetros. O ponto de partida pode ser a Praça Tiradentes. A Linha funciona de terça à domingo das 9h00 até as 17h30, os ônibus saem de 30 em 30 minutos. Pagando a tarifa de
R$ 20,00, o usuário recebe uma cartela com 5 tíquetes que lhe dá direito ao embarque e quatro reembarques, o que permite que a pessoa escolha o ponto turístico que quer conhecer melhor, podendo embarcar novamente na Linha Turismo para cumprir o restante do trajeto. Os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas – português, inglês e espanhol.

1.PRAÇA TIRADENTES
Marco zero da cidade, é dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada em seu centenário em 1993.
Interessante este local,pois a prefeitura preservou um antigo caminho achado por geólogos ,onde era o caminho de pedras para a igreja da época da fundação de Curitiba.
 
2. RUA DAS FLORES
A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. É importante eixo comercial da capital.
3. RUA 24 HORAS
Ponto de encontro que nunca fecha. Atrai curitibanos e turistas que buscam lazer, compras e opções gastronômicas.
 
4. CENTRO DE CONVENÇÕES
Espaço de eventos, exposições e difusão da cultura. Ali está o Teatro Vitória, com 1500 lugares.

O Centro de Convenções de Curitiba vai reunir na próxima terça-feira (3), das 8 às 18h, representantes do movimento lojista de todo país, no Seminário Copa 2014. O evento é uma promoção da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), com objetivo de preparar todos os envolvidos – as 12 cidades brasileiras que serão sede dos jogos da Copa do Mundo – sobre infraestrutura tecnológica das cidades, comércio, serviços e rede hoteleira.

 
5. MUSEU FERROVIÁRIO
Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. o prédio anexo abriga o Museu da Farmácia, o Teatro de Bonecos e o estação Embratel Convention Center, um moderno centro de eventos.
 
6. TEATRO PAIOL
Antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícios de Moraes, que compôs música especialmente para a ocasião. Símbolo da transformação cultural de Curitiba.Construído em 1906, o antigo armazém de pólvora foi restaurada para teatro de arena em 1971. Batizado pelo poeta Vinicius de Moraes, marca o início da transformação cultural de Curitiba.
 
7. JARDIM BOTÂNICO
Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e espaços culturais.         
8. ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA/M. MUNICIPAL
Sua concepção moderna e funcional representou em 1972, quando foi inaugurada, um marco no país em terminais de transporte.
 
9. TEATRO GUAÍRA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Na Praça santos Andrade localiza-se o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.
       

 

10. PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE
O Passeio é o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial Árabe é edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. É também biblioteca pública.

11. CENTRO CÍVICO
Sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba. Implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná.
 
12. MUSEU OSCAR NIEMAYER
Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer, o “olho” completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.
 Inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu e projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Em 2003, seu nome mudado para Museu Oscar Niemeyer (MON), em homenagem ao seu famoso projetista. Muitos o conhecem simplesmente como o “Museu do Olho“.
 13. BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS
Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.  Memorial da migração Polonesa, composto de sete casas feitas de troncos encaixados.
 
14. BOSQUE ALEMÃO
Lembra as mais caras tradições dos alemães, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, no século dezenove, a partir de 1833. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.
 Não deixe de conhecer este lugar,É MARAVILHOSO
15. UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE
Inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, promove educação ambiental para a população em geral. É, por si só, uma lição de ecologia, integrando a arquitetura ao meio ambiente.
16. PARQUE SÃO LOURENÇO
Uma velha fábrica de cola deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições.Seu lago é cercado por ampla área verde nativa.
 
17. ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI
Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet.
 
18. PARQUE TANGUÁ
Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista de Cooper, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Implantado em 1996.
 
19. PARQUE TINGUI
O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis, da nação Guarani.
O Parque Tingui possui 380 mil metros quadrados de área. Entre suas atrações estão lagos, pontes de madeira, recantos, parque infantil, pista de cooper e ciclovias. Na entrada, vê-se a estátua do cacique Tindiquera, líder da tribo Tingui, que indicou aos colonizadores o local onde deveria ser instalada a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, hoje Curitiba.  
20. MEMORIAL UCRANIANO
O Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, é homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, comemorado em 1995. Uma réplica da Igreja de São Miguel, da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná, com telhas de pinho e cúpula de bronze, é um museu.
21.PORTAL ITALIANO
O Portal sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade. Utiliza elementos de três edificações típicas da imigração italiana
 entre elas a igreja matriz, com sua torre separada do corpo principal.     
  
22. SANTA FELICIDADE
Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental. 
http://www.curitiba-parana.net/santa-felicidade.htm

 
 

 

  
23. PARQUE BARIGUI
Um dos maiores da cidade, implantado em 1972, é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano à beira do lago. Tem espaços para exposições e eventos, museu do automóvel, esportes e várias outras atividades.      
Este parque,realmente é maravilhoso e muito bem distribuido,vale a pena conhecer
  
24. TORRE PANORÂMICA/BRASIL TELECOM
Suporte dos serviços de telecomunicações, permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares.
  
25. SETOR HISTÓRICO
As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, tem feira de artesanato.      

O Bebedouro do Largo da Ordem

Os tropeiros e fazendeiros da região de Curitiba costumavam dar de beber a seus cavalos e mulas no bebedouro, ainda hoje existente, no centro do Largo da Ordem.

O bebedouro data de meados do século 18. É construído em pedra, com uma bacia de ferro.

Finalizando esta matéria para servir para quem não conhece esta cidade que nos dá um valor de sabedoria urbanística e retorno dos impostos pagos por nós contribuintes,em troca de uma melhor Qualidade de Vida,é o que busco para nossa Sao Paulo querida.

Agora quem for para Curitiba, vá almoçar no SAANGA GRILL e saboreie um excelente Buffet e aquele bife de chouriço ao nível de Buenos Aires e procure o gerente Carlos e tenha um atendimento com a educação do cidadão curitibano.

 

 

 

 

Tudo que mostramos deve-se a um arquiteto urbanista que tornou esta cidade nos últimos anos nesta maravilha que é um colírio para nossos olhos,

trata-se meramente de……… Jaime Lerner

Parabéns e quero um dia conhece-lo.

engenheiro urbano Vagner Landi

Clique abaixo em… deixar um comentário,

é muito importante a sua opinião,obrigado!

  

Sobre engvagnerlandi

Engenheiro Civil , formado Pela Faculdade de Engenharia São Paulo na capital paulistana , Especialista em Uso e Ocupação do Solo , Plano Diretor e Aprovações de Projetos e Licenciamentos na Grande São Paulo. Tem o Urbanismo como convicção , sempre defendendo uma Melhor Qualidade de Vida para os bairros de SAMPA
Esse post foi publicado em POLITICA URBANA, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Curitiba,a capital número um do Brasil em Urbanismo

  1. Pingback: Museu do Olho – Oscar Niemeyer – Curitiba | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  2. Pingback: Outorga Onerosa – Prefeitura de São Paulo – Plano Diretor – Lei de Uso e Ocupação do Solo – Câmara Municipal de São Paulo | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  3. Pingback: Curitiba – Qualidade de Vida – The Best City in Brazil Quality of Life – 生活のブラジル品質のベスト市 | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  4. Pingback: Saiba porque apoiar o uso de Placas Solares – Blog da Dokter

  5. Pingback: Curitiba – O Brasil em Qualidade de Vida – The Best City in Brazil Quality of Life – 生活のブラジル品質のベスト市 | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  6. Pingback: A Melhor Cidade do Brasil em Qualidade de Vida – Curitiba – The Best City in Brazil Quality of Life – 生活のブラジル品質のベスト市 | Engº Vagner Landi – Blog Urban Policy and Quality of Life

  7. Niuza disse:

    Parabéns pela matéria! Amo Curitiba!

    Curtir

  8. Marcos disse:

    Olá, meu caro,Não sou Curitibano mas, vivo aqui e adoro a cidade.
    Apreciei os comentários sobre a cidade de Curitiba dentro da sua visão de urbanista e cidadão.
    Aproveito se tenho sua autorização para utilizar a foto do Parque Barigui como capa de um site que pretendo lançar até novembro.

    Muito grato,

    Curtir

    • OK Marcos,Curitiba realmente é uma cidade muito legal.
      Tenho parentes da minha mulher que moram em Curitiba.
      Tenho um cara que vc deve conhecer em Curitiba,publicitário que me assessora em meu Blog -Humberto Carlberg filho de Carlor Carlberg ,ex- presidente do Club Santa Mõnica
      quando lançar este site mande pra mim.
      Se quiser,procure o Humberto que o cara pode montar este site pra vc,ele é profissional da área.
      Abs
      Vagner

      Curtir

  9. Camila disse:

    Vagner, tudo bom!?
    (é a Camila da Associação Comercial…do Conselho de POlítica Urbana…)
    Eu estava fazendo uma pesquisa para a pós e caí no seu blog. Muito bacana!!

    Parabéns!!
    Abçs!

    Curtir

  10. PATRÍCIA ROBERTA disse:

    PARABÉNS PELA MATÉRIA .

    PATRÍCIA ROBERTA

    Curtir

  11. Parabéns pela matéria, voce foi bem a fundo nos pontos turístico e exemplos de cidadania. Quando voce for sub prefeito, e todos torcem por isso, certamente lhe aflorará das melhores idéias em prol do cidadão paulistano. As vezes aquilo que parece distante, quando queremos muito torna-se realidade. Abraços

    Curtir

Obrigado pela sua participação!